Osesp faz concerto duplo no Carnegie Hall em Nova York com Tom Jobim, Villa-Lobos, modernismo e Amazônia

Lendária casa de espetáculos nova-iorquina recebe Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo
Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Um feito internacional para a música clássica brasileira em celebração dos 200 anos de nossa Independência. A Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo apresentará nesta sexta, 14, e sábado, 15, no lendário Carnegie Hall, principal casa de espetáculos de Nova York, nos Estados Unidos (e berço mundial da bossa nova, com o histórico show de 1962).
Sobre o concerto, a Osesp informa que trata-se de uma celebração não só do Bicentenário da Independência como também dos 100 anos do modernismo brasileiro e da Amazônia. A regência será de Marin Alsop.
A Osesp fará o concerto Floresta Villa-Lobos, com obras de Heitor Villa-Lobos, Tom Jobim, Philip Glass, Clarice Assad e José Antônio de Almeida Prado; além de exibir aos nova-iorquinos uma projeção concebida por Marcello Dantas. Os ingressos para as duas disputadas sessões já estão esgotados. Quem desejar conquistar algum terá de se aventurar com os cambistas da Big Apple.
O site do Carnegie Hall informa o seguinte sobre o evento: “Em comemoração aos 200 anos da independência do Brasil, a Orquestra Sinfônica de São Paulo faz sua estreia no Carnegie Hall com um programa à altura da ocasião histórica. O concerto começa com a extremamente popular Scherezade de Rimsky-Korsakov , uma suíte sinfônica inspirada na lendária heroína e folclore das Mil e Uma Noites . A segunda metade da apresentação trata o público com a música do essencial compositor brasileiro Villa-Lobos. Um prelúdio majestoso de uma de suas imaginações de Bach-encontra-Brasil abre os procedimentos. O mestre da gaita José Staneck , um dos músicos proeminentes deste repertório, maximiza a beleza lírica do Concerto para Gaita. O O Coro Sinfônico de São Paulo então se junta para o fervente e explosivo Chôros No. 10.
“A Osesp representa de modo exemplar a excelência, o rigor e a diversidade que caracterizam os corpos artísticos, as instituições culturais e os programas e ações da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo. Os paulistas podem e devem se orgulhar da Osesp e da política pública de cultura realizada aqui; e precisam se unir para defender e valorizar tudo isso! Viva a Osesp!”, afirma Sérgio Sá Leitão, secretário de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.

Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.