Water Pigs – Agua dos Porcos: Coprodução Brasil-Argentina Águas Selvagens vai a Cannes com a House of Film
Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Water Pigs. Este é o nome internacional com o qual o longa Águas Selvagens (no Brasil) e Agua dos Porcos (na Argentina) será representado em Cannes, na França, no seleto line-up da House of Film, uma das mais importantes distribuidoras de filmes do mundo. A coprodução Brasil-Argentina é descrita internacionalmente como “um thriller fumegante de apertar botões que serpenteia pela selva escura e exótica na fronteira de Argentina, Paraguai e Brasil”. A 76º edição anual do Festival de Cannes começa nesta terça, 16 de maio, e vai até 27 de maio de 2023 em Cannes, na França, em um dos eventos mais importantes da indústria do audiovisual no mundo.
Cartaz internacional
O longa produzido por Virginia Moraes e Rubens Gennaro (Laz Audiovisual), tem roteiro Oscar Tabernise, direção de Roly Santos e direção de fotografia de Vinni Gennaro.
O filme é protagonizado pelo ator uruguaio Roberto Birindelli, na pele do detetive Lucio Gualtieri, e tem no elenco internacional os atores brasileiros Mayana Neiva, Leona Cavalli, Allana Lopes e Luiz Guilherme, e os argentinos Juan Manuel Tellategui, Daniel Valenzuela, Mausi Martínez e Mario José Paz.
O filme foi distribuído no Brasil em 2022 pela Imagem Filmes e venceu o Prêmio Arcanjo de Cultura no mesmo ano.
Water Pigs
Veja a sinopse internacional do filme Water Pigs – Agua dos Porcos pela House of Film em Cannes:
Um thriller fumegante de apertar botões que serpenteia pela selva escura e exótica. Lucio é um ex-detetive apático lutando com seus demônios interiores. Para comprar um presente de aniversário para sua filha distante, ele aceita um trabalho inesperado para solucionar um crime nas selvas que fazem fronteira com Argentina, Paraguai e Brasil. Há um submundo caótico e violento por trás do assassinato que ele investiga. O ambiente o envolve e começa a sufocá-lo como uma jiboia. À medida que a história se desenrola, ficamos hipnotizados pelas performances, pela atmosfera melancólica e pelo medo da violência. Enquanto Lucio descobre camadas de segredos ocultos e crimes por trás deste caso de assassinato aparentemente aberto e fechado, uma devastadora femme fatale aparece para seduzi-lo. Embora não tenha certeza se ela é real ou uma isca, os dois mergulham de cabeça em um romance tórrido e Lúcio se envolve em tráfico de crianças, traições, vingança e assassinato. Serão ‘os mortos’, um mito pagão da selva, que paradoxalmente irão resgatá-lo e trazê-lo de volta à vida.
Water Pigs: veja o trailer internacional do longa que será apresentado pela House of Film em Cannes
Water Pigs: veja fotos do filme coprodução Brasil-Argentina
Siga @miguel.arcanjo
Inscreva-se no canal Blog do Arcanjo
Um dos jornalistas culturais mais respeitados do Brasil, Miguel Arcanjo Prado é CEO do Blog do Arcanjo, fundado em 2012, e do Prêmio Arcanjo, desde 2019. É mestre em Artes pela UNESP, pós-graduado em Cultura pela ECA-USP, bacharel em Comunicação pela UFMG e crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e apresenta o Arcanjo Pod. Foi eleito um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se por três vezes. Recebeu a Medalha Mário de Andrade, maior honraria nas letras do Governo do Estado de São Paulo. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, CBN, Gazeta, UOL, UMA, OFuxico, Rede TV!, Rede Brasil, Versatille, TV UFMG e O Pasquim 21. É presidente do júri do Prêmio Arcanjo e integra o júri do Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Imprensa Digital, Guia da Folha, e Canal Brasil de Curtas. Recebeu ainda o Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil e Prêmio Leda Maria Martins.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.