Mirada 2022 tem 36 peças de 13 países: saiba tudo do Festival Ibero-Americano de Artes Cênicas em Santos e região

Mirada 2022 homenageia Portugal no marco do Bicentenário da Independência do Brasil: cena da peça portuguesa Os Filhos do Mal – Foto: Estelle Valente/Divulgação – Blog do Arcanjo

Evento do Sesc São Paulo ocupa Santos e região com espetáculos internacionais

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

ENVIADO ESPECIAL A SANTOS*

No mês em que o Brasil celebra o Bicentenário da Independência, nosso país ex-colonizador, Portugal, é o homenageado pelo 6º Festival Ibero-Americano de Artes Cênicas do Sesc São Paulo, o Mirada 2022.

O evento começou no último dia 9 e vai até 18 de setembro com 36 peças de 13 países em dez dias de festival em Santos e região. Boa parte das atividades são realizadas no Sesc Santos, coração do evento que tem como parceiro a Prefeitura de Santos e a Prefeitura de Cubatão.

Diretor regional do Sesc São Paulo, Danilo Santos de Miranda lembra que a cultura “reduz fronteiras e fortalece diálogos” entre os povos. Ele lembra que o Mirada surgiu em 2010 “com o objetivo de apresentar experiências cênicas dos países da América Latina, Espanha e de Portugal, favorecendo diálogos entre criadores e público”. Para o executivo, o vento tem como fim “propiciar trocas e reflexões sobre heranças comuns e identidades particulares”.

O público da Baixada Santista confere em dez dias nove peças portuguesas e também espetáculos de lugares como Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, Espanha, Equador, México, Peru, Portugal, Uruguai e Venezuela.

Entre as temáticas abordadas, estão o genocídio dos povos originários, a luta antirracista, os golpes militares na América Latina, o novo pensamento decolonial — presente nas atividades formativas propostas pela curadoria assinada por Giovana Soar, Ivam Cabral e Johnny Salaberg — e também a preservação do meio ambiente.

As peças brasileiras são representadas por produções de São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal e Sergipe. Também foram convidados pelo Sesc São Paulo ao evento programadores de festivais do Brasil e internacionais, além de veículos da imprensa especializada, entre eles o Blog do Arcanjo.

O evento ainda terá Salas de Dramaturgia Virtual, no qual escritores para o teatro compartilham com o público seus processos criativos, e rodas de conversa com temas em ebulição nos palcos e na sociedade. No Ponto de Encontro do Sesc Santos, se apresentam nomes como a DJ Cecyza e a banda Abacaxepa.

Confira a programação do Mirada 2022.

*O jornalista e crítico Miguel Arcanjo Prado viaja a convite do Sesc São Paulo e Mirada 2022.

Sesc Santos é o coração do Festival Mirada – Foto: Divulgação – Blog do Arcanjo

Siga @miguel.arcanjo

Inscreva-se no canal Blog do Arcanjo

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

O jornalista Miguel Arcanjo Prado é CEO do Blog do Arcanjo, fundado em 2012, e do Prêmio Arcanjo, criado em 2019. É mestre em Artes pela UNESP, pós-graduado em Cultura pela ECA-USP, bacharel em Comunicação Social pela UFMG e crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural e Projetos Especiais da SP Escola de Teatro e apresenta o Podcast do Arcanjo na OLA Podcasts. Eleito um dos melhores jornalistas de Cultura do Brasil pelo Prêmio Comunique-se por três vezes e recebeu a Medalha Mário de Andrade, maior honraria nas letras do Governo do Estado de São Paulo. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, CBN, Gazeta, UOL, Uma, OFuxico, Rede TV!, Rede Brasil, Versatille, TV UFMG e O Pasquim 21. É jurado das premiações Prêmio Arcanjo, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Imprensa Digital, Melhores do Ano Guia da Folha, Prêmios ANCEC e Prêmio Canal Brasil de Curtas. É vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Prêmio Governo do Estado de São Paulo – Medalha Mário de Andrade.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Entretenimento e Cultura por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é podcast-do-arcanjo.jpg
Please follow and like us:

1 Resultado

  1. 14/09/2022

    […] de sentir um gostinho do festival. O Mirada começou no último dia 9 e vai até 18 de setembro com 36 peças de 13 países. O Blog do Arcanjo mostra a seguir quais […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Morre Glória Maria Harry e Meghan na Netflix Michael Jackson: Thriller faz 40 anos Marina Sena lança música com Gal Costa Crítica | Anitta maceta sons do Brasil no álbum À Procura da Anitta Perfeita e supera críticas com hits do verão