O Retrato do Bob: Ymoirá Micall, 2023

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Foto BOB SOUSA
@bobsousa
Ymoirá Micall vem se destacando nos palcos, transitando entre o teatro, a dança e a performance. A multiartista posa com exclusividade para o renomado fotógrafo Bob Sousa na coluna O Retrato do Bob no Blog do Arcanjo. Neste mês, estreou a obra Fracassadas BR, na qual assina dramaturgia e direção com Ave Terrena. Aos 31 anos, se define como “travesti, atriz, diretora de teatro, dramaturga, coreógrafa y fundadora da Cia. Sacana”. Eclética, também fez as obras Distrito T – Cap. 1 (2022), Pindaúna (2020) e O canto de Odé (2017). Entre 2015 e 2019, integrou a Cia. de Teatro Fuerza Bruta, da Argentina, com direito a várias turnês internacionais. Ao som de funk e na energia do ballroom e das quebradas, a nova obra, com elenco LGBTQIA+ e de maioria negra, foca na vida de “bixas, sapatonas e transviadas”, que se refugiam em uma boate para uma espécie de “luta, revolta, baile e manifesto”. Depois da bem sucedida estreia paulistana na sede do IBT, na Bela Vista, Fracassadas BR faz nova temporada de 21 a 30 de setembro no Instituto Pombas Urbanas, na Cidade Tiradentes. E depois emenda terceira temporada de 12 a 29 de outubro aporta no Tusp, na Vila Buarque. Ymoirá Micall é fabulosa.
*Bob Sousa é fotógrafo, mestre em Artes pela Unesp e crítico e jurado de Teatro da APCA (Associação Paulista de Críticos de Artes) e do Prêmio Arcanjo de Cultura. É autor do livro “Retratos do Teatro” (Ed. Unesp) e da exposição Retratos Bob Sousa. Retrata grandes personalidades da cultura no Blog do Arcanjo desde 2012 na coluna O Retrato do Bob com assistência de Daniela Hamazaki.
Siga @bobsousa
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Ed. Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.