Kaê Guajajara lança Kwarahy Tazyr, 1º álbum visual indígena brasileiro

Projeto manifesta o percurso e constância dos povos indígenas no Brasil de 2022 – Foto: Abimael Salinas – Blog do Arcanjo
Projeto manifesta o percurso e constância dos povos indígenas no Brasil de 2022 – Foto: Abimael Salinas – Blog do Arcanjo

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

A rapper Kaê Guajajara chega com novidade! A artista indígena lança seu primeiro álbum visual intitulado Kwarahy Tazyr – vencedor do Prêmio Arcanjo de Cultura em 2021. O projeto ganha uma nova camada de compreensão neste formato, com clipes para todas as músicas feitas por indígenas. A divulgação será feita com uma faixa por semana iniciando com Minha Missão.

“A construção da narrativa do álbum visual está sob o realismo do que significa ser indígena no Brasil de 2022, particularmente no campo de invisibilidade e apagamento, onde ser um corpo indígena na favela ou em contexto urbano parece não ser possível, sendo esta distinção historicamente articulada pela colonização para romper forças coletivas”, explica a cantora.

Produzido a partir de smartphones e por criadores indígenas do selo Azueuhu, o álbum visual inaugura uma nova fase na carreira de Kaê Guajajara, atestando sua evolução artística não apenas musicalmente, mas também assinando como roteirista de todos os clipes juntamente com Kandu Puri – responsável pela direção do projeto. A estética visual ganha forma no paradoxo de territórios indígenas, hoje ocupados por favelas e paisagens urbanas.

A colonização invade corpos, espíritos e pensamentos de todos que estão no Brasil, independente de etnia ou território, sendo indígena ou não. Onde estão hoje e como vivem os povos indígenas perseguidos, expulsos, ou que reivindicam aos legisladores um centímetro de terra demarcada?

Kaê Guajajara
Cantora
Disco lançado em 2021 foi vencedor do Prêmio Arcanjo de Cultura – Foto: Annelize Tozetto - Blog do Arcanjo
Disco lançado em 2021 foi vencedor do Prêmio Arcanjo de Cultura – Foto: Annelize Tozetto – Blog do Arcanjo

O álbum está disponível para streaming nas principais plataformas. Kaê prepara uma turnê nacional a partir de setembro de 2022 com patrocínio do Edital Natura Musical. Os shows passarão pelas cidades de Manaus, São Luís, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo.

Colaborou Michele Marreira

Veja o clipe da canção Minha Missão

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Teatro nos Parques percorre SP e Brasil ‘Se fosse homem, teria mais visibilidade’, diz Eloisa Vitz Musical A Pequena Sereia encanta família inteira no Teatro Santander Capital Inicial lança Natasha com feat de Marina Sena Evita Open Air conquista o público no Parque Villa-Lobos