Dramaturgo argentino Patricio Ruiz faz Residência Internacional na SP Escola de Teatro com ações gratuitas

Dramarurgo argentino premiado, Patricio Ruiz faz Residência Internacional na SP Escola de Teatro – Foto: Divulgação – Blog do Arcanjo

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

O premiado dramaturgo argentino Patricio Ruiz faz Residência Internacional na SP Escola de Teatro neste fim de semana, nos dias 29 e 30 de abril.

A ação é realizada pela Extensão Cultural e Projetos Especiais em parceria com Relações Internacionais, a Adaap (Associação dos Artistas Amigos da Praça) e Selvática Ações Artísticas e MIC 22 – Mostra Internacional de Cabaret, com foco na integração cultural latino-americana, sobretudo entre Argentina e Brasil.

A Residência Internacional de Patricio Ruiz na SP Escola de Teatro conta com três momentos presenciais, todos na Unidade Roosevelt da SP Escola de Teatro, localizada na Praça Franklin Roosevelt, 210, no centro paulistano.

Mesa de Discussão

O primeiro será a mesa de discussão Performatividade Hermana – O Teatro Como Ponte entre Argentina e Brasil, sobre a integração cênica dos dois países, nesta sexta, 29, às 19hh30, na sala Hilda Hilst – R8 com transmissão ao vivo no canal do YouTube da SP Escola de Teatro e participação do ator argentino Juan Manuel Tellategui e da diretora argentina Malú Bazán, ambos radicados em São Paulo.

Workshop

A segunda ação será o workshop A Arte do Protesto, ministrado gratuitamente por Patricio Ruiz no sábado, 30 de abril, das 14h às 18h, e cujas inscrições podem ser feitas aqui.

Espetáculo-Performance

Por fim, encerrando sua Residência Internacional na SP Escola de Teatro, Patricio Ruiz a apresentação do espetáculo-performance Lama, no sábado, 30 de abril, às 20h30, cujas entradas já estão disponíveis pela Sympla.

Mic 22

Após a passagem pela SP Escola de Teatro, em São Paulo, o dramaturgo e artista argentino Patricio Ruiz segue para Curitiba, onde se apresenta na MIC 22 – Mostra Internacional de Cabaret, realizada pela Selvática Ações Artísticas, de 5 a 8 de maio (conheça a programação).

Primeiramente, me sinto super agradecido pela oportunidade de mostrar meu um trabalho que sempre está em trânsito, como é LAMA (Neobarroso Drag), que teve sua aparição pública no MALBA, em Buenos Aires, dentro da ação Gronchodromo da Comparsa Drag. Lama é uma proposta que mistura pop, barro e performance para falar da imundícia linda que somos e a limpeza à qual estamos submetidas todas as bichas. É uma oportunidade de encontrar-me com o público paulista e gerar novos laços, assim como com a SP Escola de Teatro, que tão amorosamente abre as portas e gera este movimento. São Paulo é uma cidade de experimentação e diversidade, me dá tanto nervoso como alegria expor-me ao seu olho e ao de outros colegas.

PATRICIO RUIZ
artista argentino

“Diria que, mais que as bichas, que temos sido submetidas a todas as infâncias torcidas, este trabalho reflete todas essas vidas que não se encaixam nos padrões de publicidade e, sobretudo, aqueles grupos que são historicamente esparramados e massacrados”, afirma Patricio Ruiz. “Agradeço em especial Miguel, Elba y Rodrigo, da equipe da SP Escola de Teatro, por estarem constantemente ocupados para que tudo saia incrível”, conclui Patricio Ruiz.

Dramaturgo premiado

Dramaturgo argentino premiado, Patrício Ruiz é escritor e intérprete, cantor da banda Putite de Mamá, membro do grupo de artistas visuais, bailarinos e atores Comparsa Drag.

É vencedor de múltiplos prêmios de dramaturgia, como o prêmio principal del Fondo Nacional de las Artes, Premio Germán Rochenmager, Premio Estímulo de PROA, Bunge y Born y Diario La Nación, prêmio principal do Potencia y Política del Congreso de la Nación Argentina, entre outros.

Militante e bicha ativista –como ele se define–, comanda o programa El Banquete para a população LGBTTIQNBP+ em  Buenos Aires, na Argentina. É colaborador e artista de cabaré convidado na Casa Selvática em Curitiba, Paraná.

Residência Internacional

A Residência de Patricio Ruiz na SP Escola de Teatro é mais um marco internacional da SP Escola de Teatro, que em janeiro já teve em janeiro a presença do ator alemão Christoph Fortmann, ambas realizações da Extensão Cultural e Projetos Especiais da SP Escola de Teatro, coordenada por Miguel Arcanjo Prado, com produção de Elba Kriss e Rodrigo Barros. A vinda do artista argentino é celebrada na instituição.

Patricio Ruiz promove conexão entre dois países irmãos por meio das artes cênicas. Após diálogo com a Selvática Ações Artísticas, em Curitiba, no Paraná, é a vez dele promover essa integração cultural também em São Paulo, na SP Escola de Teatro.

IVAM CABRAL
diretor-executivo da SP Escola de Teatro e Adaap

Conheço o trabalho de Patricio Ruiz há alguns anos, sempre com proposições inovadoras e altamente conectadas aos novos tempos em que vivemos, com rupturas necessárias de velhos paradigmas. Poder tê-lo conosco na SP Escola de Teatro, nesta tão importante troca internacional entre Argentina e Brasil, dois países hermanos, é algo muito especial. Espero que os artistas e público paulistanos aproveitem essa oportunidade.

MIGUEL ARCANJO PRADO
coodrenador de Extensão Cultural e Projetos Especiais da SP Escola de Teatro

Patricio Ruiz é um nome emergente da dramaturgia argentina, também ator, diretor e músico, tem um trabalho focado em pautas associadas ao sentido de urgência, à militância e à perspectiva de corpo como território em disputa, como ele próprio define. Graças a essa atuação, está em conexão com a SP Escola de Teatro e foi também convidado para uma rede de pesquisa que estamos compondo”, afirma Marcio Aquiles, coordenador de projetos internacionais da instituição.

MARCIO AQUILES
coordenador de Relações Internacionais da SP Escola de Teatro

Siga @miguel.arcanjo

Inscreva-se no canal Blog do Arcanjo

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Um dos mais influentes e respeitados jornalistas e críticos culturais do Brasil, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo e o Prêmio Arcanjo. É mestre em Artes pela UNESP, pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, bacharel em Comunicação Social pela UFMG e crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e faz o Podcast do Arcanjo. Foi eleito entre os melhores jornalistas de Cultura do Brasil pelo Prêmio Comunique-se e Prêmio Governador do Estado de São Paulo. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Contigo, Superinteressante, Band, Gazeta, UOL, Uma, Rede TV!, TV UFMG e O Pasquim 21. É jurado das premiações Prêmio Arcanjo, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Digital, Melhores do Ano Guia da Folha, Prêmios ANCEC e Prêmio Canal Brasil de Curtas. É vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã e Prêmio África Brasil.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Entretenimento e Cultura por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é podcast-do-arcanjo.jpg
Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Morre pai do Padre Marcelo: “Até a eternidade” Colplay cancela shows no Brasil por doença de Chris Martin Marilyn Monroe, Blonde: Curiosidades do filme Tim Maia: 80 anos do eterno síndico Arlete Salles brilha no Teatro das Artes