‘Se fosse homem, teria mais visibilidade’, diz Eloisa Vitz do Grupo Gattu, que estreia Verão no Teatro do Sol

Eloisa Vitz se destaca no teatro brasileiro contemporâneo com produção intensa e formação de público com seu Grupo Gattu – Foto: Rafa Marques – Blog do Arcanjo

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Fotos RAFA MARQUES
@rafamarquesfotografo_jpg

A trajetória de Eloisa Vitz é movida a desafios e se conecta a de outras grandes mulheres empreendedoras do teatro brasileiro, como Eva Todor, Tonia Carrero, Nicette Bruno e Cacilda Becker. No comando do Teatro do Sol e do Grupo Gattu, em Santana, na zona norte de São Paulo, a dramaturga e diretora acaba de estrear a nova produção de sua longeva e premiada companhia, a peça Verão.

A nova peça do Gattu, grupo com 22 anos de história e já visto por 250 mil pessoas, faz sessões de quarta a domingo, até 11 de setembro, com entrada gratuita. A montagem reúne fortes elementos para prender a atenção do público como suspense, humor, drama e sensualidade em um texto afinado com o propósito de promover reflexões sobre o tempo.

A diretora, dramaturga e atriz Eloisa Vitz no Teatro do Sol, sede do Grupo Gattu em Santana, zona norte de São Paulo – Foto: Rafa Marques – Blog do Arcanjo

A artista concedeu esta entrevista exclusiva ao Blog do Arcanjo pouco antes da estreia, na qual fala sobre o desafio de ser uma mulher dona de seu próprio destino no teatro brasileiro.

Eloisa é artista formada pela tradicional EAD, Escola de Artes Dramáticas da USP, e também é bacharel em Direito e Letras, além de ser pós- graduada em História da Arte. Uma das atrizes mais talentosas — e intensas — de sua geração, dona de forte presença cênica, rara beleza e voz inigualável, ela ainda teve passagens pelo consagrado Grupo Tapa, antes de fundar sua própria companhia, o Grupo Gattu, mais de duas décadas atrás.

Ao falar sobre Verão, seu novo projeto, Eloisa reflete sobre os desafios que uma mulher enfrenta ao escrever, dirigir e administrar um grupo de teatro e uma casa de espetáculos, além de reiterar seu propósito de formação cultural de novas gerações por meio da arte.

Sobre ser mulher e assumir tantos desafios e feitos em sua carreira, Eloisa Vitz faz uma importante reflexão. “Ser uma mulher com uma trajetória como a minha no teatro é muito desafiante. Tem poucas dramaturgas. Eu transito entre o teatro infantil e adulto. Hoje, há uma dificuldade de entender uma autora que transite em tantos locais”, pontua.

Se eu fosse um homem, teria mais visibilidade, outro mercado, outra credibilidade. Sou a única dramaturga na contemporaneidade que escreveu 14 peças e publicou todas elas. É uma raridade. Também sou a única mulher a dirigir cinco textos com base na obra do Nelson Rodrigues.

Eloisa Vitz
Atriz, dramaturga e diretora do Grupo Gattu
A diretora, dramaturga e atriz Eloisa Vitz no Teatro do Sol, sede do Grupo Gattu em Santana, zona norte de São Paulo: 14 peças publicadas – Foto: Rafa Marques – Blog do Arcanjo

Eloisa Vitz construiu trajetória consagradora no teatro

A trajetória de Eloisa Vitz fala por si só. À frente do Grupo Gattu, realizou as produções teatrais Viúva porém Honesta, Doroteia, Boca de Ouro, A Serpente e A Falecida, todos textos de Nelson Rodrigues (1912-1980), considerado o maior dramaturgo do Brasil.

São de sua autoria Rapunzel, indicado ao Prêmio Femsa de melhor texto adaptado para teatro infantil, Frisante, Reino, vencedor do prêmio de melhor texto do Portal R7,  Reino 2, Amor , Cinderela,  Fortuna, Graça, Bela e a Fera, Glória e A Roupa Nova do Rei.

Eloisa é defensora da missão de formar o público como fundamental ao fazer teatral. “Respeito muito o teatro mais hermético, de pesquisa, mas temos um compromisso com o teatro como formação de público, valorizando a inteligência do público com uma linguagem universal. Nosso compromisso é ter um teatro com acessibilidade total. Quero que o público dele saia daqui com uma experiência inovadora”, diz.

Grupo Gattu no camarim do Teatro do Sol na estreia da peça Verão – Foto: Rafa Marques – Blog do Arcanjo

Com um tom bastante misterioso, Eloisa revelou detalhes sobre a nova montagem, Verão, que vai seguir mais uma teatrologia de sucesso na trajetória do seu Grupo Gattu, vencedor do Prêmio Arcanjo de Cultura e indicado ao 30º Prêmio Shell pelo constante diálogo com a plateia na zona norte de São Paulo.

“Começamos pelo Verão agora, o Inverno estreia no segundo semestre, e espero estrear Outono e Primavera em breve também. Como vem a passagem do tempo através das estações? Qual é o sentido da vida? Como é o seu verão? Olhar e desfrutar do tempo que a gente tem. O verão é a estação que os brasileiros mais gostam, ele é revelador, transformador. O Verão aqui traz luz com drama, humor, suspense e sensualidade. Faço uma advogada firme, decidida, com ambivalências que vai em busca de algo que pertence a ela”, adianta.

