Governo de São Paulo e OEI Brasil levam 10 empresas e Blog do Arcanjo ao Festival Fringe de Edimburgo, na Escócia

Missão cultural visa promover a cultura paulista pelo mundo
Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
ENVIADO ESPECIAL A EDIMBURGO*
Deixar a cultura paulista cada vez mais internacional e repleta de oportunidades ao redor do mundo. É com este objetivo que o Governo do Estado de São Paulo e a OEI no Brasil levam nesta semana 10 empresas e o Blog do Arcanjo como convidados ao Festival de Arte Fringe, na Escócia, Reino Unido. A ação é uma realização conjunta do Governo de São Paulo e da Organização dos Estados Ibero-americanos para Educação, a Ciência e a Cultura no Brasil (OEI), em parceria com Investe SP, Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, Secretaria de Relações Internacionais do Estado de São Paulo e Mostra Internacional de Teatro de São Paulo (MITsp). Esta é a terceira missão do CreativeSP – Programa de Internacionalização da Economia Criativa, cujo objetivo é impulsionar o intercâmbio internacional das empresas paulistas do setor e atrair investimento estrangeiro para São Paulo.
Reconhecido mundialmente, o Fringe de Edimburgo é considerado o maior festival de arte do mundo e acontece na capital da Escócia de 5 a 29 de agosto. Essa é a terceira das nove missões do CreativeSP da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. Não custa lembrar que o Fringe de Edimburgo inspirou a mostra teatral Fringe do Festival de Curitiba, o maior evento cênico da América Latina.
Dez empresas de SP e o Blog do Arcanjo no Fringe de Edimburgo
Ao todo, dez empresas paulistas e o Blog do Arcanjo participam do Fringe de Edimburgo, levados pelo Governo de São Paulo e OEI. As empresas foram selecionadas entre 124 inscritas. São elas: Lusco-fusco, Iracema, Périplo, Parlapatões, Platô Produções, Sabre de Luz Produções Culturais, Corpo Rastreado, Gattu, Amigos da Arte e Cia Trilhas da Arte. Já o Blog do Arcanjo foi especialmente convidado para realizar a cobertura jornalística da participação brasileira no evento.
A missão do programa Creative SP ao Festival de Edimburgo tem dois objetivos: estimular a internacionalização das empresas paulistas das áreas de teatro e dança e posicionar São Paulo como um centro global de economia criativa e produção cultural. Temos muitos ativos relevantes nessa área e precisamos mostrar. Nada melhor do que estar no maior evento de performing arts do mundo para fazer isso. Nossa diversidade, nossa criatividade e nosso empreendedorismo são diferenciais competitivos que devem ser mais conhecidos globalmente. O público do festival terá a oportunidade de conhecer um exemplo do talento paulista com a apresentação da peça Isto é um Negro? em 16 sessões até o dia 28 de agosto. Trata-se da única produção brasileira presencial na programação do evento.
Sérgio Sá Leitão
Secretário de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo
Participar do Festival Fringe significa uma oportunidade de geração de negócios em um setor estratégico para o Brasil e que gera quase 1 milhão de empregos formais. Essa é uma contribuição importante na retomada do setor criativo brasileiro, em um momento desafiador após o ápice da pandemia. São diversas instituições contempladas pela iniciativa e que participam do festival, com uma expectativa positiva de resultados.
Raphael Callou
Diretor e chefe da Representação da Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura no Brasil (OEI)
Peças brasileiras no Fringe de Edimburgo 2022

São Paulo apresenta no Fringe de Edimburgo 16 sessões da peça Isto É um Negro, única produção brasileira na programação presencial do evento e que vem ganhando excelentes críticas internacionais, incluindo do jornal inglês The Guardian (leia a crítica do Blog do Arcanjo). A obra fala sobre como é ser negro e ser artista no Brasil de modo provocativo e inteligente.

A peça The Art of Facing Fear – World United, de Ivam Cabral e Rodolfo García Vázquez, da Cia de Teatro Os Satyros, participa da primeira edição da programação digital do Fringe de Edimburgo. A obra futurista criada na quarentena e premiada internacionalmente mostra a humanidade confinada diante de uma grande epidemia que assola o mundo e muda as relações.

Internacionalizar a cultura paulista
O Governo de São Paulo realiza a terceira missão do CreativeSP/ Programa de Internacionalização da Economia Criativa do Estado de São Paulo com a OEI. Ação acontece durante o Festival Fringe de Edimburgo. A Mostra Internacional de Teatro é parceira na curadoria, e a Organização dos Estados Ibero-americanos no Brasil é corealizadora da exibição de 16 sessões da peça Isto É um Negro na capital da Escócia. A obra é apresentada de 3 a 28 de agosto, sempre às quartas-feiras, quintas-feiras, sábados e domingos, às 19h15, no Summerhall, em Edimburgo. Já a peça The Art of Facing Fear, da Cia. Os Satyros, poderá ser vista de modo digital em todo o mundo. Veja a programação completa do Fringe de Edimburgo!

Missões pelo mundo
A ideia do CreativeSP – Programa de Internacionalização da Economia Criativa do Estado de São Paulo é fortalecer e promover o setor de economia criativa. A ação vai destinar R$ 5,5 milhões para um total de nove missões para eventos setoriais estratégicos internacionais ao longo de 2022, com 10 empresas e instituições cada uma.
As missões já selecionadas pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa envolvem eventos de entretenimento, tecnologia, cinema, games, artes cênicas, música, literatura, artes visuais e design na América do Norte e na Europa.
Já estão programadas as viagens para o Gamescon, em Colônia, Festival Internacional de Cinema de San Sebastián, na Espanha, C2 Montreal, no Canadá, Feira do Livro de Frankfurt, na Alemanha, e WebSummit, em Lisboa.
Os participantes poderão ter um reembolso de até US$ 3 mil em despesas elegíveis e acesso a ações de capacitação e consultoria. De acordo com o programa, as empresas e instituições participantes arcarão com 50% dos custos das viagens e poderão contar com assessoria e monitoramento de resultados, além de acompanhamento pós-eventos.
Como participar
Para se candidatar para as próximas missões como Festival Internacional de Cinema de San Sebastián, na Espanha, C2 Montreal, no Canadá, Feira do Livro de Frankfurt, na Alemanha, e WebSummit, em Lisboa, empresas e instituições com sede em São Paulo precisam apresentar um histórico da organização e do representante escolhido para a missão, um texto sobre como o evento pode contribuir para as atividades da organização e um plano estratégico para o mercado internacional. Link para inscrição: https://www.investe.sp.gov.br/exporte/creative-sp/
Acompanhe o Blog do Arcanjo no Festival de Edimburgo!
*O jornalista e crítico Miguel Arcanjo Prado viaja ao Festival Fringe de Edimburgo, na Escócia, no Reino Unido, a convite de Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, Organização dos Estados Ibero-americanos para Educação, a Ciência e a Cultura no Brasil (OEI) e Investe SP.
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Ed. Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.
1 Resultado
[…] Leia também: Governo de SP e OEI no Brasil levam 10 empresas para Edimburgo […]