★★★★ Crítica | Anitta maceta sons do Brasil no álbum À Procura da Anitta Perfeita e supera críticas com hits do verão

À Procura da Anitta Perfeita, de Anitta
Avaliação: Muito Bom ★★★★

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Tom Jobim, um dos artistas brasileiros mais bem sucedidos internacionalmente de todos os tempos, dizia que no Brasil o sucesso é visto como ofensa pessoal. Anitta sabe disso muito bem. Atualmente a brasileira mais poderosa no mercado fonográfico mundial, ela foi alvo de inúmeros ataques e críticas (algumas descabidas) em relação ao seu novo álbum lançado de surpresa, À Procura da Anitta Perfeita.

Nele, em sete faixas, a cantora carioca busca diálogo profundo com estilos musicais que agradam os brasileiros, transando muito bem com todos eles, indo desde o funk melódico da faixa de abertura Macetar (gíria do funk que significa fazer um sexo forte e inesquecível) e navegando pelo brega, sertanejo, funk carioca e o atualmente onipresente trap. Para falar diretamente ao coração do povão, Anitta convidou nomes populares como Maiara & Maraisa, Lexa, Wesley Safadão, Pocah, Rebecca, Costa Gold e MC Danny para realizarem participações.

A Anitta é um personagem, mas um personagem humano. Por isso nunca vou conseguir atender a esse desejo por perfeição. Daí a ideia do título: são músicas em ritmos diferentes entre si, mas todas com letras que são a cara da Anitta, como se fosse eu mesma tentando responder às demandas que vêm de todos lados. Como quem procura uma Anitta ideal nas várias versões dela mesma.

Anitta
cantora

Fato é que o disco que traz referência no título ao À Procura da Batida Perfeita, de Marcelo D2, de 2003, traz uma Anitta diversa e segura de si em qualquer mar que navegue. E também generosa no grande número de participações especiais, ciente de que estabelecer uma rede potente com outros artistas faz sua música soar em diversos polos, fugindo de bolhas e ampliando seu alcance.

“Minha vida é uma obra de arte, tinha que ser exposta no museu. O mundo tem poucas desse naipe, quem passou aqui nunca esqueceu”.
Anitta, em Macetar

anitta-perfeita-3

Anitta é uma excelente empresária e estrategista da própria carreira. Após se dedicar com afinco a agradar os ouvidos internacionais, ela aproveita a chegada do verão para lançar hits em sua terra natal, com potência de serem tocados à exaustão em festas de fim de ano e verão Brasil afora, além, obviamente, do próprio Carnaval, festa máxima brasileira que deverá voltar à sua potência em 2023 após os anos de restrição na pandemia. É preciso elogiar os produtores do disco, Rafinha RSQ, HITMAKER e André Nine, que fizeram excelentes trabalhos.

Esse é um projeto pra cima. Músicas que certamente as pessoas ouviriam na minha casa. Aquele EP para tocar enquanto você acorda, arruma a casa, faz um churrasco ou uma festa. Acho que é por isso que esse EP me empolga tanto. São músicas a cara do nosso país e do verão que vem aí. Eu amo.

Anitta
cantora

Faixa a Faixa: À Procura da Anitta Perfeita

Macetar abre o álbum deliciosamente malemolente com seu funk melody. Depois, Anitta vem toda trabalhada no empoderamento feminino e na sororidade em Ela Não Vale Nada, ao lado de Maiara & Maraisa. A cantora atualiza o rock inocente de Celly Campello com Biquini Vermelhinho, com Costa Gold e Rafinha RSQ. Em Mel, mergulha no brega de boteco barato ao lado de Wesley Safadão. E segue na mesma linha com Ai Papai, com Mc Danny e Hitmaker. E o funk carioca come solto e apressado em Avisa Lá, com as enérgicas Lexa, Pocah e Rebecca, que tem tudo para ser um dos hits dos bailes de verão e do Carnaval; é a melhor faixa do álbum. E ainda há a faixa oculta Vem Galopar.

anitta-perfeita-1

Em vez de falarem mal de Anitta por puro prazer da inveja e do despeito, os brasileiros poderiam admitir o sucesso mundial da cantora carioca e entender que o mesmo só colabora para o engrandecimento da cultura nacional em todo o planeta. Os brasileiros também poderiam enxergar o álbum de Anitta como um movimento de uma filha que não renega o lar e fez muito por este nos últimos tempos, incluindo na política — seu declarado apoio a Lula foi crucial nas últimas disputadíssimas eleições, na qual convocou milhões de jovens a tirarem o título de eleitor e votar. À Procura da Anitta Perfeita mostra uma Anitta que triunfou lá fora, mas que não desaprendeu a ser brasileira como ninguém, com todas as complexidades de definição que o gentilício tem, e que sabe dialogar com todos os rincões deste país continental.

★★★★
Artista: Anitta
Álbum: À Procura da Anitta Perfeita
Avaliação por Miguel Arcanjo Prado: Muito Bom

Siga @miguel.arcanjo no Instagram

Ouça Arcanjo Pod no Spotify

Blog do Arcanjo no YouTube

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Jornalista cultural influente e respeitado no Brasil, Miguel Arcanjo Prado é CEO do Blog do Arcanjo, fundado em 2012, e do Prêmio Arcanjo, desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e apresenta o Arcanjo Pod. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, CBN, Gazeta, UOL, UMA, OFuxico, Rede TV!, Rede Brasil, Versatille, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra o júri de Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de São Paulo, Prêmio Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil de Curtas. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *