Mostra de Cinema de Tiradentes colore ruas da cidade histórica mineira com Cortejo da Arte

Cortejo da Arte celebra 306 anos de Tiradentes na 27ª Mostra de Cinema de Tiradentes © Leo Lara Universo Produção Blog do Arcanjo 2024

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Enviado especial a Tiradentes – MG*

Teve festa e parabéns para Tiradentes, em seus 306 anos de emancipação, na passagem do Cortejo da Arte pela Rua Direita para celebrar a Mostra de Cinema de Tiradentes. A celebração com clima de Carnaval é um dos momentos mais aguardados pelo público do evento.

As mulheres artesãs tiradentinas do projeto social Toque de Mãos abriram o cortejo, logo após o “Parabéns pra Você”. Saindo da Igreja do Rosário com destino ao Cine Copasa na Praça, no Largo das Forras, o Cortejo da Arte fez um passeio musical pelas ruas tricentenárias tiradentinas embalado pelo Batucada das Minas, um coletivo de mulheres que se empoderam através da música e da cultura popular. O grupo conta atualmente com 45 mulheres, moradoras de Tiradentes, São João Del Rei e entorno.

E elas não foram as únicas. A Babadan Banda de Rua acompanhou o Cortejo com repertório de músicas autorais e releituras de renomados músicos brasileiros, com ritmos afromineiros, toques sagrados do candomblé, samba, afrobeat, afro-cubano, jazz, funk, soul, dentre outros.

A Guarda de Moçambique de Ouro Preto foi um dos pontos altos do desfile, entoando melodias e cantos singulares que transmitem a essência e a riqueza da tradição ancestral das Guardas de Congo, patrimônio imaterial mineiro. As crianças se divertiram com o Cortejo Brincante, com o Palhaço Alegria, e a tradicional Turma do Pipoca, grupo de bonecos formado por personagens que representam elementos que remetem ao universo do cinema: o Pipoca, O Lanterninha, a Baleira, o Projecionista, o Diretor, O Produtor, O Ator, A Artista e Assistente de Produção. As personagens foram interpretadas pelo grupo local Oficina de Teatro Entre & Vista. Foi uma festa que só.

O Blog do Arcanjo mostra a seguir as imagens do Cortejo da Arte.

*O jornalista e crítico Miguel Arcanjo Prado viaja a convite da Mostra de Cinema de Tiradentes e da Universo Produção.

Editado por Miguel Arcanjo Prado

Siga @miguel.arcanjo

Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Ed. Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *