Carnaval de São Paulo vira Patrimônio Cultural Imaterial do Estado de São Paulo

Carnaval de São Paulo vira Patrimônio Cultural Imaterial do Estado de São Paulo – Foto: Felipe Araújo/Liga SP – Blog do Arcanjo

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

O 19 de abril de 2022 foi um dia histórico para o Carnaval de São Paulo. Pela primeira vez ocupando o Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo do Estado, as escolas de samba participaram da cerimônia que marca o reconhecimento dos saberes e fazeres carnavalescos como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado de São Paulo.

Representando os sambistas que muito fizeram ao longo da história, Sidnei Carriuolo, presidente da Liga-SP e da Águia de Ouro, e Luciana Silva, vice-presidente da Liga-SP e presidente da Tom Maior, receberam o diploma de registro das mãos do governador de São Paulo, Rodrigo Garcia. Também estiveram na cerimônia o secretário de Economia Criativa, Sérgio Sá Leitão; o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes; o presidente da Câmara dos Vereadores de São Paulo, Milton Leite; a secretária Municipal de Cultura, Aline Torres; o deputado federal, Alexandre Frota; a superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá; e o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, Carlão Pignatari.

Na plateia do auditório Ulysses Guimarães, onde aconteceu a cerimônia que reconhece o Carnaval como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado de São Paulo, as cadeiras foram ocupadas por presidentes, dirigentes e componentes das 34 agremiações filiadas à Liga-SP, além dos representantes do afoxé Filhos da Coroa de Dadá, que abre o sábado de Carnaval no sambódromo do Anhembi. Para fechar com chave de ouro, o evento virou um grande desfile, com direito a bateria, casais de mestre-sala e porta-bandeira, a corte do Carnaval de São Paulo, baianas, velhas-guardas e componentes fantasiados.

Carnaval é Patrimônio Cultural Imaterial do Estado de São Paulo

O registro do veio ainda em fevereiro de 2020. Dois anos depois, também em fevereiro, com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Economia Criativa, as práticas oriundas das escolas de samba, que geram identidade e pertencimento aos sambistas, foram documentadas em uma série de 34 episódios, com shows, depoimentos e entrevistas para o projeto A Arte do Carnaval — Acervo Digital dos Saberes e Fazeres das Escolas de Samba de São Paulo.

Para os próximos meses, uma exposição para celebrar o bicentenário da Independência do Brasil está planejada, com o apoio do Governo do Estado de São Paulo. E para fomentar a economia criativa e garantir qualificação aos profissionais das escolas de samba, o Governo também vai atuar em parceria com a Liga-SP no projeto Qualifica Samba, que oferece cursos profissionalizantes em unidades móveis de estudo.

Editado por Miguel Arcanjo Prado

Siga @miguel.arcanjo

Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Ed. Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *