Ruy Castro entra para a Academia Brasileira de Letras

Eleito com 32 votos, Ruy Castro assume a caderia nº 13 da Academia Brasileira de Letras – Foto: Reprodução – Blog do Arcanjo

Ruy Castro herda cadeira 13, de Sergio Paulo Rouanet, que morreu em julho

Ruy Castro é o novo imortal da Academia Brasileira de Leatras, a ABL. Ele foi eleito na última quinta-feira, 6 de outubro, em sessão no Petit Trianon definiu o novo ocupante da cadeira 13. Ele substitui Sergio Paulo Rouanet, que morreu 3 de julho, aos 88 anos, vítima de uma síndrome de Parkinson avançada, no Rio de Janeiro.

Ruy Castro, que é escritor e também jornalista, obteve 32 votos. Participaram da eleição 35 acadêmicos de forma presencial ou por carta. Os ocupantes anteriores da Cadeira 13 foram: Francisco de Assis Barbosa, Augusto Meyer, Hélio Lobo, Sousa Bandeira, Martins Júnior, Francisco de Castro, Visconde de Taunay e Francisco Otaviano.

O acadêmico eleito

Ruy Castro começou a sua trajetória profissional como repórter em 1967, no Correio da Manhã, do Rio, e passou vários veículos jornalísticos cariocas e paulistas. Em 1990, concentrou sua carreira em seus livros, sendo autor de biografias e livros de reconstituição histórica. Em 2022, recebeu o prêmio Machado de Assis, da Academia Brasileira de Letras.

Colaborou Carolina Fayad

Siga @miguel.arcanjo

Inscreva-se no canal Blog do Arcanjo

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Um dos mais influentes e respeitados jornalistas e críticos culturais do Brasil, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo e o Prêmio Arcanjo. É mestre em Artes pela UNESP, pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, bacharel em Comunicação Social pela UFMG e crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e faz o Podcast do Arcanjo. Foi eleito entre os melhores jornalistas de Cultura do Brasil pelo Prêmio Comunique-se e Prêmio Governador do Estado de São Paulo. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, Gazeta, UOL, Uma, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. É jurado das premiações Prêmio Arcanjo, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Digital, Melhores do Ano Guia da Folha, Prêmios ANCEC e Prêmio Canal Brasil de Curtas. É vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã e Prêmio África Brasil.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Entretenimento e Cultura por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é podcast-do-arcanjo.jpg
Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Crítica | Anitta maceta sons do Brasil no álbum À Procura da Anitta Perfeita e supera críticas com hits do verão Brasil e Argentina se beijam na Copa do Mundo do Qatar 2022 Após críticas, Nômade Festival coloca negros com Erykah Badu Festival de Curitiba anuncia novidades em 2023 II Expo Internacional Consciência Negra SP