Ainda Somos os Mesmos vence prêmio de melhor filme em Montreal no Canadá e estreia em setembro no Brasil
Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
O longa Ainda Somos os Mesmos, escrito e dirigido por Paulo Nascimento, acaba de vencer na categoria Melhor Filme Independente do Montreal Independent Film Festival, no Canadá, primeiro festival internacional que a produção gaúcha da Accorde Filmes participa.
O longa se baseia em um dos momentos mais tensos da política latino-americana no século 20, a partir de fatos reais escritos por João Carlos Bona Garcia, preso por 40 dias na Embaixasda do Brasil em Santiago do Chile, durante o golpe de Estado do general Augusto Pinochet contra o presidente eleito democraticamente Salvador Allende, assassinado pela ditadura.
Filmado em Porto Alegre e Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, e em Santiago do Chile, o longa é estrelado por Edson Celulari, Carol Castro e Lucas Zaffari, e ainda traz no elenco nomes internacionais como o ator uruguaio Nestor Guzzini, o ator argentino Juan Manuel Tellategui e o ator italiano Nicola Siri. Também estão no elenco Carlos Falero, Gabriele Fleck, Evandro Soldateli, Rogério Beretta, Alvaro Rosa Costa e Mariana Catalane, entre outros.
Belchior na trilha
O Blog do Arcanjo adianta que a canção-tema do filme é Como Nossos Pais, de Belchior, especialmente regravada para o longa por Thedy Corrêa. A estreia no Brasil de Ainda Somos os Mesmos está marcada para 21 de setembro de 2023, com distribuição da Paris-Downtown.
Ainda Somos os Mesmos: Conheça o elenco do filme premiado de Paulo Nascimento
Ainda Somos os Mesmos
Ficha técnica do longa-metragem
Roteiro e direção: Paulo Nascimento
Fotografia: Renato Falcão
Produção executiva: Marilaine Castro da Costa e Flavio de Castro Barboza
Direção de produção: Monica Catalane
Direção de arte: Eduardo Antunes
Montagem: Marcio Papel
Música: Silvio Marques
Figurino: Carol Scortegagna
Produção de Elenco: Diego de Lima
Desenho de som: Walther Neto
Som direto: Marcelo Armani
Elenco: Edson Celulari, Carol Castro Lucas Zaffari, Nestor Guzzini, Juan Manuel Tellategui, Carlos Falero, Nicola Siri, Gabriele Fleck, Evandro Soldateli, Rogério Beretta, Alvaro Rosa Costa, Mariana Catalane
Siga @miguel.arcanjo
Inscreva-se no canal Blog do Arcanjo
Um dos jornalistas culturais mais respeitados do Brasil, Miguel Arcanjo Prado é CEO do Blog do Arcanjo, fundado em 2012, e do Prêmio Arcanjo, desde 2019. É mestre em Artes pela UNESP, pós-graduado em Cultura pela ECA-USP, bacharel em Comunicação pela UFMG e crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e apresenta o Arcanjo Pod. Foi eleito um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se por três vezes. Recebeu a Medalha Mário de Andrade, maior honraria nas letras do Governo do Estado de São Paulo. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, CBN, Gazeta, UOL, UMA, OFuxico, Rede TV!, Rede Brasil, Versatille, TV UFMG e O Pasquim 21. É presidente do júri do Prêmio Arcanjo e integra o júri do Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Imprensa Digital, Guia da Folha, e Canal Brasil de Curtas. Recebeu ainda o Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil e Prêmio Leda Maria Martins.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.