Renato Vieira lança livro O Produtor da Tropicália – Manoel Barenbein em SP e no Rio

Renato Vieira e Manoel Barenbein: jornalista faz podcast com o produtor da Tropicália - Fotos: Divulgação - Blog do Arcanjo
Renato Vieira e Manoel Barenbein: jornalista escreveu livro com a história do icônico produtor musical da Tropicália – Fotos: Divulgação – Blog do Arcanjo

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo


Mentor incomensurável do movimento que culminou na Tropicália, onde exerceu papel crucial como produtor, Manoel Barenbein é o personagem principal do livro obrigatório O Produtor da Tropicália – Manoel Barenbein e os álbuns de um movimento revolucionário, escrito pelo jornalista e pesquisador musical Renato Vieira, um dos grandes nomes do jornalismo cultural brasileiro.

Baseado no podcast de mesmo nome que foi ao ar pela série Discoteca Básica Apresenta (do podcast Discoteca Básica), o livro é composto por entrevistas de Barenbein em que ele conta a Vieira como foi a concepção desses trabalhos históricos e a convivência com Caetano Veloso, Chico Buarque, Gilberto Gil, Gal Costa, João Gilberto, Jorge Ben, Mutantes e Maria Bethânia.

Com prefácio de Gilberto Gil, O Produtor da Tropicália traz ainda conteúdo exclusivo: entrevistas inéditas sobre os trabalhos que Barenbein fez com Erasmo Carlos, Nara Leão, Rogério Duprat, Ronnie Von, Claudette Soares e Jair Rodrigues.

Editado pela Garota FM Books, o livro já tem sessão de autógrafos marcada em São Paulo, onde está radicado o autor, que é mineiro, e no Rio. Dia 1º de dezembro (quinta-feira), Renato Vieira estará na Travessa de Pinheiros a partir das 19h. No dia 06 de dezembro (terça-feira), ele desembarca no Rio para autografar os exemplares na Travessa do Leblon a partir das 19h.

O Produtor da Tropicália – Manoel Barenbein e os álbuns de um movimento revolucionário celebra o legado tropicalista no ano em que seus dois idealizadores, Gilberto Gil e Caetano Veloso, completaram 80 anos, bem como o próprio Barenbein (Gil em 26 de junho, Caetano em 07 de agosto e Manoel, em 07 de setembro).

Manoel Barenbein sempre gostou de estar nos bastidores. Ele acredita que o holofote tem que ser do artista. Graças à compreensão de Barenbein, esses artistas se sentiram livres para criar. Ele estimulava isso. No livro ‘Verdade Tropical’, por exemplo, Caetano Veloso disse que Barenbein comprou a briga dos tropicalistas com carinho e determinação”.

Renato Vieira
autor de O Produtor da Tropicália

Ele não era nada circunspecto, nada formal. Naquele momento da Tropicália, Manoel era um de nós, colocava a colher na massa do bolo da mesma maneira.

Gilberto Gil
no prefácio de O Produtor da Tropicália

Sobre o autor

Renato Vieira tem passagens pela TV Bandeirantes, Jornal O Tempo (Belo Horizonte) e O Estado de São Paulo. Pesquisador musical, assinou a curadoria e textos de reedições especiais ou compilações de Belchior, Gilberto Gil, Elis Regina, Ney Matogrosso, Jorge Mautner, Novos Baianos e Tom Zé, além da pesquisa e edição do livro “Foi Assim” (Ed. Record), autobiografia da cantora Wanderléa. É autor de “Tempo Feliz – A História da Gravadora Forma” (Ed. Kuarup), lançado em 2022, e fez a pesquisa de imagens da fotobiografia de Gal Costa, lançada em 2021.

Sobre a editora

A Garota FM Books é uma editora de publicações voltadas para o mercado da música criada durante a produção do “Discobiografia Mutante: Álbuns que Revolucionaram a música brasileira”, de Chris Fuscaldo. Também bilíngue, “Jimmy Page no Brasil”, é um livro de Leandro Souto Maior sobre a história de amor do líder do Led Zeppelin com o país. “Renato, o Russo”, de Julliany Mucury, foi lançado em outubro de 2021, mês em que a morte do líder da Legião Urbana completou 25 anos. Em 2022, a editora já lançou “1979 – O ano que ressignificou a MPB”, que reúne 100 artigos sobre álbuns de 1979 organizados por Célio Albuquerque, e “Cantadas – Ensaios Sobre 35 Grandes Vozes de Mulheres da Música Brasileira”, do crítico musical Mauro Ferreira, além de estar editando “De Tudo Se Faz Canção – Os 50 Anos do Clube da Esquina”, organizado por Márcio Borges e Chris Fuscaldo.

Siga @miguel.arcanjo no Instagram

Ouça Arcanjo Pod no Spotify

Blog do Arcanjo no YouTube

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Jornalista cultural influente e respeitado no Brasil, Miguel Arcanjo Prado é CEO do Blog do Arcanjo, fundado em 2012, e do Prêmio Arcanjo, desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e apresenta o Arcanjo Pod. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, CBN, Gazeta, UOL, UMA, OFuxico, Rede TV!, Rede Brasil, Versatille, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra o júri de Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de São Paulo, Prêmio Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil de Curtas. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *