Mirada 2022 tem 36 peças de 13 países: saiba tudo do Festival Ibero-Americano de Artes Cênicas em Santos e região

Mirada 2022 homenageia Portugal no marco do Bicentenário da Independência do Brasil: cena da peça portuguesa Os Filhos do Mal – Foto: Estelle Valente/Divulgação – Blog do Arcanjo

Evento do Sesc São Paulo ocupa Santos e região com espetáculos internacionais

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

ENVIADO ESPECIAL A SANTOS*

No mês em que o Brasil celebra o Bicentenário da Independência, nosso país ex-colonizador, Portugal, é o homenageado pelo 6º Festival Ibero-Americano de Artes Cênicas do Sesc São Paulo, o Mirada 2022.

O evento começou no último dia 9 e vai até 18 de setembro com 36 peças de 13 países em dez dias de festival em Santos e região. Boa parte das atividades são realizadas no Sesc Santos, coração do evento que tem como parceiro a Prefeitura de Santos e a Prefeitura de Cubatão.

Diretor regional do Sesc São Paulo, Danilo Santos de Miranda lembra que a cultura “reduz fronteiras e fortalece diálogos” entre os povos. Ele lembra que o Mirada surgiu em 2010 “com o objetivo de apresentar experiências cênicas dos países da América Latina, Espanha e de Portugal, favorecendo diálogos entre criadores e público”. Para o executivo, o vento tem como fim “propiciar trocas e reflexões sobre heranças comuns e identidades particulares”.

O público da Baixada Santista confere em dez dias nove peças portuguesas e também espetáculos de lugares como Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, Espanha, Equador, México, Peru, Portugal, Uruguai e Venezuela.

Entre as temáticas abordadas, estão o genocídio dos povos originários, a luta antirracista, os golpes militares na América Latina, o novo pensamento decolonial — presente nas atividades formativas propostas pela curadoria assinada por Giovana Soar, Ivam Cabral e Johnny Salaberg — e também a preservação do meio ambiente.

As peças brasileiras são representadas por produções de São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal e Sergipe. Também foram convidados pelo Sesc São Paulo ao evento programadores de festivais do Brasil e internacionais, além de veículos da imprensa especializada, entre eles o Blog do Arcanjo.

O evento ainda terá Salas de Dramaturgia Virtual, no qual escritores para o teatro compartilham com o público seus processos criativos, e rodas de conversa com temas em ebulição nos palcos e na sociedade. No Ponto de Encontro do Sesc Santos, se apresentam nomes como a DJ Cecyza e a banda Abacaxepa.

Confira a programação do Mirada 2022.

*O jornalista e crítico Miguel Arcanjo Prado viaja a convite do Sesc São Paulo e Mirada 2022.

Sesc Santos é o coração do Festival Mirada – Foto: Divulgação – Blog do Arcanjo

Siga @miguel.arcanjo no Instagram

Ouça Arcanjo Pod no Spotify

Blog do Arcanjo no YouTube

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Jornalista cultural influente e respeitado no Brasil, Miguel Arcanjo Prado é CEO do Blog do Arcanjo, fundado em 2012, e do Prêmio Arcanjo, desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e apresenta o Arcanjo Pod. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, CBN, Gazeta, UOL, UMA, OFuxico, Rede TV!, Rede Brasil, Versatille, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra o júri de Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de São Paulo, Prêmio Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil de Curtas. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Please follow and like us:

1 Resultado

  1. 14/09/2022

    […] de sentir um gostinho do festival. O Mirada começou no último dia 9 e vai até 18 de setembro com 36 peças de 13 países. O Blog do Arcanjo mostra a seguir quais […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *