Nicola Benedetti estreia com sucesso como diretora do Festival Internacional de Edimburgo

Nicola Benedetti, diretora do Festival Internacional de Edimburgo: 120 mil espectadores © Divulgação Blog do Arcanjo 2023

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Nicola Benedetti estreou este ano como Diretora do Festival Internacional de Edimburgo. E está com a sensação de missão cumpida com louvr. Ao encerrar a jornada, ela faz um balanço do evento e lembra os principais destaques ao Blog do Arcanjo.

“Nosso Festival de 2023 chegou ao fim. Foi uma jornada avassaladora, compartilhada tão de perto com todos vocês. Sonhei com um festival que aprofundasse a confiança e a curiosidade mútua através de um sentimento acolhedor e aberto. A resposta dos artistas e do público tem sido extremamente edificante, repleta de uma energia tangível que nos aproxima. Perguntámos “para onde vamos a partir daqui” e ouvimos milhares de pessoas, partilhando diferentes perspetivas de todo o mundo. Agora que criamos um espaço de diálogo, estamos confiantes em traçar o caminho do próximo ano e aprofundar juntos a conversa do próximo ano.”

Nicola Benedetti
diretora do Festival Internacional de Edimburgo

Blog do Arcanjo no Festival de Edimburgo: leia as reportagens especiais!

Números grandiosos

O Festival Internacional de Edimburgo de 2023 terminou em alta, após 24 dias repletos de eventos de 2.500 artistas notáveis ​​e diversos representando 50 nações.

O programa foi caracterizado por uma arte de alta qualidade, apresentando trabalhos de 130 artistas indicados ao Grammy, 33 vencedores do Grammy, 14 vencedores do Brit Award, 6 vencedores do Olivier Award e 3 prêmios Venice Golden Lions. Os artistas também atraíram significativa atenção da mídia mundial e críticas positivas, com dois terços das apresentações do Festival Internacional recebendo críticas de quatro e cinco estrelas.

Com uma ênfase sem precedentes numa experiência aprofundada do público, o Festival Internacional de 2023 reinventou a forma como interagimos e apreciamos a performance ao vivo, através de introduções de áudio, demonstrações contextuais e discussões antes e durante as apresentações, e aproximando o público e os artistas através de performances mais informais e íntimas. ambientes.

No Festival Internacional de 2023, 120.000 espectadores encontraram uma experiência ao vivo profunda e de alta qualidade nos teatros, salas de concerto e locais de Edimburgo. Foi mais uma vez um destino imperdível para os visitantes de Edimburgo que procuram experimentar artes e cultura da mais alta qualidade, com 13% das reservas sendo internacionais, um aumento de 3% em relação ao ano passado. O Festival Internacional também contou com uma participação constante do público local, com 69% dos visitantes vindos da Escócia.

Como parte da visão de ampliar o público, mais de 21.000 ingressos foram descontados para pessoas elegíveis para concessões, incluindo D/surdos e deficientes, trabalhadores das artes, estudantes e público com menos de 26 anos. Mais de 11.000 ingressos gratuitos foram emitidos, incluindo mais de 500 ingressos para Trabalhadores do NHS e 631 ingressos através do esquema Young Music Pass, que oferece ingressos gratuitos para jovens experimentarem o melhor da música clássica de todo o mundo. O bilhete de £ 10 no dia, disponível para pessoas elegíveis para concessões, teve uma retirada de mais de 4.000 bilhetes, um aumento de 46% em relação ao ano passado.

O Festival Internacional também alcançou mais pessoas do que nunca através dos canais digitais, com conteúdo visto 4,8 milhões de vezes ao longo do Festival de 2023, um aumento de 63% em relação a 2022. Além disso, 19 concertos foram gravados ao vivo para transmissão na BBC Radio 3.

O Hub – sede do Festival Internacional no topo da Royal Mile – foi reinventado como uma “sala verde do festival, aberta a todos”. O Centro acolheu milhares de visitantes e convidou-os a responder colectivamente à questão central: ‘para onde vamos a partir daqui?’ Um extenso programa de palestras e debates gratuitos, eventos participativos e concertos intimistas de músicos incríveis que abrangem música tradicional escocesa, jazz e conjuntos clássicos aproximaram artistas e públicos como nunca antes.

Um público de 600 pessoas sentou-se em pufes rodeado pela Orquestra do Festival de Budapeste – um formato que convida o público a experimentar a música e a orquestra de dentro para fora, com o maestro Ivan Fischer oferecendo explicações conversacionais da Oitava Sinfonia de Dvořák.

