★★★★☆ Crítica: A Tropa tem brilho de Otavio Augusto em drama que reflete conflitos do Brasil

Otavio Augusto (à dir.) e elenco de A Tropa agradecem os fortes aplausos ao espetáculo no Teatro Vivo © Rafa Marques Blog do Arcanjo 2023

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

★★★★☆
A TROPA

Sinta-se privilegiado se puder ver no palco com seus próprios olhos o grande ator Otavio Augusto. Afinal, talento como o dele — e o de sua geração — é artigo raríssimo que já não se fabrica mais. Aos 78 anos de vida, o artista celebra seus 60 anos de carreira na peça A Tropa, sucesso em terras cariocas que agora aporta em São Paulo. O perspicaz drama de Gustavo Pinheiro revisita a história do Brasil a partir dos conflitos de uma família, mais precisamente de um pai hospitalizado e seus quatro filhos adultos, em uma espécie de acerto de contas familiar — e do País — dirigido por Cesar Augusto. É Otavio quem brilha na montagem, com uma atuação precisa e absolutamente natural. Ele dá uma aula de técnica e real presença cênica, dando seu texto com adorável fluidez e livre de maneirismos. Sabedor de que menos é mais, vai na sofisticação até mesmo quando um mar revolto de altos decibeis gira ao seu redor. Na pele de seus filhos, os atores Alexandre MenezesDaniel MaranoAlexandre Galindo e André Rosa correm para tentar estar à altura do mestre com o qual contracenam. Afinal, Otavio Augusto tem talento lapidado nas últimas seis décadas pelo que de melhor se produziu na dramaturgia nacional — só o seu começo já bastava, no lendário Teatro Oficina comandado por Zé Celso na década de 1960 e depois com Fernanda Montenegro e Fernando Torres nos anos 1970, mas ele também fez história na TV e no cinema, em clássicos como Avenida Brasil e Central do Brasil, coincidentemente obras que sintetizam o País. Então, mexa-se e corra para ver essa dádiva da atuação brasileira em cena chamada Otavio Augusto. De quebra, você vai estar diante de uma obra que reflete, de modo inteligente, os últimos conflitos que este Brasil viveu e ainda vive, e poderá aplaudir, cara a cara, um de nossos grandes atores. Isso é que é privilégio.

★★★★☆
A TROPA
Avaliação: Muito Bom
Crítica por Miguel Arcanjo Prado
Informações: @a.tropa
Até 8/10/2023 às quintas, sextas e sábados, às 20h, e aos domingos, às 18h
Teatro Vivo
Av. Chucri Zaidan, 2460 – Vila Cordeiro, São Paulo – SP
Compre seu ingresso!

Otavio Augusto e Alexandre Galindo em A Tropa no Teatro Vivo © Rafa Marques Blog do Arcanjo 2023

A Tropa no Teatro Vivo: Blog do Arcanjo mostra bastidores da estreia do espetáculo

A Tropa no Teatro Vivo: Blog do Arcanjo mostra quem aplaudiu a estreia

Compre seu ingresso!

Siga @miguel.arcanjo no Instagram

Ouça Arcanjo Pod no Spotify

Blog do Arcanjo no YouTube

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Jornalista cultural influente e respeitado no Brasil, Miguel Arcanjo Prado é CEO do Blog do Arcanjo, fundado em 2012, e do Prêmio Arcanjo, desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e apresenta o Arcanjo Pod. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, CBN, Gazeta, UOL, UMA, OFuxico, Rede TV!, Rede Brasil, Versatille, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra o júri de Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de São Paulo, Prêmio Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil de Curtas. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *