Curso grátis de Teatro Decolonial na SP Escola de Teatro: inscreva-se!

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
A SP Escola de Teatro está com inscrições abertas para o curso gratuito sobre Teatro Decolonial, ofertado pela Extensão Cultural da instituição. As aulas serão de 13 de junho até 29 de julho, sempre quartas e sextas, das 19h30 às 22h30, na Unidade Roosevelt, localizada na Praça Franklin Roosevelt, 210, no centro de São Paulo. As incrições grátis vão até 2 de junho.
Fundada por pensadores latino-americanos como Anibal Quijano e Walter Mignolo, a decolonialidade se manifesta tanto no campo teórico quanto em práticas sociais e culturais, incluindo o teatro. O teatro brasileiro foi, historicamente, marcado pela referência eurocêntrica. Os métodos, as técnicas e os conceitos do que seria o fenômeno teatral foram colonialmente assimilados pelos artistas brasileiros.
Nas últimas décadas, temos visto na cena teatral brasileira formas novas de abordar e criar teatro. Este processo, de origem autóctone, deve-se a um processo decolonial que estamos vivendo. Através do estudo e da prática do teatro decolonial, o curso ‘Teatro decolonial – reflexão e investigação cênica’, sob orientação de Rodolfo García Vázquez, coordenador de Direção da SP Escola de Teatro, pretende investigar este novo olhar sobre o fazer teatral e sua potência para o teatro brasileiro, como expressão artística plena.
Curso grátis de Teatro Decolonial – Reflexão e Investigação Cênica na SP Escola de Teatro
Quando: 13 de junho a 29 de julho de 2022
Segundas, quartas e sextas – 19h30 às 22h30
Local: Unidade Roosevelt – Sala R8 – Praça Roosevelt, 210, Centro, São Paulo/SP
Preencha o formulário para fazer sua incrição!
Objetivo: O curso pretende refletir sobre o conceito de decolonialidade e como pode ser abordado no campo teatral. Através da discussão de temas que tratam da realidade política e social brasileira, o curso pretende criar jogos de improviso e estudos cênicos que tragam um olhar decolonial para o fazer teatral.
Público
Maiores de 18 anos. Artistas com formação teatral –atuação, cenografia, figurinos, iluminação, direção, dramaturgia, sonoplastia– ou outras formas de expressão artística e cultural, como dançarinos, capoeiristas, cantores, instrumentistas, etc. 40 vagas.
Seleção
Preencher ficha de inscrição com dados, carta de interesse e breve currículo. Caso seja necessário, o inscrito poderá ser convocado para uma Seletiva com entrevista por Zoom.
Cronograma das inscrições
Inscrições: 18 de abril a 2 de junho de 2022
Seletivas: 6, 7 e 8 de junho
Aprovados: 9 de junho
Matrícula online: 9 e 10 de junho
Orientador: Rodolfo García Vázquez é fundador da companhia Os Satyros, diretor teatral, autor, diretor de cinema e pedagogo. Já dirigiu mais de 100 espetáculos, apresentados em 25 países, recebendo prêmios nacionais e internacionais pelo seu trabalho, como Shell, APCA, entre outros. Entre os espetáculos que dirigiu, destacam-se: ‘A Trilogia Libertina’ (a partir da obra do Marquês de Sade), ‘A Vida na Praça Roosevelt’ e ‘Inocência’ (de Dea Loher) e a ‘Trilogia das Pessoas’. Também realiza investigação na área de teatro ciborgue, desde 2009, com mais de dez produções, entre as quais se destaca ‘Cabaret Stravaganza’. Em cinema, dirigiu ‘Hipóteses para o Amor e a Verdade’ e ‘Filosofia na Alcova’ (em codireção com Ivam Cabral). É um dos fundadores da SP Escola de Teatro, onde atua como coordenador do curso de Direção. É professor convidado nas Universidades das Artes de Estocolmo e Helsinki. Atualmente, cursa seu doutorado sobre a questão do teatro decolonial na ECA-USP.
Preencha o formulário para fazer sua incrição!
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Ed. Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.