Carnaval de São Paulo vira Patrimônio Cultural Imaterial do Estado de São Paulo

Carnaval de São Paulo vira Patrimônio Cultural Imaterial do Estado de São Paulo – Foto: Felipe Araújo/Liga SP – Blog do Arcanjo

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

O 19 de abril de 2022 foi um dia histórico para o Carnaval de São Paulo. Pela primeira vez ocupando o Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo do Estado, as escolas de samba participaram da cerimônia que marca o reconhecimento dos saberes e fazeres carnavalescos como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado de São Paulo.

Representando os sambistas que muito fizeram ao longo da história, Sidnei Carriuolo, presidente da Liga-SP e da Águia de Ouro, e Luciana Silva, vice-presidente da Liga-SP e presidente da Tom Maior, receberam o diploma de registro das mãos do governador de São Paulo, Rodrigo Garcia. Também estiveram na cerimônia o secretário de Economia Criativa, Sérgio Sá Leitão; o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes; o presidente da Câmara dos Vereadores de São Paulo, Milton Leite; a secretária Municipal de Cultura, Aline Torres; o deputado federal, Alexandre Frota; a superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá; e o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, Carlão Pignatari.

Na plateia do auditório Ulysses Guimarães, onde aconteceu a cerimônia que reconhece o Carnaval como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado de São Paulo, as cadeiras foram ocupadas por presidentes, dirigentes e componentes das 34 agremiações filiadas à Liga-SP, além dos representantes do afoxé Filhos da Coroa de Dadá, que abre o sábado de Carnaval no sambódromo do Anhembi. Para fechar com chave de ouro, o evento virou um grande desfile, com direito a bateria, casais de mestre-sala e porta-bandeira, a corte do Carnaval de São Paulo, baianas, velhas-guardas e componentes fantasiados.

Carnaval é Patrimônio Cultural Imaterial do Estado de São Paulo

O registro do veio ainda em fevereiro de 2020. Dois anos depois, também em fevereiro, com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Economia Criativa, as práticas oriundas das escolas de samba, que geram identidade e pertencimento aos sambistas, foram documentadas em uma série de 34 episódios, com shows, depoimentos e entrevistas para o projeto A Arte do Carnaval — Acervo Digital dos Saberes e Fazeres das Escolas de Samba de São Paulo.

Para os próximos meses, uma exposição para celebrar o bicentenário da Independência do Brasil está planejada, com o apoio do Governo do Estado de São Paulo. E para fomentar a economia criativa e garantir qualificação aos profissionais das escolas de samba, o Governo também vai atuar em parceria com a Liga-SP no projeto Qualifica Samba, que oferece cursos profissionalizantes em unidades móveis de estudo.

Siga @miguel.arcanjo

Inscreva-se no canal Blog do Arcanjo

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

O jornalista Miguel Arcanjo Prado é CEO do Blog do Arcanjo, fundado em 2012, e do Prêmio Arcanjo, criado em 2019. É mestre em Artes pela UNESP, pós-graduado em Cultura pela ECA-USP, bacharel em Comunicação Social pela UFMG e crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural e Projetos Especiais da SP Escola de Teatro e apresenta o Podcast do Arcanjo na OLA Podcasts. Eleito um dos melhores jornalistas de Cultura do Brasil pelo Prêmio Comunique-se por três vezes e recebeu a Medalha Mário de Andrade, maior honraria nas letras do Governo do Estado de São Paulo. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, CBN, Gazeta, UOL, Uma, OFuxico, Rede TV!, Rede Brasil, Versatille, TV UFMG e O Pasquim 21. É jurado das premiações Prêmio Arcanjo, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Imprensa Digital, Melhores do Ano Guia da Folha, Prêmios ANCEC e Prêmio Canal Brasil de Curtas. É vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Prêmio Governo do Estado de São Paulo – Medalha Mário de Andrade.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Entretenimento e Cultura por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é podcast-do-arcanjo.jpg
Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Morre Glória Maria Harry e Meghan na Netflix Michael Jackson: Thriller faz 40 anos Marina Sena lança música com Gal Costa Crítica | Anitta maceta sons do Brasil no álbum À Procura da Anitta Perfeita e supera críticas com hits do verão