Pretagonismo Day emociona com história dos astros e estrelas negros dos musicais no Teatro Liberdade

Tiago Barbosa contou sua trajetória como ator do teatro musical mais bem sucedido no mercado internacional no Pretagonismo Day – Foto: Divulgação – Blog do Arcanjo

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Encerrando com chave de ouro o mês da Consciência Negra, o espetáculo talk show Pretagonismo Day – I Ato, apresentou a trajetória de importantes astros e estrelas negros do teatro musical brasileiro. Com idealização de Jorge Delmond e Lucas Honorato, a noite teve direção musical de Gui Leal, pela Delmond Produções Entertainment com apoio do Grupo Infinitus, empresa gestora do Teatro Liberdade, onde a produção foi fortemente aplaudida pelo público.

Eventos como o Pretagonismo Day são necessários para mudar a mentalidade com a qual artistas negros são enxergados muitas vezes por grandes produtores de nosso teatro brasileiro, que precisam urgentemente acompanhar o rumo da história e se abrirem realmente à diversidade dentro dos elencos e à potência que artistas negros representam.

Larissa Noel brilhou como mestre de cerimônia do Pretagonismo Day no Teatro Liberdade – Foto: Divulgação – Blog do Arcanjo

A carismática Larissa Noel, atualmente destaque no elenco do musical O Pequeno Príncipe, abriu a noite em performance potente de O Que Se Cala, sucesso de Elza Soares, e conduziu as entrevistas como mestre de cerimônia. Passaram pelo palco Tiago Barbosa, Diva Menner, Gabriel Vicente, Marília Lopes, Léo Araújo, Luci Salutes, Gui Leal e Willian Sancar, compartilhando com o público suas experiências como artistas negros, desbravando com coragem e persistência o mercado de teatro musical.

Gui Leal assinou a direção musical de Pretagonismo Day no Teatro Liberdade – Foto: Rafa Marques – Blog do Arcanjo

Os artistas falaram da importância de se contar histórias negras e de o mercado enxergar a potência nos atores e atrizes negros para qualquer tipo de personagem. Também foi ressaltado o fato de ainda nos dias atuais superproduções terem apenas um ou dois negros no elenco, quando não nenhum, em um cenário que a população negra corresponde a mais da metade dos habitantes do Brasil.

Tiago Barbosa como primeiro príncipe negro da história em um musical da Disney em Cinderella – Foto: Luiz Henrique Leão/Divulgação – Blog do Arcanjo

Tiago Barbosa emocionou a plateia contando sua trajetória, desde o Vidigal, no Rio, até se tornar o ator brasileiro mais bem sucedido no mercado internacional dos musicais, tendo protagonizado O Rei Leão em São Paulo e em Madrid, onde ainda concorreu com Antonio Banderas a importante premiação teatral espanhola por sua performance em Kinky Boots. Ele ainda falou da retomada da carreira no Brasil interpretando o ícone Milton Nascimento no musical Clube da Esquina – Os Sonhos Não Envelhecem, atualmente em cartaz no Teatro Liberdade. O astro confessou que sentiu falta de apoio muitas vezes dentro de sua própria comunidade negra, pedindo maior união.

O ator Tiago Barbosa como Simba em O Rei Leão: sucesso no Brasil e na Espanha como protagonista da superprodução – Foto: João Caldas – Blog do Arcanjo

Siga @miguel.arcanjo no Instagram

Ouça Arcanjo Pod no Spotify

Blog do Arcanjo no YouTube

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Jornalista cultural influente e respeitado no Brasil, Miguel Arcanjo Prado é CEO do Blog do Arcanjo, fundado em 2012, e do Prêmio Arcanjo, desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e apresenta o Arcanjo Pod. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, CBN, Gazeta, UOL, UMA, OFuxico, Rede TV!, Rede Brasil, Versatille, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra o júri de Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de São Paulo, Prêmio Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil de Curtas. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *