O Retrato do Bob | Júlio César Doria, 2022
Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Foto BOB SOUSA
@bobsousa
O ator Júlio César Doria é bacharel em interpretação teatral pela ECA/USP e produtor cultural na Secretaria de Cultura da Cidade de São Paulo, onde é programador dos teatros municipais desde 2011. Com mais de 20 peças no currículo, passeando por diversos gêneros, como performance, commedia dell’arte e teatro de animação, ele é estudioso da presença cênica do ator. Já foi dirigido por nomes como Alberto Guzik e Beth Lopes e integrou montagens de grupos como Parlapatões e XPTO, além de ter integrado o júri do Prêmio Aplauso Brasil, do jornalista Michel Fernandes (1975-2020), e ter integrado o time de curadores de artes cênicas da Virada Cultural. Recentemente, foi um dos articuladores da presença dos teatros da Prefeitura de São Paulo como sedes de espetáculos e ações da MITsp (Mostra Internacional de Teatro de São Paulo), que acontece de 2 a 12 de junho. Nome de destaque nos bastidores do teatro paulistano.
*Bob Sousa é fotógrafo, mestre em Artes pela Unesp e crítico e jurado de Artes Visuais da APCA (Associação Paulista de Críticos de Artes) e do Prêmio Arcanjo de Cultura. É autor do livro “Retratos do Teatro” (Ed. Unesp). Retrata grandes personalidades da cultura no Blog do Arcanjo desde 2012 na coluna O Retrato do Bob com assistência de Daniela Hamazaki.
Siga @bobsousa
Siga @miguel.arcanjo
Inscreva-se no canal Blog do Arcanjo
Um dos jornalistas culturais mais respeitados do Brasil, Miguel Arcanjo Prado é CEO do Blog do Arcanjo, fundado em 2012, e do Prêmio Arcanjo, desde 2019. É mestre em Artes pela UNESP, pós-graduado em Cultura pela ECA-USP, bacharel em Comunicação pela UFMG e crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e apresenta o Arcanjo Pod. Foi eleito um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se por três vezes. Recebeu a Medalha Mário de Andrade, maior honraria nas letras do Governo do Estado de São Paulo. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, CBN, Gazeta, UOL, UMA, OFuxico, Rede TV!, Rede Brasil, Versatille, TV UFMG e O Pasquim 21. É presidente do júri do Prêmio Arcanjo e integra o júri do Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Imprensa Digital, Guia da Folha, e Canal Brasil de Curtas. Recebeu ainda o Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil e Prêmio Leda Maria Martins.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.