O Retrato do Bob: Danilo Santos de Miranda, 80 anos, 2023
Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Foto BOB SOUSA
@bobsousa
Danilo Santos de Miranda é nome importante e respeitado da cultura brasileira, sobretudo pelas ações impecáveis do Sesc São Paulo, do qual é diretor regional desde 1984, tempo que é metade de sua vida. Com 80 anos de vida completados em 24 de abril, o sociólogo e filósofo acompanhou de perto as recentes manifestações da sociedade e do setor artístico em apoio ao Sesc e ao Senac, instituições ameaçadas de terem 5% de suas verbas do Sistema S redestinadas para a Embratur. Dono de rara habilidade de articulação política e de exímia elegância, ele consolidou a visão de bem estar social que valorizou a área artística dentro do Sesc, fazendo das 44 unidades paulistas um exemplo internacional de curadoria. “Educação e cultura são elementos vitais, são os que nos torna humanos”, reforça o professor Danilo, como é carinhosamente chamado o fluminense de Campos dos Goytacazes que estudou em seminário jesuíta. Afinal, Danilo Santos de Miranda é patrimônio da cultura do Brasil.
*Bob Sousa é fotógrafo, mestre em Artes pela Unesp, crítico e jurado de Teatro da APCA (Associação Paulista de Críticos de Artes) e do Prêmio Arcanjo de Cultura. É autor do livro “Retratos do Teatro” (Ed. Unesp). Retrata grandes personalidades da cultura no Blog do Arcanjo desde 2012 na coluna O Retrato do Bob com assistência de Daniela Hamazaki.
Siga @bobsousa
Siga @miguel.arcanjo
Inscreva-se no canal Blog do Arcanjo
Um dos jornalistas culturais mais respeitados do Brasil, Miguel Arcanjo Prado é CEO do Blog do Arcanjo, fundado em 2012, e do Prêmio Arcanjo, desde 2019. É mestre em Artes pela UNESP, pós-graduado em Cultura pela ECA-USP, bacharel em Comunicação pela UFMG e crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e apresenta o Arcanjo Pod. Foi eleito um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se por três vezes. Recebeu a Medalha Mário de Andrade, maior honraria nas letras do Governo do Estado de São Paulo. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, CBN, Gazeta, UOL, UMA, OFuxico, Rede TV!, Rede Brasil, Versatille, TV UFMG e O Pasquim 21. É presidente do júri do Prêmio Arcanjo e integra o júri do Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Imprensa Digital, Guia da Folha, e Canal Brasil de Curtas. Recebeu ainda o Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil e Prêmio Leda Maria Martins.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.