J. Borges, mestre da xilogravura, é homenageado em mostra na Fiesp

José Francisco Borges, mais conhecido como J. Borges é um artista, cordelista e poeta brasileiro renomado no que faz. O pernambucano, de 87 anos, é tema de uma merecida exposição no Centro Cultural Fiesp, localizado na Avenida Paulista, no coração de um dos principais cartões postais da capital paulista.
A mostra intitulada J. Borges – O Mestre da Xilogravura expõe 62 trabalhos do artista que é patrimônio nacional. Vale destacar que quatro dessas obras são de autoria de seus filhos, Bacaro e Pablo Borges.
O público ainda pode apreciar a cinebiografia sobre as curiosidades da vida pessoal e profissional do artista, realizado pelo jornalista Eduardo Homem.
A rica trajetória artística de J. Borges que conta com obras como No Tempo da Minha Infância, Plantio e Corte de Cana e Forró Nordestino, em suma, retrata a vida do sertanejo. O colorido – e por vezes sofrido cotidiano Nordestino, por meio de seu cordel e contos populares.
Estou muito alegre com essa exposição sobre meu trabalho na xilogravura. Eu ainda quero viver bastante. O que me inspira é a vida, é a continuação, é o movimento. É aquilo que eu vejo aquilo que eu sinto.
J. Borges
O curador da mostra, Ângelo Filizola – um dos filhos do homenageado José Francisco Borges, dá mais detalhes do que o público pode esperar do trabalho de seu pai.
“A exposição retrata a magia da sua obra, tão importante para o povo brasileiro e para o mundo. A arte visual brasileira se tornou mais importante depois que J. Borges começou a criar seu trabalho de xilogravuras, tornando-se um dos maiores xilogravuristas do mundo”, finaliza Ângelo.
Colaborou Michele Marreira
Exposição J.Borges – O mestre da xilogravura
Quando: 06 de abril até 07 de agosto de 2022. De quarta a domingo, das 10h às 20h.
Onde: Galeria de Arte do Centro Cultural Fiesp – Avenida Paulista, 1313, São Paulo.
Quanto: Gratuito – Retire seu ingresso!
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Ed. Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.
