★★★★ Crítica | Anitta maceta sons do Brasil no álbum À Procura da Anitta Perfeita e supera críticas com hits do verão

À Procura da Anitta Perfeita, de Anitta
Avaliação: Muito Bom ★★★★

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Tom Jobim, um dos artistas brasileiros mais bem sucedidos internacionalmente de todos os tempos, dizia que no Brasil o sucesso é visto como ofensa pessoal. Anitta sabe disso muito bem. Atualmente a brasileira mais poderosa no mercado fonográfico mundial, ela foi alvo de inúmeros ataques e críticas (algumas descabidas) em relação ao seu novo álbum lançado de surpresa, À Procura da Anitta Perfeita.

Nele, em sete faixas, a cantora carioca busca diálogo profundo com estilos musicais que agradam os brasileiros, transando muito bem com todos eles, indo desde o funk melódico da faixa de abertura Macetar (gíria do funk que significa fazer um sexo forte e inesquecível) e navegando pelo brega, sertanejo, funk carioca e o atualmente onipresente trap. Para falar diretamente ao coração do povão, Anitta convidou nomes populares como Maiara & Maraisa, Lexa, Wesley Safadão, Pocah, Rebecca, Costa Gold e MC Danny para realizarem participações.

A Anitta é um personagem, mas um personagem humano. Por isso nunca vou conseguir atender a esse desejo por perfeição. Daí a ideia do título: são músicas em ritmos diferentes entre si, mas todas com letras que são a cara da Anitta, como se fosse eu mesma tentando responder às demandas que vêm de todos lados. Como quem procura uma Anitta ideal nas várias versões dela mesma.

Anitta
cantora

Fato é que o disco que traz referência no título ao À Procura da Batida Perfeita, de Marcelo D2, de 2003, traz uma Anitta diversa e segura de si em qualquer mar que navegue. E também generosa no grande número de participações especiais, ciente de que estabelecer uma rede potente com outros artistas faz sua música soar em diversos polos, fugindo de bolhas e ampliando seu alcance.

“Minha vida é uma obra de arte, tinha que ser exposta no museu. O mundo tem poucas desse naipe, quem passou aqui nunca esqueceu”.
Anitta, em Macetar

anitta-perfeita-3

Anitta é uma excelente empresária e estrategista da própria carreira. Após se dedicar com afinco a agradar os ouvidos internacionais, ela aproveita a chegada do verão para lançar hits em sua terra natal, com potência de serem tocados à exaustão em festas de fim de ano e verão Brasil afora, além, obviamente, do próprio Carnaval, festa máxima brasileira que deverá voltar à sua potência em 2023 após os anos de restrição na pandemia. É preciso elogiar os produtores do disco, Rafinha RSQ, HITMAKER e André Nine, que fizeram excelentes trabalhos.

Esse é um projeto pra cima. Músicas que certamente as pessoas ouviriam na minha casa. Aquele EP para tocar enquanto você acorda, arruma a casa, faz um churrasco ou uma festa. Acho que é por isso que esse EP me empolga tanto. São músicas a cara do nosso país e do verão que vem aí. Eu amo.

Anitta
cantora

Faixa a Faixa: À Procura da Anitta Perfeita

Macetar abre o álbum deliciosamente malemolente com seu funk melody. Depois, Anitta vem toda trabalhada no empoderamento feminino e na sororidade em Ela Não Vale Nada, ao lado de Maiara & Maraisa. A cantora atualiza o rock inocente de Celly Campello com Biquini Vermelhinho, com Costa Gold e Rafinha RSQ. Em Mel, mergulha no brega de boteco barato ao lado de Wesley Safadão. E segue na mesma linha com Ai Papai, com Mc Danny e Hitmaker. E o funk carioca come solto e apressado em Avisa Lá, com as enérgicas Lexa, Pocah e Rebecca, que tem tudo para ser um dos hits dos bailes de verão e do Carnaval; é a melhor faixa do álbum. E ainda há a faixa oculta Vem Galopar.

anitta-perfeita-1

Em vez de falarem mal de Anitta por puro prazer da inveja e do despeito, os brasileiros poderiam admitir o sucesso mundial da cantora carioca e entender que o mesmo só colabora para o engrandecimento da cultura nacional em todo o planeta. Os brasileiros também poderiam enxergar o álbum de Anitta como um movimento de uma filha que não renega o lar e fez muito por este nos últimos tempos, incluindo na política — seu declarado apoio a Lula foi crucial nas últimas disputadíssimas eleições, na qual convocou milhões de jovens a tirarem o título de eleitor e votar. À Procura da Anitta Perfeita mostra uma Anitta que triunfou lá fora, mas que não desaprendeu a ser brasileira como ninguém, com todas as complexidades de definição que o gentilício tem, e que sabe dialogar com todos os rincões deste país continental.

★★★★
Artista: Anitta
Álbum: À Procura da Anitta Perfeita
Avaliação por Miguel Arcanjo Prado: Muito Bom

Siga @miguel.arcanjo

Inscreva-se no canal Blog do Arcanjo

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Respeitado jornalista cultural e crítico de artes do Brasil, Miguel Arcanjo Prado é CEO do Blog do Arcanjo, fundado em 2012, e do Prêmio Arcanjo, criado em 2019. É mestre em Artes pela UNESP, pós-graduado em Cultura pela ECA-USP, bacharel em Comunicação Social pela UFMG e crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural e Projetos Especiais da SP Escola de Teatro e apresenta o Podcast do Arcanjo na OLA Podcasts. Eleito um dos melhores jornalistas de Cultura do Brasil pelo Prêmio Comunique-se por três vezes e recebeu a Medalha Mário de Andrade, maior honraria nas letras do Estado de São Paulo. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, CBN, Gazeta, UOL, Uma, OFuxico, Rede TV!, Rede Brasil, Versatille, TV UFMG e O Pasquim 21. É jurado das premiações Prêmio Arcanjo, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Imprensa Digital, Melhores do Ano Guia da Folha, Prêmios ANCEC e Prêmio Canal Brasil de Curtas. É vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil e Prêmio Governo do Estado de São Paulo – Medalha Mário de Andrade.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Entretenimento e Cultura por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é podcast-do-arcanjo.jpg
Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Harry e Meghan na Netflix Michael Jackson: Thriller faz 40 anos Marina Sena lança música com Gal Costa Crítica | Anitta maceta sons do Brasil no álbum À Procura da Anitta Perfeita e supera críticas com hits do verão Brasil e Argentina se beijam na Copa do Mundo do Qatar 2022