Anjo de Pedra reestreia sob fortes aplausos no Tucarena a Sara Antunes, Ricardo Gelli e grande elenco em clássico de Tennessee Williams

Indicada ao Prêmio APCA e ao Prêmio Shell, Sara Antunes protagoniza Anjo de Pedra em papel que já foi de Cacilda Becker em clássico de Tennessee Williams, de volta ao Tucarena em SP © Annelize Tozetto Blog do Arcanjo 2023

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Um clássico imperdível do teatro está de volta com a atriz indicada ao Prêmio Shell e Prêmio APCA Sara Antunes Ela protagoniza ao lado de Ricardo Gelli o drama Anjo de Pedra, que reestreou neste fim de semana sob fortes aplausos no Tucarena, em São Paulo. Eles se unem a um talentoso elenco formado por Kiko Marques, Chris Couto, Carolina Borelli, Luiza Porto, Thomas Huszar e Selma Luchesi. Todos sob direção do experiente Nelson Baskerville, que idealizou o projeto ao lado do produtor Rodrigo Velloni.

A temporada de Anjo de Pedra no Tucarena vai até 2 de julho de 2023, sexta e sábado, 21h, e domingo, 18h. Compre seu ingresso!

Amor impossível? Anjo de Pedra tem atuações dos talentosos Ricardo Gelli e Sara Antunes no Tucarena © Annelize Tozetto Blog do Arcanjo 2023

A montagem tem tradução de Luis Marcio Arnaut e David Medeiros e adaptação de Nelson Baskerville e Luis Marcio Arnaut para a versão do clássico de Tennessee Williams  (1911 – 1983) Summer and Smoke (Verão e Cigarro, em tradução livre).

A obra ainda traz Marcelo Pellegrini (música original), Chris Aizner (cenografia e pintura de arte), Wagner Freire (iluminação), Marichilene Artisevskis (figurino) e André Grynwask e Pri Argoud (direção de imagem). 

Anjo de Pedra, texto clássico de Tennessee Williams, está em cartaz no Tucarena com Ricardo Gelli e Sara Antunes © Annelize Tozetto Blog do Arcanjo 2023

Não custa lembrar que este texto lançou nos EUA a atriz Geraldine Page (no papel de Alma Winemiller), ganhadora do Oscar pela versão cinematográfica, e garantiu estabilidade financeira a Williams.

Grande elenco: Chris Couto, Sara Antunes e Kiko Marques em Anjo de Pedra © Annelize Tozetto Blog do Arcanjo 2023

Conservadorismo e progressismo

A história se passa no começo do século 20 e narra o amor de Alma, papel de Sara Antunes, por um jovem médico. Ela está aprisionada na criação conservadora, na qual o desejo é visto como pecado. Já o rapaz é um bon vivant ateu e progressista, o que coloca fortes percalços no amor entre ambos. O diretor lembra que a obra de Williams mostra como uma sociedade conservadora pode aprisionar destinos e ressalta, nesta montagem, o farto diálogo do texto clássico com o Brasil contemporâneo.

Tenho uma história de amor com Anjo de Pedra. A montei algumas vezes no Teatro-Escola Célia Helena. Sempre preferi essa obra a outras mais famosas como O Bonde Chamado Desejo e À Margem da Vida […]. Na genialidade de Williams conseguimos acompanhar a história em pelo menos duas camadas: no microcosmo, a impossibilidade de amor entre duas pessoas e, no macrocosmo, a tragédia que ocorre quando a religião (representada por Alma) tenta impor-se à ciência (representada por John). Esse espetáculo tornou-se imprescindível nos dias de hoje, em que alguns grupos tentaram desacreditar a ciência. Nos EUA de Tennessee, em 1916, onde a peça se passa, John luta para isolar o vírus da gripe espanhola que dizimou 50 milhões de mortos.”

Nelson Baskerville
diretor

Tennessee Williams é um dos mais montados e premiados autores em todo mundo e sua produção conta com 32 peças curtas, 7 médias e 24 longas, assim como várias adaptações para o cinema e TV. No Brasil, Anjo de Pedra foi montada poucas vezes, entre elas, a montagem de Cacilda Becker, em 1950, e de Nathália Timberg, em 1960. E agora esta com Sara Antunes em 2022/2023.

O Blog do Arcanjo acompanhou de perto a reestreia de Anjo de Pedra no Tucarena e mostra como foi nas fotos de Annelize Tozetto.

Anjo de Pedra no Tucarena: Artistas abrem o camarim ao Blog do Arcanjo

Anjo de Pedra: Blog do Arcanjo mostra quem aplaudiu reestreia no Tucarena

Anjo de Pedra: Blog do Arcanjo mostra imagens da peça por Annelize Tozetto

ANJO DE PEDRA

FICHA TÉCNICA

Direção:

Nelson Baskerville

Produção:

Rodrigo Velloni

Tradução:

Luis Marcio Arnaut

David Medeiros

Adaptação:
Nelson Baskerville
Luis Marcio Arnaut

Elenco:
Sara Antunes e Ricardo Gelli
Chris Couto

Kiko Marques
Carolina Borelli
Luiza Porto
Thomas Huszar

Atriz Convidada: Selma Luchesi 

Assistente de Direção: Anna Zepa 

Música Original e Direção Musical: Marcelo Pellegrini

Cenografia: Chris Aizner 

Iluminação: Wagner Freire 

Figurino: Marichilene Artisevskis

Direção de Imagem: André Grynwask e Pri Argoud (Um Cafofo)

Designer Gráfico: Ricardo Cammarota 

Fotografia: Ronaldo Gutierrez

Produção Musical: Surdina

Pintura de Arte: Chris Aizner e Jones de Souza

Construtor Cenográfico / Esculturas: Cesar Rezende (Basquiat)

Cenotécnico / Cenário Aéreo: Alicio Silva

Costura: Judite Geronimo de Lima

Alfaiate: Ismail de Souza Mendes

Envelhecimento: Foquinha Cris

Montadores: Igor B. Gomes e Cleiton Willy

Operador de Luz: Roseli Martinelly

Operador de som e vídeo: André Grynwask

Contrarregra e Camareiro: Eduardo Portella e Guilherme Terra

Produção Executiva: Swan Prado 

Assistente de Produção: Adriana Souza

Assessoria de Imprensa: Pombo Correio

Captação, Criação de Conteúdo e Mídias Sociais: GaTú Filmes

Assessoria Jurídica: Martha Macruz de Sá

Gestão Financeira: Vanessa Velloni

Realização: Velloni Produções Artísticas, Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal União e Reconstrução

ANJO DE PEDRA

SERVIÇO

De 02 de junho a 02 de julho de 2023

Teatro Tucarena

Entrada pela Rua Bartira, esquina com a Rua Monte Alegre, 1024 – Perdizes 

Ingressos: R$ 80,00 (https://bileto.sympla.com.br/event/72058/d/190784/s/1289873)

Sextas e sábados às 21h00 e domingos às 18h00

Duração: 120 minutos

Classificação: 14 anos 

Siga @miguel.arcanjo no Instagram

Ouça Arcanjo Pod no Spotify

Blog do Arcanjo no YouTube

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Jornalista cultural influente e respeitado no Brasil, Miguel Arcanjo Prado é CEO do Blog do Arcanjo, fundado em 2012, e do Prêmio Arcanjo, desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e apresenta o Arcanjo Pod. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, CBN, Gazeta, UOL, UMA, OFuxico, Rede TV!, Rede Brasil, Versatille, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra o júri de Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de São Paulo, Prêmio Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil de Curtas. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *