Carnaval SP 2024: Veja ordem dos desfiles das escolas de samba no Anhembi

Desfile das escolas de samba de São Paulo agitam o Anhembi em fevereiro © Divulgação Liga-SP Blog do Arcanjo 2024

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Você curte acompanhar em casa ou no sambódromo do Anhembi o desfile das escolas de samba de São Paulo? O Blog do Arcanjo conta para você a ordem exata dos desfiles. No dia 3 de fevereiro, um fim de semana antes do Carnaval, as escolas do grupo de Acesso 2 abrem os festejos, com entrada gratuita para as arquibancadas. Nos dias 9 e 10 de fevereiro, sexta e sábado, as agremiações do Especial disputam o título de campeã, com ingressos à venda. Já no dia 11 de fevereiro, domingo, é a vez das escolas do grupo de Acesso 1, também com ingressos pagos. O dia 17 de fevereiro é de comemoração, com o Desfile das Campeãs, também com acesso mediante ingresso. Veja a programação dos Desfiles das Escolas de Samba de São Paulo no Carnaval 2024.

3 de fevereiro, sábado
GRUPO DE ACESSO 2

1 – Unidos de São Miguel

2 – Unidos de São Lucas

3 – Imperatriz da Pauliceia

4 – Amizade Zona Leste

5 – Uirapuru da Mooca

6 – X-9 Paulistana

7 – Camisa 12

8 – Primeira da Cidade Líder

9 – Imperador do Ipiranga

10 – Morro da Casa Verde

11 – Unidos do Peruche

9 de fevereiro, sexta-feira
GRUPO ESPECIAL

1 – Camisa Verde e Branco

2 – Barroca Zona Sul

3 – Dragões da Real

4 – Independente

5 – Acadêmicos do Tatuapé

6 – Mancha Verde

7 – Rosas de Ouro

10 de fevereiro, sábado
GRUPO ESPECIAL

1 – Vai-Vai

2 – Tom Maior

3 – Mocidade Alegre

4 – Gaviões da Fiel

5 – Águia de Ouro

6 – Império de Casa Verde

7 – Acadêmicos do Tucuruvi

11 de fevereiro, domingo
GRUPO DE ACESSO 1

1 – Dom Bosco de Itaquera

2 – Torcida Jovem

3 – Nenê de Vila Matilde

4 – Pérola Negra

5 – Colorado do Brás

6 – Unidos de Vila Maria

7 – Estrela do Terceiro Milênio

8 – Mocidade Unida da Mooca

Regras

Como prevê o regulamento, a agremiação campeã do Carnaval SP 2023, Mocidade Alegre, escolheu a sua posição de desfile para o próximo ano e será a 3ª escola a passar pela avenida no dia 10 de fevereiro. Camisa Verde e Branco, vice-campeã do Acesso 1, é a primeira agremiação a desfilar na sexta-feira, 9 de fevereiro. Vai-Vai, que também ascende ao grupo Especial, abrirá o sábado de desfiles, 10 de fevereiro.

O mesmo acontece para os grupos de Acesso 1, com Dom Bosco de Itaquera e Torcida Jovem — vice-campeã e campeã do Acesso 2 em 2023, respectivamente — na primeira e segunda posição de desfile do domingo, 11 de fevereiro; e Acesso 2, com Unidos de São Miguel e Unidos de São Lucas — vice-campeã e campeã da UESP — que ascenderam ao grupo de Acesso 2.

A partir de 2024, as escolas que ficaram em 11º e 12º lugar no grupo Especial no ano anterior fecharão a noite de desfiles. Antes, o regulamento previa que estas colocadas ficassem com o segundo horário da sexta e do sábado. A mudança foi aprovada em dezembro de 2022  — antes do Carnaval SP 2023, portanto  — em plenária realizada com os presidentes e representantes das agremiações do grupo.

Sendo assim, em 2024, Rosas de Ouro é a 7ª escola a desfilar na sexta-feira, 9 de fevereiro, e Acadêmicos do Tucuruvi encerra os desfiles do sábado, 10 de fevereiro, pelo grupo Especial.

Editado por Miguel Arcanjo Prado

Siga @miguel.arcanjo

Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Ed. Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *