Carnaval SP 2024: Veja ordem dos desfiles das escolas de samba no Anhembi

Desfile das escolas de samba de São Paulo agitam o Anhembi em fevereiro © Divulgação Liga-SP Blog do Arcanjo 2024

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Você curte acompanhar em casa ou no sambódromo do Anhembi o desfile das escolas de samba de São Paulo? O Blog do Arcanjo conta para você a ordem exata dos desfiles. No dia 3 de fevereiro, um fim de semana antes do Carnaval, as escolas do grupo de Acesso 2 abrem os festejos, com entrada gratuita para as arquibancadas. Nos dias 9 e 10 de fevereiro, sexta e sábado, as agremiações do Especial disputam o título de campeã, com ingressos à venda. Já no dia 11 de fevereiro, domingo, é a vez das escolas do grupo de Acesso 1, também com ingressos pagos. O dia 17 de fevereiro é de comemoração, com o Desfile das Campeãs, também com acesso mediante ingresso. Veja a programação dos Desfiles das Escolas de Samba de São Paulo no Carnaval 2024.

3 de fevereiro, sábado
GRUPO DE ACESSO 2

1 – Unidos de São Miguel

2 – Unidos de São Lucas

3 – Imperatriz da Pauliceia

4 – Amizade Zona Leste

5 – Uirapuru da Mooca

6 – X-9 Paulistana

7 – Camisa 12

8 – Primeira da Cidade Líder

9 – Imperador do Ipiranga

10 – Morro da Casa Verde

11 – Unidos do Peruche

9 de fevereiro, sexta-feira
GRUPO ESPECIAL

1 – Camisa Verde e Branco

2 – Barroca Zona Sul

3 – Dragões da Real

4 – Independente

5 – Acadêmicos do Tatuapé

6 – Mancha Verde

7 – Rosas de Ouro

10 de fevereiro, sábado
GRUPO ESPECIAL

1 – Vai-Vai

2 – Tom Maior

3 – Mocidade Alegre

4 – Gaviões da Fiel

5 – Águia de Ouro

6 – Império de Casa Verde

7 – Acadêmicos do Tucuruvi

11 de fevereiro, domingo
GRUPO DE ACESSO 1

1 – Dom Bosco de Itaquera

2 – Torcida Jovem

3 – Nenê de Vila Matilde

4 – Pérola Negra

5 – Colorado do Brás

6 – Unidos de Vila Maria

7 – Estrela do Terceiro Milênio

8 – Mocidade Unida da Mooca

Regras

Como prevê o regulamento, a agremiação campeã do Carnaval SP 2023, Mocidade Alegre, escolheu a sua posição de desfile para o próximo ano e será a 3ª escola a passar pela avenida no dia 10 de fevereiro. Camisa Verde e Branco, vice-campeã do Acesso 1, é a primeira agremiação a desfilar na sexta-feira, 9 de fevereiro. Vai-Vai, que também ascende ao grupo Especial, abrirá o sábado de desfiles, 10 de fevereiro.

O mesmo acontece para os grupos de Acesso 1, com Dom Bosco de Itaquera e Torcida Jovem — vice-campeã e campeã do Acesso 2 em 2023, respectivamente — na primeira e segunda posição de desfile do domingo, 11 de fevereiro; e Acesso 2, com Unidos de São Miguel e Unidos de São Lucas — vice-campeã e campeã da UESP — que ascenderam ao grupo de Acesso 2.

A partir de 2024, as escolas que ficaram em 11º e 12º lugar no grupo Especial no ano anterior fecharão a noite de desfiles. Antes, o regulamento previa que estas colocadas ficassem com o segundo horário da sexta e do sábado. A mudança foi aprovada em dezembro de 2022  — antes do Carnaval SP 2023, portanto  — em plenária realizada com os presidentes e representantes das agremiações do grupo.

Sendo assim, em 2024, Rosas de Ouro é a 7ª escola a desfilar na sexta-feira, 9 de fevereiro, e Acadêmicos do Tucuruvi encerra os desfiles do sábado, 10 de fevereiro, pelo grupo Especial.

Siga @miguel.arcanjo no Instagram

Ouça Arcanjo Pod no Spotify

Blog do Arcanjo no YouTube

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Jornalista cultural influente e respeitado no Brasil, Miguel Arcanjo Prado é CEO do Blog do Arcanjo, fundado em 2012, e do Prêmio Arcanjo, desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e apresenta o Arcanjo Pod. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, CBN, Gazeta, UOL, UMA, OFuxico, Rede TV!, Rede Brasil, Versatille, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra o júri de Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de São Paulo, Prêmio Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil de Curtas. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *