Edimburgo une líderes da cultura no mundo: Sérgio Sá Leitão e Raphael Callou representam Brasil

Governo de São Paulo e OEI no Brasil participam do Edinburgh International Culture Summit, na Escócia, Reino Unido – Foto: Andrew Cowan/Scottish Parliament – Blog do Arcanjo

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

ENVIADO ESPECIAL A EDIMBURGO*

Uma profusão de autoridades focadas na cultura como valor fundamental de seus países e para a humanidade circula pelo Parlamento Escocês, em Edimburgo, no Reino Unido. Logo na entrada, na sala de exposições, um belo retrato de uma simpática Rainha Elizabeth II parece dar boas vindas a todos.

É no moderno prédio parlamentar escocês inaugurado em 2004 com projeto do arquiteto espanhol Enric Millares onde acontece desde esta sexta, 26 de agosto, e vai até este domingo, 28, o Edinburgh International Culture Summit 2022 (Cúpula Internacional de Cultura de Edimburgo), com 30 diferentes delegações.

A cúpula é feita em parceria entre o Britsh Council, o Parlamento Escocês, além dos governos da Escódia e do Reino Unido, sob produção do Edinburgh International Culture Summit Foundation, instituição filantrópica independente que gere a ação.

Trata-se de importante fórum que reúne ministros e secretários de Cultura de todo o planeta, realizado de forma bienal desde 2012 pelo Festival Internacional de Edimburgo, um dos mais importantes eventos artísticos do mundo.

Leia também: Governo de SP e OEI no Brasil levam 10 empresas para Edimburgo

Sérgio Sá Leitão, secretário de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo: missão em Edimburgo valoriza cultura brasileira – Foto: Bob Sousa – Blog do Arcanjo

Participação brasileira

Secretário de Cultura e Economia Criativa de São Paulo e ex-ministro da Cultura do Brasil, Sérgio Sá Leitão participa desta sexta edição, na qual é o único representante latino-americano. Sua fala no evento está programada para este domingo, 28. O acompanha na viagem Raphael Callou, diretor da OEI no Brasil, correalizadora da missão brasileira na Escócia junto ao Governo de São Paulo em parceria com a InvestSP, também representante brasileira no evento.

“Queremos posicionar São Paulo no mundo como um grande polo de economia criativa”, afirmou Sérgio Sá Leitão ao Blog do Arcanjo assim que chegou ao Parlamento Escocês. “É preciso estimular a internacionalização de nossa cultura para crair oportunidades de negócio e atrair investimento, além de fazer circular internacionalmente a nossa produção cultural”, complementou.

A missão paulista em Edimburgo conta com dez empresas paulistas e o Blog do Arcanjo, especialmente convidado a realizar a cobertura jornalística. A ação tem realização conjunta do Governo de São Paulo com a OEI – Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura no Brasil.

Raphael Callou, diretor da OEI no Brasil – Foto: Divulgação – Blog do Arcanjo

Diretor da OEI no Brasil, Raphael Callou ressalta que é preciso valorizar a cultura brasileira internacionalmente. “O potencial cultural do Brasil é enorme. No campo das artes cênicas, o país tem uma produção incrível. Buscamos criar novas oportunidades e dar dimensão internacional a esta produção”, declarou o executivo. Ele ainda afirmou que é preciso criar ações que fortaleçam e deixem um legado permanente de sustentabilidade para o setor cultural.

CreativeSP: InvestSP cria oportunidades em Edimburgo e em missões pelo mundo

Esta é a terceira missão do CreativeSP – Programa de Internacionalização da Economia Criativa, cujo objetivo é impulsionar o intercâmbio internacional das empresas paulistas do setor e atrair investimento estrangeiro para São Paulo.

A ação em Edimburgo tem parceria da Invest SP, agência do Governo de São Paulo para promoção de investimentos e competitividade, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, da Secretaria de Relações Internacionais do Estado de São Paulo e da Mostra Internacional de Teatro de São Paulo (MITsp), responsável pela curadoria artística da participação brasileira no Fringe de Edimburgo, com a peça paulista Isto É um Negro, com sessões disputadas no Summerhall, espaço reconhecido por sua exigente curadoria.

Concomitantemente ao Fringe de Edimburgo, o Criative SP leva profissionais e empresas paulistas da área de games à Gamescon, em Colônia, na Alemanha, de 24 a 28 de agosto. A próxima parada do projeto é o Festival Internacional de Cinema de San Sebastián, na Espanha, de 16 a 24 de setembro. Depois, é a vez do C2 Montreal, no Canadá, de 26 a 28 de setembro. Na sequência, a Feira do Livro de Frankfurt, de 19 a 23 de outubro; seguida do WebSummit, em Lisboa, Portugal, de 1 a 4 de novembro de 2022.

Como participar

Para se candidatar às próximas missões do CreativeSP, empresas e instituições com sede em São Paulo precisam apresentar um histórico da organização e do representante escolhido para a missão, um texto sobre como o evento pode contribuir para as atividades da organização e um plano estratégico para o mercado internacional. Link para inscrição: https://www.investe.sp.gov.br/exporte/creative-sp/

O ator Raoni Garcia na peça Isto É um Negro: obra brasileira repercute no Fringe de Edimburgo – Foto: Ferdinando Ramos/Divulgação – Blog do Arcanjo

Brasil repercute no Fringe de Edimburgo

Única peça brasileira presencialmente no Fringe de Edimburgo, Isto É um Negro vem gerando muita repercussão, com seu forte recado antirracista. “É incrível estarmos aqui e poder apresentar nosso trabalho ao público do Fringe de Edimburgo. Estamos em cartaz desde 3 de agosto e temos recebido muito retorno, tanto da crítica especializada quanto do público”, afirma Raoni Garcia, ator da peça Isto É um Negro.

A peça brasileira foi eleita um dos 50 destaques do Fringe pelo jornal britânico The Guardian, que destacou: “Em um país dominado pelo conservadorismo de Jair Bolsonaro, uma geração de artistas brasileiros revoltados está exigindo ser vista. Entre eles estão esses egressos da Escola de Arte Dramática da Universidade de São Paulo que se apresentam naturalmente nus em um golpe contra o preconceito antinegro”.

Ainda participa do Fringe de Edimburgo de forma digital a peça The Art of Facing Fear – The United Union, de Ivam Cabral e Rodolfo García Vázquez, da Cia. de Teatro Os Satyros. “Criamos esta peça digitalmente durante a quarentena e é um orgulho participar da primeira edição de teatro digital dentro do Fringe de Edimburgo, onde estivemos pela primeira vez em 1993 com A Filosofia na Alcova”, diz Ivam Cabral.

Reconhecido mundialmente, o Fringe de Edimburgo está dentro do maior festival de arte do mundo que acontece na capital da Escócia de 5 a 29 de agosto. O Festival Internacional de Edimburgo tem 75 anos de história e é um dos mais tradicionais do mundo. Durante três semanas em agosto, em pleno verão no hemisfério norte, o Fringe transforma Edimburgo num grande palco com obras do mundo inteiro: artistas e performers ocupam a capital escocesa com espetáculos para todos os gostos, de estrelas consagradas a artistas que despontam nas linguagens de teatro, comédia, dança, teatro físico, circo, cabaré, espetáculos infantis, musicais, ópera, música, palavra falada, exposições e eventos.

Acompanhe o Blog do Arcanjo no Festival de Edimburgo!

*O jornalista e crítico Miguel Arcanjo Prado viaja ao Festival Fringe de Edimburgo, na Escócia, no Reino Unido, a convite de Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São PauloOrganização dos Estados Ibero-americanos para Educação, a Ciência e a Cultura no Brasil (OEI) e Invest SP.

red telephone booth
Vista de Edimburgo, na Escócia – Photo by Anna Urlapova on Pexels.com – Blog do Arcanjo

Siga @miguel.arcanjo no Instagram

Ouça Arcanjo Pod no Spotify

Blog do Arcanjo no YouTube

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Jornalista cultural influente e respeitado no Brasil, Miguel Arcanjo Prado é CEO do Blog do Arcanjo, fundado em 2012, e do Prêmio Arcanjo, desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e apresenta o Arcanjo Pod. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, CBN, Gazeta, UOL, UMA, OFuxico, Rede TV!, Rede Brasil, Versatille, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra o júri de Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de São Paulo, Prêmio Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil de Curtas. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *