Curso grátis de Teatro Decolonial na SP Escola de Teatro: inscreva-se!

SP Escola de Teatro oferta curso gratuito de Teatro Decolonial – Foto: Nappy.co – Blog do Arcanjo

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

A SP Escola de Teatro está com inscrições abertas para o curso gratuito sobre Teatro Decolonial, ofertado pela Extensão Cultural da instituição. As aulas serão de 13 de junho até 29 de julho, sempre quartas e sextas, das 19h30 às 22h30, na Unidade Roosevelt, localizada na Praça Franklin Roosevelt, 210, no centro de São Paulo. As incrições grátis vão até 2 de junho.

Fundada por pensadores latino-americanos como Anibal Quijano e Walter Mignolo, a decolonialidade se manifesta tanto no campo teórico quanto em práticas sociais e culturais, incluindo o teatro. O teatro brasileiro foi, historicamente, marcado pela referência eurocêntrica. Os métodos, as técnicas e os conceitos do que seria o fenômeno teatral foram colonialmente assimilados pelos artistas brasileiros.

Nas últimas décadas, temos visto na cena teatral brasileira formas novas de abordar e criar teatro. Este processo, de origem autóctone, deve-se a um processo decolonial que estamos vivendo. Através do estudo e da prática do teatro decolonial, o curso ‘Teatro decolonial – reflexão e investigação cênica’, sob orientação de Rodolfo García Vázquez, coordenador de Direção da SP Escola de Teatro, pretende investigar este novo olhar sobre o fazer teatral e sua potência para o teatro brasileiro, como expressão artística plena.

Increva-se agora!

Curso grátis de Teatro Decolonial – Reflexão e Investigação Cênica na SP Escola de Teatro

Quando: 13 de junho a 29 de julho de 2022
Segundas, quartas e sextas – 19h30 às 22h30
Local: Unidade Roosevelt – Sala R8 – Praça Roosevelt, 210, Centro, São Paulo/SP
Preencha o formulário para fazer sua incrição!

Objetivo: O curso pretende refletir sobre o conceito de decolonialidade e como pode ser abordado no campo teatral. Através da discussão de temas que tratam da realidade política e social brasileira, o curso pretende criar jogos de improviso e estudos cênicos que tragam um olhar decolonial para o fazer teatral.

Increva-se agora!

Público
Maiores de 18 anos. Artistas com formação teatral –atuação, cenografia, figurinos, iluminação, direção, dramaturgia, sonoplastia– ou outras formas de expressão artística e cultural, como dançarinos, capoeiristas, cantores, instrumentistas, etc. 40 vagas.

Seleção
Preencher ficha de inscrição com dados, carta de interesse e breve currículo. Caso seja necessário, o inscrito poderá ser convocado para uma Seletiva com entrevista por Zoom.

Cronograma das inscrições
Inscrições: 18 de abril a 2 de junho de 2022
Seletivas: 6, 7 e 8 de junho
Aprovados: 9 de junho
Matrícula online: 9 e 10 de junho

Orientador: Rodolfo García Vázquez é fundador da companhia Os Satyros, diretor teatral, autor, diretor de cinema e pedagogo. Já dirigiu mais de 100 espetáculos, apresentados em 25 países, recebendo prêmios nacionais e internacionais pelo seu trabalho, como Shell, APCA, entre outros. Entre os espetáculos que dirigiu, destacam-se: ‘A Trilogia Libertina’ (a partir da obra do Marquês de Sade), ‘A Vida na Praça Roosevelt’ e ‘Inocência’ (de Dea Loher) e a ‘Trilogia das Pessoas’. Também realiza investigação na área de teatro ciborgue, desde 2009, com mais de dez produções, entre as quais se destaca ‘Cabaret Stravaganza’. Em cinema, dirigiu ‘Hipóteses para o Amor e a Verdade’ e ‘Filosofia na Alcova’ (em codireção com Ivam Cabral). É um dos fundadores da SP Escola de Teatro, onde atua como coordenador do curso de Direção. É professor convidado nas Universidades das Artes de Estocolmo e Helsinki. Atualmente, cursa seu doutorado sobre a questão do teatro decolonial na ECA-USP.

Preencha o formulário para fazer sua incrição!

Siga @miguel.arcanjo

Inscreva-se no canal Blog do Arcanjo

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

O jornalista e crítico Miguel Arcanjo Prado é mestre em Artes pela UNESP, pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, bacharel em Comunicação Social pela UFMG e crítico da APCA, da qual foi vice-presidente. Dirige o Blog do Arcanjo e o Prêmio Arcanjo. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e faz o Podcast do Arcanjo. Está entre os melhores jornalistas de Cultura do Brasil pelo Prêmio Comunique-se e Prêmio Governador do Estado de São Paulo. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Contigo, Superinteressante, Band, Gazeta, UOL, Uma, Rede TV!, TV UFMG e O Pasquim 21. É jurado das premiações Prêmio Arcanjo de Cultura, Melhores do Ano Blog do Arcanjo, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Digital, Melhores do Ano Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil de Curtas. É vencedor dos Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã e Prêmio África Brasil. Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Entretenimento e Cultura por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é podcast-do-arcanjo.jpg
Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Vingança, O Musical é aplaudido por estrelas Longa Jornada Noite Adentro é aplaudida por famosos Marina Sena fala do 2º álbum Orgulho LGBT+ 5 peças em São Paulo Parada do Orgulho LGBT+ bate recorde com 4 milhões de pessoas