Agenda Bonifácio reúne programação e curiosidades do Bicentenário da Independência

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Um lugar onde o público pode acessar de forma simples e direta toda a informação sobre as programações artísticas do Bicentenário da Independência, além de conhecer curiosidades e bastidores do famoso grito de Dom Pedro I em 7 de setembro de 1822, que libertou o Brasil do jugo de Portugal. Este é o objetivo do site Agenda Bonifácio, lançado nesta quarta (18).

Com gestão e produção da Amigos da Arte, iniciativa trata-se de um guia não só de programação como de curiosisades históricas e espaço para debates de especialistas.

O governador Rodrigo Garcia entre Aline Torres (secretária de Cultura da Cidade de São Paulo) e Sérgio Sá Leitão (secretário de Cultura do Estado de São Paulo) em visita às obras do Museu Ipiranga – Foto: Governo SP – Blog do Arcanjo

O novo site foi lançado pelo governador Rodrigo Garcia, durante visita ao Museu Paulista, ou Museu do Ipiranga, como é mais conhecido, que está sendo reformado e foi visitado nesta quarta (18) com a presença também do secretário de Cultura e Economia Criativa, Sérgio Sá Leitão, além do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, e da secretária municipal de Cultura, Aline Torres.

Agenda Bonifácio

A Agenda Bonifácio vai oferecer ao público uma série de conteúdos com traçado histórico desde 1500 até os dias de hoje. Isso inclui curiosidades, notícias sobre a Independência, destaques do acervo do Museu do Ipiranga, além de entrevistas com pensadores, historiadores, artistas, descendentes de figuras históricas e personalidades ligadas às programações do calendário.

A plataforma inclui também vídeos com informações sobre a época, galeria de fotos e extensa programação cultural. 

Um marco tão importante para a história do país precisa ser celebrado ao longo de um período significativo, suficiente para que muitos eventos sejam comemorados. A plataforma será alimentada até dezembro de 2022 e depois se tornará um registro da celebração do bicentenário. Escolhemos o nome de Bonifácio para a Agenda, pois José Bonifácio, o patriarca da Independência, foi uma figura importantíssima para o desenvolvimento da Independência do Brasil.

Sérgio Sá Leitão
secretário de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo

O projeto disponibilizará ainda conteúdo nas redes sociais (Instagram, Twitter, Facebook, Tik Tok e Youtube) com diversas novidades envolvendo o bicentenário.

Divulgue seu evento

Seguindo uma arquitetura de conteúdo colaborativo, a Agenda Bonifácio possibilita a divulgação de eventos relacionados ao tema. Para compartilhar informações e divulgar seu evento, basta acessar o formulário ou escrever para contato@agendabonifacio.com.br  

“Queremos fazer um convite para a participação de todas as universidades, faculdades e centros de estudo na Agenda, que deve ser construída coletivamente”, diz  Danielle Nigromonte, diretora-geral da Amigos da Arte. A plataforma está aberta para a inscrição de projetos temáticos diversos, entre eles concursos, ciclos de debates, lançamentos de livros, apresentação de teses e encontros especiais, entre outras possibilidades acadêmicas.

Um país só é independente se ele possui cultura própria e o Brasil mostrou que tem características culturais fortes. Queremos que a Agenda Bonifácio celebre os brasileiros independentes, que assumem sua própria identidade, e que ela tenha como principal objetivo fomentar continuamente uma programação histórica, diversa e democrática, que dialoga diretamente com os ecos deste marco na história e que segue presente até hoje em nossa cultura.

Danielle Nigromonte
diretora-geral da Amigos da Arte

Curiosidades históricas

Além de uma linha do tempo completa, a Agenda Bonifácio inclui um “varal” virtual – inspirado na literatura de cordel – com os destaques da sessão ‘Programação’. Nela, estarão contemplados todos os eventos, mostras, exposições, atrações culturais e acadêmicas, além de Notícias, cujos textos abordam assuntos diversos, como a exposição de Adriana Varejão na Pinacoteca de São Paulo, o restauro de quadros do Salão Nobre e os Ítens encontrados durante restauração do Museu do Ipiranga.