Realizada com os palcos, a artista não descarta o cinema e a TV, mas, por enquanto, segue firme e forte trabalhando com o que mais gosta: “Sou apaixonada pelo teatro, o teatro me ocupa tanto, sou tão feliz aqui. Escrevo, atuo, dirijo, faço a luz, o som… O teatro me inebria, entorpece”, diz, tomando emprestado os versos da canção Fascinação, eternizada na voz de Elis Regina.

Elenco de Verão: nova produção do Grupo Gattu estreia sob fortes aplausos no Teatro do Sol – Foto: Rafa Marques – Blog do Arcanjo

Verão tem mistérios em hotel de altas temperaturas

Verão é um thriller cômico bastante instigante e poético. A comédia se passa em um hotel de luxo que passa a viver situações inusitadas após a chegada de uma misteriosa convidada. Funcionários e hóspedes passam a investigar o sumiço de obras de arte, a explosão da renomada cozinha e o roubo de uma pesquisa científica. Com humor, altas temperaturas e temperado de muita poesia, todos se reúnem para descobrir: quem está por trás destes episódios e por quê?

Programe-se e não perca esta nova aventura do Grupo Gattu escrita e dirigida por Eloisa Vitz.

Com reportagem de Leandro Evangelista

Eloisa Vitz no camarim do Teatro do Sol na estreia de Verão, nova peça do Grupo Gattu – Foto: Rafa Marques – Blog do Arcanjo

Atores do Grupo Gattu comentam seus personagens em Verão

Eloisa Vitz (Julia): “Faço uma advogada firme, decidida, com ambivalências que vai em busca de algo que pertence a ela”

Lilian Peres (Teodora): “Ela tem a fórmula da juventude”.

Mariana Fidelis (Antonia): “Uma artista plástica que vem se hospedar no hotel de luxo”.

Miriam Jardim (Marcela): “Hostess do hotel, que fica muito cansada de andar pelo hotel o dia todo de salto”.

Isaque Patrício (Jonas): “Bartender do hotel, uma figura muito participativa na trama”.

Daniel Gonzales (Rodolfo): “Faço o chef de cozinha que veio do Nordeste”.  

Blog do Arcanjo invade camarim na estreia da peça Verão do Grupo Gattu no Teatro do Sol

A atriz, autora e diretora Eloisa Vitz na estreia de Verão, peça do Grupo Gattu no Teatro do Sol – Foto: Rafa Marques – Blog do Arcanjo
A atriz Miriam Jardim na estreia de Verão, peça do Grupo Gattu no Teatro do Sol – Foto: Rafa Marques – Blog do Arcanjo
O ator Daniel Gonzales na estreia de Verão, peça do Grupo Gattu no Teatro do Sol – Foto: Rafa Marques – Blog do Arcanjo
A atriz Lilian Peres na estreia de Verão, peça do Grupo Gattu no Teatro do Sol – Foto: Rafa Marques – Blog do Arcanjo
A atriz Mariana Fidelis na estreia de Verão, peça do Grupo Gattu no Teatro do Sol – Foto: Rafa Marques – Blog do Arcanjo
O ator Isaque Patrício na estreia de Verão, peça do Grupo Gattu no Teatro do Sol – Foto: Rafa Marques – Blog do Arcanjo
Grupo Gattu no camarim do Teatro do Sol na estreia da peça Verão – Foto: Rafa Marques – Blog do Arcanjo

Verão

Texto e Direção: Eloísa Vitz. Assistente de Direção: Miriam Jardim. Elenco: Grupo Gattu – Elois aVitz, Lilian Peres, Mariana Fidelis, Miriam Jardim, Isaque Patrício e Daniel Gonzales. Quando: 23 de julho a 11 de setembro. Quartas e quintas às 20h, sextas e sábados às 21h e domingos às 19h. Classificação: 12 anos. Duração: 50 minutos. Capacidade: 60 lugares. Ingressos: Temporada gratuita, com ingressos retirados uma hora antes do espetáculo. Onde: Teatro do Sol – Rua Damiana da Cunha, 413 – Santana, São Paulo. Telefone: 11. 3791.2023.

Blog do Arcanjo mostra quem aplaudiu estreia de Verão do Grupo Gattu no Teatro do Sol

Siga @miguel.arcanjo

Inscreva-se no canal Blog do Arcanjo

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

O jornalista e crítico Miguel Arcanjo Prado é mestre em Artes pela UNESP, pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, bacharel em Comunicação Social pela UFMG e crítico da APCA, da qual foi vice-presidente. Dirige o Blog do Arcanjo e o Prêmio Arcanjo. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e faz o Podcast do Arcanjo. Está entre os melhores jornalistas de Cultura do Brasil pelo Prêmio Comunique-se e Prêmio Governador do Estado de São Paulo. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Contigo, Superinteressante, Band, Gazeta, UOL, Uma, Rede TV!, TV UFMG e O Pasquim 21. É jurado das premiações Prêmio Arcanjo de Cultura, Melhores do Ano Blog do Arcanjo, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Digital, Melhores do Ano Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil de Curtas. É vencedor dos Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã e Prêmio África Brasil. Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Entretenimento e Cultura por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é podcast-do-arcanjo.jpg
Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Teatro nos Parques percorre SP e Brasil ‘Se fosse homem, teria mais visibilidade’, diz Eloisa Vitz Musical A Pequena Sereia encanta família inteira no Teatro Santander Capital Inicial lança Natasha com feat de Marina Sena Evita Open Air conquista o público no Parque Villa-Lobos