Sesc São Paulo lança novo olhar ao Brasil com peças amazonias e Uma Leitura dos Búzios

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Enxergar a história do Brasil sob um novo prisma, mais diverso, inclusivo e responsável. É com essa proposta que o Sesc São Paulo estreou neste mês da Consciência Negra, duas novas montagens teatrais: Uma Leitura dos Búzios, no Sesc Vila Mariana, e amazonias: ver a mata que te vê, no Sesc Pinheiros.
Leitura dos Búzios se inspira na Conjuração Baiana, levante contra a Coroa Portuguesa ocorrido em Salvador em 1798-199. A obra tem direção de Marcio Meirelles, fundador do Bando de Teatro Olodum. A peça tem elenco majoritariamente negro, selecionado por meio de oficina-audição. A temporada no Sesc Vila Mariana ai até 29 de janeiro de 2023.
amazonias, sob direção de Maria Thais, aborda não só aspectos climáticos e naturais como também culturais da região que abriga a maior floresta do mundo, ecossistema que atravessa oito países da América do Sul. A obra possui artistas indígenas e amazônicos em seu elenco. A temporada no Sesc Pinheiros vai até 12 de fevereiro de 2023.
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Ed. Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.