Agosto em Edimburgo é o momento em que os holofotes do mundo se voltam para a Cidade dos Festivais, onde os residentes podem misturar-se com os seus homólogos internacionais e ver artistas que de outra forma não teriam oportunidade. Houve um novo calor e espírito de investigação no Festival Internacional de Edimburgo este ano e o feedback do público, artistas e visitantes foi simplesmente excepcional.”

Francesca Hegyi
Diretora Executiva do Festival Internacional de Edimburgo

Este foi um ano excelente para os festivais de verão de Edimburgo, caracterizados por uma forte contribuição de talentos locais e pelo aumento do acesso a eventos através de um programa ampliado de atividades comunitárias. Os festivais de Edimburgo sublinham a importância da cultura para o nosso modo de vida, bem como sublinham a reputação da Escócia no cenário internacional. Gostaria de agradecer a todos os envolvidos por apresentarem uma programação tão fantástica de apresentações e eventos este ano.”

Angus Robertson
Secretário de Cultura, Edimburgo, Escócia

Veja destaques do Festival Internacional de Edimburgo 2023

O fim de semana de abertura

Em nosso fim de semana de abertura, realizamos nossa celebração gratuita de dois dias de produção musical em Princes Street Gardens, reunindo orquestras e conjuntos de toda a Escócia. Pintamos a cidade de amarelo com três apresentações especiais de abertura; Cécile McLorin Salvant: Ogresse , Primeira Noite no The Hub e O Concerto de Abertura no Usher Hall.

Duas meninas com roupas brilhantes dão as mãos enquanto dançam no corredor central dos assentos do Coreto Ross.  Ao fundo, um grande palco com faixas amarelas nas laterais.
Fanfarra de Abertura do QIR, Dia 2, The Grit Orchestra© 2023 Crédito:Mihaela Bodlovic
Uma mulher canta em frente a um microfone usando um grande vestido dourado e um adorno de cabeça dourado.  Atrás dela está uma banda tocando instrumentos.
Ogresso© 2023 Crédito:André Perry
Duas mulheres dançam e sorriem no palco, com os joelhos levantados e as mãos na cintura.  Elas usam trajes tradicionais, com blusas bordadas e saias vermelhas.
Fanfarra de Abertura Dia 1© Crédito:André Perry

O Centro

Este ano, inauguramos a nossa casa do The Hub como sala verde do Festival. Criamos um espaço aconchegante para apresentações em nosso salão principal para apresentações musicais noturnas e conversas à tarde, além de abrir o prédio durante o dia para o público explorar e contribuir com nossa instalação de cartão postal.

Uma banda toca no palco, incluindo uma mulher de vestido verde tocando violino e um harpista.  Na frente deles, uma plateia está sentada em sofás.  O teto é iluminado com cores vibrantes.
Festival Internacional de Edimburgo Catriona Price no The Hub© 2023 Crédito:Iain Masterton
Um homem e uma mulher sentam-se aconchegados num sofá e riem.  O homem segura uma taça de vinho enquanto a mulher apoia suavemente a mão em seu joelho.
Ensaio geral no The Hub© 2023 Crédito:André Perry
Um letreiro de néon amarelo diz 'Para onde vamos a partir daqui?'  enquanto as pessoas passam e sobem escadas com grades decorativas.  Nas grades há cartões-postais amarelos pendurados em barbantes.
Cartões postais© 2023 Crédito:André Perry

Teatro e Dança

Nosso programa de teatro variou de performances comoventes e íntimas, como Dimanche e FOOD , respondendo a algumas das maiores questões do nosso tempo, até produções enérgicas e estridentes, incluindo Thrown e Life is a Dream . Na dança, o deslumbrante Alvin Ailey American Dance Theatre apresentou dois programas distintos mostrando a amplitude do seu trabalho, enquanto a aclamada coreografia de Pina Bausch de A Sagração da Primavera regressou aos palcos de Edimburgo após a sua estreia no Reino Unido aqui no Festival de 1978.

Três atores e um grande boneco realista de uma idosa jogam cartas e tomam café enquanto um vento forte sopra seus cabelos e folhas de laranja.
Dimanche© 2023 Crédito:André Perry
Dois dançarinos no meio do vôo.  A mulher está usando um vestido vermelho e ela fica por cima do homem
Minotauro© 2023 Crédito:Jess Shurte
Um baterista senta-se diante de seu kit enquanto alguém está sentado no chão e outro está de pé, olhando para eles.  O pano de fundo é uma grande tenda de lona que se acomoda em ondas dramáticas acima deles, iluminada com um brilho suave e quente que deixa o resto da tenda na sombra.
Tanto quanto impossível© 2023 Crédito:André Perry

Teatro Musical e Ópera

O nosso programa de teatro musical e ópera abrangeu tradições musicais da Hungria, Coreia e Alemanha, num programa de obras verdadeiramente internacional. As produções abrangeram desde a ópera intimista e inovadora Bluebeard’s Castle até o teatro musical épico em Trojan Women e The Threepenny Opera .

