Osesp faz concerto duplo no Carnegie Hall em Nova York com Tom Jobim, Villa-Lobos, modernismo e Amazônia

Lendária casa de espetáculos nova-iorquina recebe Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Um feito internacional para a música clássica brasileira em celebração dos 200 anos de nossa Independência. A Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo apresentará nesta sexta, 14, e sábado, 15, no lendário Carnegie Hall, principal casa de espetáculos de Nova York, nos Estados Unidos (e berço mundial da bossa nova, com o histórico show de 1962).

Sobre o concerto, a Osesp informa que trata-se de uma celebração não só do Bicentenário da Independência como também dos 100 anos do modernismo brasileiro e da Amazônia. A regência será de Marin Alsop.

A Osesp fará o concerto Floresta Villa-Lobos, com obras de Heitor Villa-Lobos, Tom Jobim, Philip Glass, Clarice Assad e José Antônio de Almeida Prado; além de exibir aos nova-iorquinos uma projeção concebida por Marcello Dantas. Os ingressos para as duas disputadas sessões já estão esgotados. Quem desejar conquistar algum terá de se aventurar com os cambistas da Big Apple.

Osesp na Sala São Paulo

O site do Carnegie Hall informa o seguinte sobre o evento: “Em comemoração aos 200 anos da independência do Brasil, a Orquestra Sinfônica de São Paulo faz sua estreia no Carnegie Hall com um programa à altura da ocasião histórica. O concerto começa com a extremamente popular Scherezade de Rimsky-Korsakov , uma suíte sinfônica inspirada na lendária heroína e folclore das Mil e Uma Noites . A segunda metade da apresentação trata o público com a música do essencial compositor brasileiro Villa-Lobos. Um prelúdio majestoso de uma de suas imaginações de Bach-encontra-Brasil abre os procedimentos. O mestre da gaita José Staneck , um dos músicos proeminentes deste repertório, maximiza a beleza lírica do Concerto para Gaita. O O Coro Sinfônico de São Paulo então se junta para o fervente e explosivo Chôros No. 10.

“A Osesp representa de modo exemplar a excelência, o rigor e a diversidade que caracterizam os corpos artísticos, as instituições culturais e os programas e ações da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo. Os paulistas podem e devem se orgulhar da Osesp e da política pública de cultura realizada aqui; e precisam se unir para defender e valorizar tudo isso! Viva a Osesp!”, afirma Sérgio Sá Leitão, secretário de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.

city lights under night sky
Osesp representa música do Brasil em Nova York no Carnegie Hall – Photo by Reynaldo #brigworkz Brigantty on Pexels.com – Blog do Arcanjo

Siga @miguel.arcanjo

Inscreva-se no canal Blog do Arcanjo

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Um dos mais influentes e respeitados jornalistas e críticos culturais do Brasil, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo e o Prêmio Arcanjo. É mestre em Artes pela UNESP, pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, bacharel em Comunicação Social pela UFMG e crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e faz o Podcast do Arcanjo. Foi eleito entre os melhores jornalistas de Cultura do Brasil pelo Prêmio Comunique-se e Prêmio Governador do Estado de São Paulo. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, Gazeta, UOL, Uma, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. É jurado das premiações Prêmio Arcanjo, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Digital, Melhores do Ano Guia da Folha, Prêmios ANCEC e Prêmio Canal Brasil de Curtas. É vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã e Prêmio África Brasil.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Entretenimento e Cultura por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é podcast-do-arcanjo.jpg
Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Crítica | Anitta maceta sons do Brasil no álbum À Procura da Anitta Perfeita e supera críticas com hits do verão Brasil e Argentina se beijam na Copa do Mundo do Qatar 2022 Após críticas, Nômade Festival coloca negros com Erykah Badu Festival de Curitiba anuncia novidades em 2023 II Expo Internacional Consciência Negra SP