O público também pode passear pela sessão `Curiosidades’ e descobrir mais sobre os bastidores do ‘Grito’, como, por exemplo, que o primeiro documento de separação de Portugal foi, na verdade, assinado por uma mulher. Em ‘Entrevistas’, estará sempre disponível um papo recheado de informações atualizadas e relevantes na voz de notórios pesquisadores, além de uma conversa exclusiva com a tataraneta de José Bonifácio.

A sessão ‘Destaques do Acervo’ traz informações sobre o Caminho do Mar, o Viaduto do Chá e a coleção de Selos Modernistas. Em `Pílulas’, há informações diversificadas como quem foi Maria Quitéria e a origem do nome Brasil e em ‘Outros Heróis’, os holofotes se voltam para figuras icônicas da independência e pouco conhecidas pelo grande público, como a primeira presa política do Brasil e personagens extraordinários que não viraram nomes de rua.

No tópico `Sobre` é possível conhecer mais a respeito da plataforma Agenda Bonifácio e navegar ainda em outras duas plataformas, a ‘Agenda Tarsila’ e a ‘#CulturaEmCasa’, completando a jornada de conteúdo.

José Bonifácio de Andrade da Silva (1763-1838), o patrono da Independência do Brasil, dá nome à Agenda Bonifácio que reúne a programação e informações históricas do Bicentenário da Independência – Foto: Divulgação – Blog do Arcanjo

Brasilidade

A identidade visual da Agenda Bonifácio é a ressignificação do bicentenário da independência, disruptiva do ponto de vista das representações euro-centradas, através de valores visuais mais acessíveis e conectados, de fato, com a cultura do Brasil.

A construção do ícone principal baseia-se e na síntese de dois elementos muito simples: o primeiro é a bandeira brasileira, criada após a independência, de onde se extrai um losango com ângulos arredondados e suavizados – o segundo elemento – que representa o papel, mídia da época.

Os dois elementos foram combinados, imprimindo leveza e transparência ao conjunto. Junte-se a isso a escolha da paleta de cores, ao mesmo tempo criteriosa e surpreendente, por meio da adoção de tons derivados do amarelo (Ouro e Livre), verde (Atlântica e Bandeira), preto e areia (Ipiranga), remetendo à linguagem dos cordéis, com ilustrações e vinhetas que em tudo lembram as xilogravuras da inconfundível literatura popular brasileira.

O resultado final é a revisitação do binômio clássico (e inesperado) do verde e amarelo, com um design cheio de personalidade e construções capazes de preencher aprendizados democráticos, independentes de ideologias políticas, utilizando como inspiração a literatura de cordel ao criar um estilo de ilustração simples e com poucas cores, que se conecte com o perfil do projeto.

Acesse a Agenda Bonifácio!

Siga @miguel.arcanjo

Inscreva-se no canal Blog do Arcanjo

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Um dos jornalistas culturais mais respeitados do Brasil, Miguel Arcanjo Prado é CEO do Blog do Arcanjo, fundado em 2012, e do Prêmio Arcanjo, desde 2019. É mestre em Artes pela UNESP, pós-graduado em Cultura pela ECA-USP, bacharel em Comunicação pela UFMG e crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e apresenta o Arcanjo PodFoi eleito um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se por três vezes. Recebeu a Medalha Mário de Andrade, maior honraria nas letras do Governo do Estado de São Paulo. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, CBN, Gazeta, UOL, UMA, OFuxico, Rede TV!, Rede Brasil, Versatille, TV UFMG e O Pasquim 21. É presidente do júri do Prêmio Arcanjo e integra o júri do Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Imprensa Digital, Guia da Folha, e Canal Brasil de Curtas. Recebeu ainda o Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil e Prêmio Leda Maria Martins.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é podcast-do-arcanjo.jpg
Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Xuxa faz 60 anos Skank se despede Wicked volta a SP: conheça atores e personagens! Morre Glória Maria Harry e Meghan na Netflix