Marina Sena lança música inédita com Gal Costa em gravação de Para Lennon e McCartney, sucesso de Milton Nascimento

Gal Costa e Marina Sena gravaram Para Lennon & McCartney de Milton Nascimento; lançamento é na sexta, 9/12 – Foto:  Alile Dara Onawale – Divulgação – Blog do Arcanjo

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Após revirar os olhinhos no Grammy Latino ao anunciar a vitória de Chitãozinho e Xororó, Marina Sena já tem um presente de Natal para os fãs não só dela como de Gal Costa também. Nesta sexta, 9 de dezembro, ela lança gravação da música Para Lennon e McCartney, grande sucesso de Milton Nascimento e faixa de abertura do álbum Milton, de 1970, em composição de Fernando Brant, Lô Borges e Márcio Borges. Marina faz dueto com ninguém menos que Gal Costa na regravação. Trata-se da última gravação de estúdio da icônica cantora baiana, que morreu no mês passado aos 77 anos, deixando o Brasil inconsolável. O dueto foi filmado pelo Música Conecta e faz parte de um projeto a ser lançado pela Biscoito Fino em 2023 com direção artística de Ana Basbaum, direção musical de Guilherme Kastrup e curadoria de repertório de Renato Vieira. Marina sempre confessou possuir verdadeira veneração por Gal e ter a musa tropicalista como sua maior referência. “Quando descobri que fazíamos aniversário juntas, tive a certeza de nossa conexão de outras vidas”, revela a mediúnica mineira de Taiobeiras radicada em São Paulo. Não custa lembrar que o refrão eternizado na voz de Milton diz: “Sou do mundo, sou Minas Gerais”. Ah, sobre o tão aguardado segundo disco, Marina Sena ainda não dá nenhum pio, mas o tal álbum sucessor ao De Primeira deve sair mesmo em 2023. Aguardemos.

Nas primeiras reuniões, pensamos em conjunto com a Ana Basbaum, diretora artística do projeto, em juntar essas duas cantoras, Gal Costa e Marina Sena, para interpretar uma música que pudesse estabelecer uma conexão entre elas. Daí surgiu a ideia de regravar esse clássico lançado por Milton Nascimento em 1970, Para Lennon e McCartney. É pena que Gal não esteja mais conosco fisicamente, mas esse registro mostra que uma voz como a dela não morre jamais e seu legado permanece conosco.

Renato Vieira
pesquisador musical, curador e jornalista

O Blog do Arcanjo adianta a ficha técnica da gravação:

Para Lennon e McCartney

Gal Costa e Marina Sena: voz
Fábio Sá: baixo e baixo synth
Gui Held: guitarras
Brisa Flow: samples
Kastrup: percussões e MPC
Direção musical: Guilherme Kastrup
Direção Artística: Ana Basbaum
Curadoria de projeto e repertório: Ana Basbaum e Renato Vieira

Para Lennon e McCartney é uma canção composta por Fernando Brant, Lô Borges e Márcio Borges, gravada por Milton Nascimento em 1970, como faixa de abertura do álbum Milton, gravação mais icônica da canção até os dias de hoje. Agora, ela ganha as vozes de Gal Costa e Marina Sena, em um precioso encontro de gerações que revigora a música popular brasileira.

Ouça a gravação original

Siga @miguel.arcanjo

Inscreva-se no canal Blog do Arcanjo

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Respeitado jornalista cultural e crítico de artes do Brasil, Miguel Arcanjo Prado é CEO do Blog do Arcanjo, fundado em 2012, e do Prêmio Arcanjo, criado em 2019. É mestre em Artes pela UNESP, pós-graduado em Cultura pela ECA-USP, bacharel em Comunicação Social pela UFMG e crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural e Projetos Especiais da SP Escola de Teatro e apresenta o Podcast do Arcanjo na OLA Podcasts. Eleito um dos melhores jornalistas de Cultura do Brasil pelo Prêmio Comunique-se por três vezes e recebeu a Medalha Mário de Andrade, maior honraria nas letras do Estado de São Paulo. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, CBN, Gazeta, UOL, Uma, OFuxico, Rede TV!, Rede Brasil, Versatille, TV UFMG e O Pasquim 21. É jurado das premiações Prêmio Arcanjo, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Imprensa Digital, Melhores do Ano Guia da Folha, Prêmios ANCEC e Prêmio Canal Brasil de Curtas. É vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil e Prêmio Governo do Estado de São Paulo – Medalha Mário de Andrade.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Entretenimento e Cultura por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é podcast-do-arcanjo.jpg

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Harry e Meghan na Netflix Michael Jackson: Thriller faz 40 anos Marina Sena lança música com Gal Costa Crítica | Anitta maceta sons do Brasil no álbum À Procura da Anitta Perfeita e supera críticas com hits do verão Brasil e Argentina se beijam na Copa do Mundo do Qatar 2022