Sandra Corveloni e grande elenco fazem Zoológico de Vidro, de Tennessee Williams, no Sesc Santo André

Elenco da peça Zoológico de Vidro - Foto: Bruna Massarelli/Vulva Filmes – Blog do Arcanjo
Elenco da peça Zoológico de Vidro – Foto: Bruna Massarelli/Vulva Filmes – Blog do Arcanjo

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Conhecidas por seus trabalhos na televisão, as atrizes Sandra Corveloni (vencedora como Melhor Atriz no Festival de Cannes), Guilherme Trindade e Thais Müller desembarcam no palco do Sesc Santo André, com o espetáculo Zoológico de Vidro, nesta sexta-feira, dia 22 de abril.

Com texto de Tennessee Williams, grande dramaturgo norte-americano, o projeto teve como ponto de partida o desejo sob vários aspectos, com o intuito de revisitar a obra clássica, buscando assim conexões com o contemporâneo.

Amanda, Tom, Laura e Jim trazem à cena, cada um à sua maneira, movimentos que vem nos impactando, as vozes contemporâneas que ganharam espaço e que não podem mais ficar de fora.

Guilherme Trindade
co-idealizador da montagem

Além de Sandra, Thais e Guilherme o elenco conta ainda com Bruno Rocha, direção de Lavínia Pannunzio e produção de Cícero Andrade e Vivian Vineyard.

Elenco da peça Zoológico de Vidro - Foto: Bruna Massarelli/Vulva Filmes – Blog do Arcanjo
Elenco da peça Zoológico de Vidro – Foto: Bruna Massarelli/Vulva Filmes – Blog do Arcanjo

Saiba mais sobre a história da peça

Zoológico de Vidro é a mais biográfica peça de Tennessee Williams, passada nos anos 1930/1940, numa América mergulhada na Grande Depressão – nesse zoológico fala de si e dos seus sonhos de artista.

Aborda ainda sua saída de casa, da sua mãe e da sua irmã. Tennessee Williams teve em seu tempo uma visão analítica da sociedade, tratou da loucura e das pulsões sexuais de mulheres e homens, dos limites a que chegaram seus personagens.

Expõem questões sociais, hierarquias de poder, de classe, racismo e outras tantas fobias enquanto dedicava seu olhar para personagens desesperados, à margem da vida, fora do mecanismo de produção de uma sociedade desestruturada, dando-lhes voz.

A peça foi adaptada para a televisão quatro vezes entre 1964 e 1977, incluindo uma versão que estrelava a lenda do cinema Katharine Hepburn como Amanda. Então, em 1987, Paul Newman dirigiu uma adaptação para o cinema com sua esposa Joanne Woodward naquele cobiçado papel.

Um jovem John Malkovich interpretou Tom, Karen Allen (Caçadores da Arca Perdida) fez o papel de Laura. Todas as montagens e encenações acima foram aclamadas. Woodward e Allen foram indicados ao prêmio Independent Spirit, Malkovich ganhou um prêmio de atuação no festival de cinema de Sant Jordi e os esforços de Newman foram indicados para o prestigioso prêmio Palma de Ouro do Festival de Cannes.

Colaborou Michele Marreira

Zoológico de Vidro

Quando: 22 de abril até 28 de maio de 2022. Sextas-feiras, às 21h, sábados, às 20h.
Onde: Teatro Sesc Santo André – Rua Tamarutaca, 302 – Vila Guiomar – Santo André, SP.
Quanto: R$ 40 – Retire seu ingresso!

Siga @miguel.arcanjo no Instagram

Ouça Arcanjo Pod no Spotify

Blog do Arcanjo no YouTube

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Jornalista cultural influente e respeitado no Brasil, Miguel Arcanjo Prado é CEO do Blog do Arcanjo, fundado em 2012, e do Prêmio Arcanjo, desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e apresenta o Arcanjo Pod. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, CBN, Gazeta, UOL, UMA, OFuxico, Rede TV!, Rede Brasil, Versatille, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra o júri de Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de São Paulo, Prêmio Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil de Curtas. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *