Luana Bayô canta Elza Soares em show grátis do projeto Adinkras no Centro Cultural São Paulo

Luana Bayô homenageia Elza Soares com show no projeto Adinkras no Centro Cultural São Paulo © Divulgação Blog do Arcanjo 2023

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Um show gratuito vai celebrar uma das maiores cantoras brasileiras de todos os tempos, considerada A Voz do Milênio. Neste domingo, 14 de maio, o CCSP (Centro Cultural São Paulo) recebe o segundo encontro do projeto ““ADINKRAS – Africanidades e sabedoria ancestral nos tempos atuais”. As antoras Luana Bayô revisita a obra de Elza Soares no pocket show Duras na Queda, com canções dos discos Do Cóccix até o Pescoço (2002) e Beba-me (2007) e traz eAyô Tupinambá como convidada.

Durante o evento, será promovida uma roda de conversa entre duas grandes especialistas, Ana Lucia Silva Souza, pós doutora em linguística aplicada, e Ednéia Gonçalves, socióloga e educadora, para debater sobre temas relativos ao Adinkra Aya, com foco nos letramentos de reexistência, assim valorizando e preservando o legado e as tradições africanas. 

Adinkras

Com periocidade mensal, o ADINKRAS oferece ao público um amplo ciclo de palestras que integram o eixo temático do projeto, onde os ideogramas africanos são o fio condutor. Durante quatro encontros, o evento recebe pesquisadores, escritores, professores e ativistas para reflexões acerca de um Adinkra de referência, apresentado por um dos convidados. O sociólogo Tadeu Kaçula será o mediador desses encontros. 

Após cada palestra, um músico sobe ao palco e apresenta um show exclusivo, a partir da proposição do símbolo do dia. Dentre as performances musicais, François Muleka & Marissol Mwaba, Luana Bayô canta Elza Soares (participação Ayô Tupinambá), Nega Duda canta Clementina de Jesus, Banto Samba Clube (participação Renato Gama), Samba de Roda Nega Duda (participação especial de Lia de Itamaracá). 

“Tendo os Adinkras como expressão das contribuições dos conhecimentos africanos para o desenvolvimento da cultura economia e identidade brasileira, o projeto “ADINKRAS – Africanidades e sabedoria ancestral nos tempos atuais” estabelece diálogos entre diferentes linguagens, artistas e pesquisadores da cultura afrobrasileira e africana.”, afirma Cida Gonçalves, idealizadora do projeto. 

O evento será realizado na Sala Adoniran Barbosa, com todas as atividades gratuitas e acesso livre. Realizado pela Casa do Batuque e idealizado por Cida Gonçalves, publicitária e diretora da produtora, o projeto é marcado pela diversidade de linguagens artísticas e pela participação de artistas e pesquisadores da arte e da cultura negra. 

Serviços: 

Dia: 14 de maio de 2023, domingo

Local: CCSP – Centro Cultural São Paulo – Rua Vergueiro, 1.000, metrô Vergueiro, São Paulo

Horário: 18h 

Gratuito 

Link para reservas: https://rvsservicosccsp.byinti.com/#/ticket/ 

Programação

ENCONTRO 2 – ADINKRA AYA: RESISTÊNCIA, FORÇA E SUPERAÇÃO
DATA: 14/05/2023 – 18h
LOCAL: Centro Cultural São Paulo – Rua Vergueiro, 1.000 

Tema: Letramentos de Reexistência. 

Convidada palestrante: Ana Lucia Silva Souza – Pós Doutora em linguística aplicada e Ednéia Gonçalves – Socióloga e Educadora. 

Música: Luana Bayô canta Elza Soares – Convidada Ayô Tupinambá 

ENCONTRO 3 – ADINKRA SANKOFA: ADQUIRIR O CONHECIMENTO DO PASSADO PARA CONSTRUIR O FUTURO.
DATA: 03/06/2023 – 19h
LOCAL: Centro Cultural São Paulo – Rua Vergueiro, 1.000 

Tema: Ancestralidade
Convidado: Antônio Filogenio Junior – Filósofo, escritor e pesquisador.
Música: Nega Duda canta Clementina de Jesus. 

ENCONTRO 4 – ADINKRA AKOFEN: AÇÃO COLETIVA, LUTA E PRONTIDÃO. 

Tema: Juventude e Movimento negro.
Convidado: Marcos Agostinho Silva – Diretor do MAS Pesquisa de Mercado e integrante do Movimento Negro Unificado.
Música: Banto Samba Club convida Renato Gama
DATA: 01/07/2023 – 19h
LOCAL: Centro Cultural São Paulo – Rua Vergueiro, 1.000 

SHOW DE ENCERRAMENTO 

SAMBA DE RODA NEGA DUDA – participação especial de LIA DE ITAMARACÁ 

 Adinkra Gye nyame que simboliza a supremacia e imortalidade de Deus 

Data: 26/08/2023 

Horário: 19h 

 Local : CCSP

Siga @miguel.arcanjo no Instagram

Ouça Arcanjo Pod no Spotify

Blog do Arcanjo no YouTube

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Jornalista cultural influente e respeitado no Brasil, Miguel Arcanjo Prado é CEO do Blog do Arcanjo, fundado em 2012, e do Prêmio Arcanjo, desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e apresenta o Arcanjo Pod. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, CBN, Gazeta, UOL, UMA, OFuxico, Rede TV!, Rede Brasil, Versatille, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra o júri de Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de São Paulo, Prêmio Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil de Curtas. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *