Governo de São Paulo e OEI Brasil levam 10 empresas e Blog do Arcanjo ao Festival Fringe de Edimburgo, na Escócia

a scenic view of buildings in edinburgh
São Paulo e OEI levam dez empresas e Blog do Arcanjo ao Fringe de Edimburgo, na Escócia, Reino Unido – Photo by saifullah hafeel on Pexels.com

Missão cultural visa promover a cultura paulista pelo mundo

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

ENVIADO ESPECIAL A EDIMBURGO*

Deixar a cultura paulista cada vez mais internacional e repleta de oportunidades ao redor do mundo. É com este objetivo que o Governo do Estado de São Paulo e a OEI no Brasil levam nesta semana 10 empresas e o Blog do Arcanjo como convidados ao Festival de Arte Fringe, na Escócia, Reino Unido. A ação é uma realização conjunta do Governo de São Paulo e da Organização dos Estados Ibero-americanos para Educação, a Ciência e a Cultura no Brasil (OEI), em parceria com Investe SP, Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, Secretaria de Relações Internacionais do Estado de São Paulo e Mostra Internacional de Teatro de São Paulo (MITsp). Esta é a terceira missão do CreativeSP – Programa de Internacionalização da Economia Criativa, cujo objetivo é impulsionar o intercâmbio internacional das empresas paulistas do setor e atrair investimento estrangeiro para São Paulo.

Reconhecido mundialmente, o Fringe de Edimburgo é considerado o maior festival de arte do mundo e acontece na capital da Escócia de 5 a 29 de agosto. Essa é a terceira das nove missões do CreativeSP da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. Não custa lembrar que o Fringe de Edimburgo inspirou a mostra teatral Fringe do Festival de Curitiba, o maior evento cênico da América Latina.

Dez empresas de SP e o Blog do Arcanjo no Fringe de Edimburgo

Ao todo, dez empresas paulistas e o Blog do Arcanjo participam do Fringe de Edimburgo, levados pelo Governo de São Paulo e OEI. As empresas foram selecionadas entre 124 inscritas. São elas: Lusco-fusco, Iracema, Périplo, Parlapatões, Platô Produções, Sabre de Luz Produções Culturais, Corpo Rastreado, Gattu, Amigos da Arte e Cia Trilhas da Arte. Já o Blog do Arcanjo foi especialmente convidado para realizar a cobertura jornalística da participação brasileira no evento.

A missão do programa Creative SP ao Festival de Edimburgo tem dois objetivos: estimular a internacionalização das empresas paulistas das áreas de teatro e dança e posicionar São Paulo como um centro global de economia criativa e produção cultural. Temos muitos ativos relevantes nessa área e precisamos mostrar. Nada melhor do que estar no maior evento de performing arts do mundo para fazer isso. Nossa diversidade, nossa criatividade e nosso empreendedorismo são diferenciais competitivos que devem ser mais conhecidos globalmente. O público do festival terá a oportunidade de conhecer um exemplo do talento paulista com a apresentação da peça Isto é um Negro? em 16 sessões até o dia 28 de agosto. Trata-se da única produção brasileira presencial na programação do evento.

Sérgio Sá Leitão
Secretário de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo

Participar do Festival Fringe significa uma oportunidade de geração de negócios em um setor estratégico para o Brasil e que gera quase 1 milhão de empregos formais. Essa é uma contribuição importante na retomada do setor criativo brasileiro, em um momento desafiador após o ápice da pandemia. São diversas instituições contempladas pela iniciativa e que participam do festival, com uma expectativa positiva de resultados.

Raphael Callou
Diretor e chefe da Representação da Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura no Brasil (OEI)

Peças brasileiras no Fringe de Edimburgo 2022

Isto É Um Negro é a única peça presencial do Brasil no Fringe de Edimburgo 2022, fruto da parceria da OEI no Brasil com o Governo de São Paulo e a MITsp – Foto: Divulgação – Blog do Arcanjo

São Paulo apresenta no Fringe de Edimburgo 16 sessões da peça Isto É um Negro, única produção brasileira na programação presencial do evento e que vem ganhando excelentes críticas internacionais, incluindo do jornal inglês The Guardian (leia a crítica do Blog do Arcanjo). A obra fala sobre como é ser negro e ser artista no Brasil de modo provocativo e inteligente.

The Art of Facing Fear, da Cia. Os Satyros, é a única peça digital no Fringe de Edimburgo 2022 – Foto: Divulgação – Blog do Arcanjo

A peça The Art of Facing Fear – World United, de Ivam Cabral e Rodolfo García Vázquez, da Cia de Teatro Os Satyros, participa da primeira edição da programação digital do Fringe de Edimburgo. A obra futurista criada na quarentena e premiada internacionalmente mostra a humanidade confinada diante de uma grande epidemia que assola o mundo e muda as relações.

city buildings under the blue sky
Edimburgo, na Escócia, onde acontece o Fringe, maior festival de arte do mundo – Photo by katie johnstone on Pexels.com

Internacionalizar a cultura paulista

O Governo de São Paulo realiza a terceira missão do CreativeSP/ Programa de Internacionalização da Economia Criativa do Estado de São Paulo com a OEI. Ação acontece durante o Festival Fringe de Edimburgo. A Mostra Internacional de Teatro é parceira na curadoria, e a Organização dos Estados Ibero-americanos no Brasil é corealizadora da exibição de 16 sessões da peça Isto É um Negro na capital da Escócia. A obra é apresentada de 3 a 28 de agosto, sempre às quartas-feiras, quintas-feiras, sábados e domingos, às 19h15, no Summerhall, em Edimburgo. Já a peça The Art of Facing Fear, da Cia. Os Satyros, poderá ser vista de modo digital em todo o mundo. Veja a programação completa do Fringe de Edimburgo!

Fringe de Edimburgo: Governo de São Paulo e OEI no Brasil levam dez empresas culturais e Blog do Arcanjo ao festival na Escócia – Foto: Reprodução The Scotsman by Jeff J. Mitchell

Missões pelo mundo

A ideia do CreativeSP – Programa de Internacionalização da Economia Criativa do Estado de São Paulo é fortalecer e promover o setor de economia criativa. A ação vai destinar R$ 5,5 milhões para um total de nove missões para eventos setoriais estratégicos internacionais ao longo de 2022, com 10 empresas e instituições cada uma.

As missões já selecionadas pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa envolvem eventos de entretenimento, tecnologia, cinema, games, artes cênicas, música, literatura, artes visuais e design na América do Norte e na Europa.

Já estão programadas as viagens para o Gamescon, em Colônia, Festival Internacional de Cinema de San Sebastián, na Espanha, C2 Montreal, no Canadá, Feira do Livro de Frankfurt, na Alemanha, e WebSummit, em Lisboa.

Os participantes poderão ter um reembolso de até US$ 3 mil em despesas elegíveis e acesso a ações de capacitação e consultoria. De acordo com o programa, as empresas e instituições participantes arcarão com 50% dos custos das viagens e poderão contar com assessoria e monitoramento de resultados, além de acompanhamento pós-eventos.

Como participar

Para se candidatar para as próximas missões como Festival Internacional de Cinema de San Sebastián, na Espanha, C2 Montreal, no Canadá, Feira do Livro de Frankfurt, na Alemanha, e WebSummit, em Lisboa, empresas e instituições com sede em São Paulo precisam apresentar um histórico da organização e do representante escolhido para a missão, um texto sobre como o evento pode contribuir para as atividades da organização e um plano estratégico para o mercado internacional. Link para inscrição: https://www.investe.sp.gov.br/exporte/creative-sp/

Acompanhe o Blog do Arcanjo no Festival de Edimburgo!

*O jornalista e crítico Miguel Arcanjo Prado viaja ao Festival Fringe de Edimburgo, na Escócia, no Reino Unido, a convite de Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, Organização dos Estados Ibero-americanos para Educação, a Ciência e a Cultura no Brasil (OEI) e Investe SP.

Siga @miguel.arcanjo no Instagram

Ouça Arcanjo Pod no Spotify

Blog do Arcanjo no YouTube

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Jornalista cultural influente e respeitado no Brasil, Miguel Arcanjo Prado é CEO do Blog do Arcanjo, fundado em 2012, e do Prêmio Arcanjo, desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e apresenta o Arcanjo Pod. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, CBN, Gazeta, UOL, UMA, OFuxico, Rede TV!, Rede Brasil, Versatille, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra o júri de Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de São Paulo, Prêmio Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil de Curtas. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Please follow and like us:

1 Resultado

  1. 27/08/2022

    […] Leia também: Governo de SP e OEI no Brasil levam 10 empresas para Edimburgo […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *