J. Borges, mestre da xilogravura, é homenageado em mostra na Fiesp

J. Borges é um artista reconhecido por ser o mestre da xilogravura - Foto: Divulgação – Blog do Arcanjo
J. Borges é um artista reconhecido por ser o mestre da xilogravura – Foto: Divulgação – Blog do Arcanjo

José Francisco Borges, mais conhecido como J. Borges é um artista, cordelista e poeta brasileiro renomado no que faz. O pernambucano, de 87 anos, é tema de uma merecida exposição no Centro Cultural Fiesp, localizado na Avenida Paulista, no coração de um dos principais cartões postais da capital paulista.

A mostra intitulada J. Borges – O Mestre da Xilogravura expõe 62 trabalhos do artista que é patrimônio nacional. Vale destacar que quatro dessas obras são de autoria de seus filhos, Bacaro e Pablo Borges.

O público ainda pode apreciar a cinebiografia sobre as curiosidades da vida pessoal e profissional do artista, realizado pelo jornalista Eduardo Homem. 

A rica trajetória artística de J. Borges que conta com obras como No Tempo da Minha Infância, Plantio e Corte de Cana e Forró Nordestino, em suma, retrata a vida do sertanejo. O colorido – e por vezes sofrido cotidiano Nordestino, por meio de seu cordel e contos populares.

Estou muito alegre com essa exposição sobre meu trabalho na xilogravura. Eu ainda quero viver bastante. O que me inspira é a vida, é a continuação, é o movimento. É aquilo que eu vejo aquilo que eu sinto.

J. Borges

O curador da mostra, Ângelo Filizola – um dos filhos do homenageado José Francisco Borges, dá mais detalhes do que o público pode esperar do trabalho de seu pai.

“A exposição retrata a magia da sua obra, tão importante para o povo brasileiro e para o mundo. A arte visual brasileira se tornou mais importante depois que J. Borges começou a criar seu trabalho de xilogravuras, tornando-se um dos maiores xilogravuristas do mundo”, finaliza Ângelo.

Colaborou Michele Marreira

Exposição J.Borges – O mestre da xilogravura

Quando: 06 de abril até 07 de agosto de 2022. De quarta a domingo, das 10h às 20h.
Onde: Galeria de Arte do Centro Cultural Fiesp – Avenida Paulista, 1313, São Paulo.
Quanto: Gratuito – Retire seu ingresso!

Siga @miguel.arcanjo

Inscreva-se no canal Blog do Arcanjo

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Um dos mais influentes e respeitados jornalistas e críticos culturais do Brasil, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo e o Prêmio Arcanjo. É mestre em Artes pela UNESP, pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, bacharel em Comunicação Social pela UFMG e crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e faz o Podcast do Arcanjo. Foi eleito entre os melhores jornalistas de Cultura do Brasil pelo Prêmio Comunique-se e Prêmio Governador do Estado de São Paulo. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Contigo, Superinteressante, Band, Gazeta, UOL, Uma, Rede TV!, TV UFMG e O Pasquim 21. É jurado das premiações Prêmio Arcanjo, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Digital, Melhores do Ano Guia da Folha, Prêmios ANCEC e Prêmio Canal Brasil de Curtas. É vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã e Prêmio África Brasil.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Entretenimento e Cultura por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é podcast-do-arcanjo.jpg
Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Morre pai do Padre Marcelo: “Até a eternidade” Colplay cancela shows no Brasil por doença de Chris Martin Marilyn Monroe, Blonde: Curiosidades do filme Tim Maia: 80 anos do eterno síndico Arlete Salles brilha no Teatro das Artes