Festival Coolritiba esquenta capital do Paraná com Gilberto Gil, Marisa Monte, Sandy e outros ícones da música
Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Nem o frio de 12 graus foi capaz de tirar a empolgação de quem viveu o Festival Coolritiba 2023, que aconteceu neste sábado, 20 de maio, na Pedreira Paulo Leminski, em Curitiba, capital do Paraná. O concorrido evento contou com nomes consagrados da música brasileira, deixando o público com gostinho de quero mais. O Blog do Arcanjo esteve por lá e conta como foi.
Ao longo do dia, mais de 20 artistas passaram pelos 3 palcos distribuídos no evento. Neste ano, o festival trouxe uma novidade: O Cool Stage, abrigando 2 palcos em 1, para apresentações de forma alternada, facilitando assim a agilização na troca de atrações.
Foram mais de 14 horas que reuniram mais de 20 mil pessoas, no encontro de música, cultura, gastronomia e muitas novas amizades feitas. Entre as atrações, estiveram nomes como Marisa Monte, Gilberto Gil, Sandy, Mano Brown, Liniker, Alceu Valença e Agnes Nunes.
O público esbanjou entusiasmo, com direito a pista e camarote, alguns testando habilidades na tirolesa ou skyfall, com direito a vista deslumbrante do espaço, assim como do alto da roda-gigante.
Diretamente do 011 São Paulo para 014 Curitiba, Sandy iniciou a coroação da noite, agradecendo o convite para participar do festival e retomando seus shows. “É uma honra fazer parte desse momento tão especial, trazendo essa vibe tão boa de Curitiba”, comentou a cantora, colocando também que o fato de pisar no mesmo palco que Marisa e Gil seria uma honra. A música de sucesso A Lenda, em parceria com o irmão Junior, fez parte do repertório da cantora, trazendo uma nostalgia boa aos fãs.
Na sequência, Gilberto Gil emocionou profundamente o público cantando seus grandes sucessos. O cantor comentou sobre a alegria de estar presente em Curitiba, agradecendo ao público e contagiando a todos com seu carisma inigualável. O baiano disse que um quentão iria bem para acompanhar o frio curitibano. Gil ainda falou sobre o futebol local Coritiba e Athletico Paranaense, fazendo em sua própria música a inserção local em sua famosa canção Aquele Abraço, mudando os versos para: “Alô,torcida do Flamengo, aquele abraço, alô torcida, do Coxa e do Athletico, aquele abraço”, e ainda falando que Curitiba continua linda.
O grand finale foi estrelado por ninguém mais ninguém menos que Marisa Monte, que além de cantar sucessos de sua trajetória, agradeceu ao público, ao festival e também a todos que trabalharam, seja na limpeza, na assistência de palco, na cozinha, os motoristas a produção, e pedindo palmas para esses que são trabalhadores e contribuintes da cultura brasileira.
Depois de encerrar o show, Marisa com muito carisma retornou ao palco e presenteou a plateia com mais algumas canções marcantes, levanto todos ao delírio.
Colaborou João Schelbauer
Blog do Arcanjo mostra como foi o Coolritiba
Siga @miguel.arcanjo
Inscreva-se no canal Blog do Arcanjo
Um dos jornalistas culturais mais respeitados do Brasil, Miguel Arcanjo Prado é CEO do Blog do Arcanjo, fundado em 2012, e do Prêmio Arcanjo, desde 2019. É mestre em Artes pela UNESP, pós-graduado em Cultura pela ECA-USP, bacharel em Comunicação pela UFMG e crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e apresenta o Arcanjo Pod. Foi eleito um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se por três vezes. Recebeu a Medalha Mário de Andrade, maior honraria nas letras do Governo do Estado de São Paulo. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, CBN, Gazeta, UOL, UMA, OFuxico, Rede TV!, Rede Brasil, Versatille, TV UFMG e O Pasquim 21. É presidente do júri do Prêmio Arcanjo e integra o júri do Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Imprensa Digital, Guia da Folha, e Canal Brasil de Curtas. Recebeu ainda o Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil e Prêmio Leda Maria Martins.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.