Forró For All ganha fortes aplausos no Teatro B32 com história do forró no Largo da Batata

Deborah Goldemberg celebra sucesso da sessão do musical Forró for All no Teatro B32 e promete novas temporadas © Rafa Marques Blog do Arcanjo 2023

Espetáculo emocionou espectadores e deve ter novas temporadas em SP e pelo Brasil

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

O espetáculo Forró for All – Forró Sudestino no Coração do Largo da Batata alegrou o Teatro B32 no último sábado, 6 de maio, em apresentação única que deixou gostinho de quero mais no público.

“A sensação é muito boa de levar uma peça de teatro autoral brasileira sobre um tema como o forró, o preconceito (e sua superação) e a gentrificação para um palco lindo, um teatro repleto, que reagiu positivamente”, celebra Deborah Goldemberg, responsável pela dramaturgia e direção da montagem.

“Somos um grupo que produziu o espetáculo na ‘guerrilha’ (sem apoio governamental ou patrocínio) e isso diz das possibilidades de fazer arte de forma criativa também”, explica a artista em conversa com o Blog do Arcanjo.

Ela lembra que a montagem é uma homenagem ao movimento forrozeiro que faz parte da vida do Largo da Batata, na região de Pinheiros, na zona oeste de São Paulo.

“O forró é a alma do Batata, eu diria. É a triha sonora das antigas feiras agrícolas, é o que sempre tocou nos botecos e, desde os anos 2000, é o som que a juventude paulistana mais progressiva passou a ouvir, apreciar, dançar e tocar”, recorda.

Quem viu ficou com gostinho de quero mais. E Goldemberg avisa que haverá novas apresentações.

“Temos o plano de levar o espetáculo em temporadas por São Paulo, o interior e, quem sabe, outros estados. Também, temos um ‘pocket’ de rua, com a banda da peça e os bailarinos, para levarmos o forró sudestino para as ruas e praças. Estreaamos no Festival de Pinheiros após nossa noite no B32 e foi sucesso”, celebra.

Evandro Paz, professor de forró há 30 anos, fala sobre a importância da montagem: “Essa peça conta a história do forró na cidade de São Paulo”, define. Já o ator Aury Porto diz que o musical é “um panorama antropológico urbano contemporâneo”. E conclui: “O forró sobrevive a tudo, porque é força”.

Forró for All: Blog do Arcanjo mostra bastidores da sessão do musical no Teatro B32

Forró e Largo da Batata

Reduto de migrantes nordestinos e, consequentemente do principal ritmo musical de lá – o forró, o Largo da Batata, no coração do bairro de Pinheiros, se tornou no início dos anos 1990 um núcleo de encontro de estudantes universitários para ouvir e dançar a música de Luiz Gonzaga e Dominguinhos e suas variantes.

Nesse contexto, a banda Falamansa tinha acabado de estourar, e “Esperando na Janela”, de Targino Gondim, em parceria com Manuca Almeida e Raimundinho do Acordeon, interpretada por Gilberto Gil estava na boca do povo; o Projeto Equilíbrio e outras casas de forró da região, recebiam mais de mil jovens por noite. As pistas de dança do Largo da Batata eram verdadeiros campos de paz em que trabalhadores e estudantes e tantos outros podiam conviver harmonicamente.

O musical Forró for All

A peça musical Forró For All dividida em 4 atos narra essa transição, a transformação estética na forma de se vestir para dançar o forró e acompanha todo o período em que a região do Largo da Batata deixou de ser um bairro habitado por agricultores, pelo comércio atacadista e pequenos comerciantes locais, muitos de origem nordestina e japonesa, para ser um bairro empresarial, de grandes varejistas, com metrô.

A revitalização e adequação do Largo da Batata, as obras públicas, a expulsão do comércio de menor porte e, posteriormente, a verticalização e a incorporação imobiliária e os decorrentes impactos negativos estão colocados nas ambições, anseios e frustrações das personagens de duas famílias que se unem diante da oportunidade de ascender socialmente.

“Eu, enquanto escritora, me sinto privilegiada de ter podido escrever este capítulo de nossa história cultural. A peça procura dar visibilidade a um movimento cultural que existe no bairro de Pinheiros há mais de 30 anos e que tranformou não só a minha vida, mas a de milhares de pessoas. Tivemos a oportunidade de vivenciar um Brasil mais democrático, mais alegre, em meio a processos individuais e políticos de profundas transformações”, conclui Deborah.

Sinopse

O musical conta a história de duas famílias: uma nordestina e uma paulistana que vivem o sonho de ascender socialmente na zona Sul de São Paulo. A oportunidade surge para eles no contexto do desenvolvimento do Largo da Batata, tradicional reduto nordestino, em vistas à construção do metrô Faria Lima. O viúvo Leandro (pai da menina Marina), é corretor de imóveis e propõe a José Alves (imigrante nordestino), uma parceria para ir comprando terrenos na região, em vistas de lucrar com a especulação imobiliária. O enredo é vivido pelos personagens em ambientes emblemáticos dos fatos históricos- musicais que marcam a cultura local, começando pela morte de Luiz Gonzaga, passando pela chegada da lambada, até o surgimento do Forró universitário.

FORRÓ FOR ALL

Ficha Técnica

Dramaturgia e Direção: Deborah Goldemberg

Atores: Aury Porto, Camila Castro, Diego Lima, Fernanda Assef , Flávio Pacato, Lucas Araújo, Maria Eduarda Pêcego, Victor Rigonatti, Diego Loman

Dançarinos: Pôla Neves, Kadine Teixeira, Marcelo Barbosa e Marcelo Santos Direção Musical: Lu Sarmento e Mauricio Braz

Execução musical: Bruno Menegatti – rabeca; Estevão Moreira – contrabaixo e violão; Diego Loman – sanfona; Fabio Manzione – percussão; Lu Sarmento – voz, violão e piano; Mauricio Braz – clarinete.

Preparação Corporal, Consultoria Coreográfica e histórica: Evandro Paz e Iris de Franco

Consultoria de Figurino: Iris De Franco

Iluminação: Camila Ismerim Direção de Produção: Diego Lima Produção: Cantinho da Criação

Assistente de Produção: Marcel Castro e Leticia Bellato Contra Regra: Henrique Pardini

Administrativo: Elaine Melero

Assessoria de Imprensa: Adriana Monteiro

Gênero: Teatro Musical

Siga @miguel.arcanjo no Instagram

Ouça Arcanjo Pod no Spotify

Blog do Arcanjo no YouTube

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Jornalista cultural influente e respeitado no Brasil, Miguel Arcanjo Prado é CEO do Blog do Arcanjo, fundado em 2012, e do Prêmio Arcanjo, desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e apresenta o Arcanjo Pod. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, CBN, Gazeta, UOL, UMA, OFuxico, Rede TV!, Rede Brasil, Versatille, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra o júri de Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de São Paulo, Prêmio Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil de Curtas. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *