Ruy Castro entra para a Academia Brasileira de Letras
Ruy Castro herda cadeira 13, de Sergio Paulo Rouanet, que morreu em julho
Ruy Castro é o novo imortal da Academia Brasileira de Leatras, a ABL. Ele foi eleito na última quinta-feira, 6 de outubro, em sessão no Petit Trianon definiu o novo ocupante da cadeira 13. Ele substitui Sergio Paulo Rouanet, que morreu 3 de julho, aos 88 anos, vítima de uma síndrome de Parkinson avançada, no Rio de Janeiro.
Ruy Castro, que é escritor e também jornalista, obteve 32 votos. Participaram da eleição 35 acadêmicos de forma presencial ou por carta. Os ocupantes anteriores da Cadeira 13 foram: Francisco de Assis Barbosa, Augusto Meyer, Hélio Lobo, Sousa Bandeira, Martins Júnior, Francisco de Castro, Visconde de Taunay e Francisco Otaviano.
O acadêmico eleito
Ruy Castro começou a sua trajetória profissional como repórter em 1967, no Correio da Manhã, do Rio, e passou vários veículos jornalísticos cariocas e paulistas. Em 1990, concentrou sua carreira em seus livros, sendo autor de biografias e livros de reconstituição histórica. Em 2022, recebeu o prêmio Machado de Assis, da Academia Brasileira de Letras.
Colaborou Carolina Fayad
Siga @miguel.arcanjo
Inscreva-se no canal Blog do Arcanjo
Um dos jornalistas culturais mais respeitados do Brasil, Miguel Arcanjo Prado é CEO do Blog do Arcanjo, fundado em 2012, e do Prêmio Arcanjo, desde 2019. É mestre em Artes pela UNESP, pós-graduado em Cultura pela ECA-USP, bacharel em Comunicação pela UFMG e crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e apresenta o Arcanjo Pod. Foi eleito um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se por três vezes. Recebeu a Medalha Mário de Andrade, maior honraria nas letras do Governo do Estado de São Paulo. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, CBN, Gazeta, UOL, UMA, OFuxico, Rede TV!, Rede Brasil, Versatille, TV UFMG e O Pasquim 21. É presidente do júri do Prêmio Arcanjo e integra o júri do Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Imprensa Digital, Guia da Folha, e Canal Brasil de Curtas. Recebeu ainda o Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil e Prêmio Leda Maria Martins.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.