Duas atrizes se abraçam.  Ambos usam branco e cantam apaixonadamente um para o outro enquanto se abraçam.
Mulheres Trianas© 2023 Crédito:Jess Shurte
Uma cantora dança no palco, sua expressão é triste
Fedra© 2023 Crédito:Jess Shurte
Um elenco de atores se alinha na frente do palco.  Acima deles está pendurado um ator suspenso por uma corda
A Ópera dos Três Vinténs© 2023 Crédito:Jess Shurte

Música clássica

Nosso programa de música clássica no The Hub, The Queen’s Hall e Usher Hall abraçou formatos tradicionais e experimentais. Recebemos três orquestras para residências artísticas – permitindo um envolvimento mais profundo entre artistas, público e a cidade de Edimburgo. A Orquestra do Festival de Budapeste trouxe abordagens inovadoras à música clássica, com o seu icónico concerto noturno posicionando o público entre a orquestra em pufes! A Orquestra Sinfônica de Londres experimentou música e conversação, enquanto a Orquestra Sinfônica Simón Bolívar da Venezuela apresentou a amplitude de seu repertório musical, com músicas da Europa e da América do Sul.

Uma dançarina chinesa segura seu instrumento e dança em um traje branco com calças largas em frente à rotunda chinesa no Jardim Botânico de Edimburgo
Dançarina de pipa no Royal Botanic Garden Edimburgo© 2023 Crédito:Jess Shurte
Quatro músicos de cordas tocam seus instrumentos com paixão.
Quarteto de Cordas Isidoro© 2023 Crédito:André Perry
Dois músicos estão em frente a um piano de cauda, ​​de mãos dadas enquanto fazem uma reverência.
Julia Bullock e Bretton Brown© 2023 Crédito:Jess Shurte

Música contemporânea

A música no Festival deste ano abrangeu uma enorme variedade de gêneros, incluindo jazz, folk, rock e eletrônica. O roqueiro indie Jake Bugg e o ícone eletrônico Alison Goldfrapp fizeram o público dançar, enquanto o grupo irlandês Lankum, indicado ao Prêmio Mercury, apresentou sua música folclórica gótica em um local lotado. A tocadora de cítara que desafia o gênero, Anoushka Shankar, encerrou o programa de música contemporânea com uma apresentação encantadora no Festival Theatre.

Um homem de camiseta preta segura um esqueleto de cabeça de cavalo.  Ele está cercado por ossos de cavalo e instrumentos musicais.  Uma mulher aponta uma tocha para ele.
Mateus Herbert© 2023 Crédito:André Perry
Uma mulher loira com corte pixie usa um vestido prateado de lantejoulas.  Ela canta no microfone e dança no palco
Mariza© 2023 Crédito:André Perry
Uma mulher com um cocar loiro afro e estrela negra canta em um microfone, com os braços estendidos
Senhora Melro© 2023 Crédito:Mihaela Bodlovic

Aprendizagem e Engajamento

Nosso trabalho de engajamento colocou as comunidades no centro do programa. Os Culture Clubs ofereceram uma experiência de festival personalizada para grupos locais, incluindo Deaf Action e Vintage Vibes, enquanto Meaningful Moments trouxe artistas para espaços comunitários para se apresentarem. Também continuámos a nossa relação com os hospitais do NHS, com a Orquestra Sinfónica de Londres a actuar para mais de 1000 pacientes, funcionários e visitantes em quatro hospitais da cidade. 25 bailarinos emergentes tiveram a oportunidade de treinar com Alvin Ailey American Dance Theatre e atuar em Memoria no Festival Theatre e reunimos artistas locais para um workshop com a companhia por trás do Dimanche.Trabalhamos com os jovens para ajudar a moldar o futuro do Festival, com o nosso Youth Takeover Day ao lado do baixista de jazz Endea Owens. As crianças participaram na The Lost Lending Library através dos seus centros comunitários e escolas, enquanto os alunos do ensino secundário assistiram à ópera O Castelo do Barba Azul , na sequência do nosso Projecto Ópera em curso nas escolas.

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Jornalista cultural influente e respeitado no Brasil, Miguel Arcanjo Prado é CEO do Blog do Arcanjo, fundado em 2012, e do Prêmio Arcanjo, desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e apresenta o Arcanjo Pod. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, CBN, Gazeta, UOL, UMA, OFuxico, Rede TV!, Rede Brasil, Versatille, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra o júri de Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de São Paulo, Prêmio Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil de Curtas. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
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