Sandra Corveloni e grande elenco fazem Zoológico de Vidro, de Tennessee Williams, no Sesc Santo André

Elenco da peça Zoológico de Vidro - Foto: Bruna Massarelli/Vulva Filmes – Blog do Arcanjo
Elenco da peça Zoológico de Vidro – Foto: Bruna Massarelli/Vulva Filmes – Blog do Arcanjo

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Conhecidas por seus trabalhos na televisão, as atrizes Sandra Corveloni (vencedora como Melhor Atriz no Festival de Cannes), Guilherme Trindade e Thais Müller desembarcam no palco do Sesc Santo André, com o espetáculo Zoológico de Vidro, nesta sexta-feira, dia 22 de abril.

Com texto de Tennessee Williams, grande dramaturgo norte-americano, o projeto teve como ponto de partida o desejo sob vários aspectos, com o intuito de revisitar a obra clássica, buscando assim conexões com o contemporâneo.

Amanda, Tom, Laura e Jim trazem à cena, cada um à sua maneira, movimentos que vem nos impactando, as vozes contemporâneas que ganharam espaço e que não podem mais ficar de fora.

Guilherme Trindade
co-idealizador da montagem

Além de Sandra, Thais e Guilherme o elenco conta ainda com Bruno Rocha, direção de Lavínia Pannunzio e produção de Cícero Andrade e Vivian Vineyard.

Elenco da peça Zoológico de Vidro - Foto: Bruna Massarelli/Vulva Filmes – Blog do Arcanjo
Elenco da peça Zoológico de Vidro – Foto: Bruna Massarelli/Vulva Filmes – Blog do Arcanjo

Saiba mais sobre a história da peça

Zoológico de Vidro é a mais biográfica peça de Tennessee Williams, passada nos anos 1930/1940, numa América mergulhada na Grande Depressão – nesse zoológico fala de si e dos seus sonhos de artista.

Aborda ainda sua saída de casa, da sua mãe e da sua irmã. Tennessee Williams teve em seu tempo uma visão analítica da sociedade, tratou da loucura e das pulsões sexuais de mulheres e homens, dos limites a que chegaram seus personagens.

Expõem questões sociais, hierarquias de poder, de classe, racismo e outras tantas fobias enquanto dedicava seu olhar para personagens desesperados, à margem da vida, fora do mecanismo de produção de uma sociedade desestruturada, dando-lhes voz.

A peça foi adaptada para a televisão quatro vezes entre 1964 e 1977, incluindo uma versão que estrelava a lenda do cinema Katharine Hepburn como Amanda. Então, em 1987, Paul Newman dirigiu uma adaptação para o cinema com sua esposa Joanne Woodward naquele cobiçado papel.

Um jovem John Malkovich interpretou Tom, Karen Allen (Caçadores da Arca Perdida) fez o papel de Laura. Todas as montagens e encenações acima foram aclamadas. Woodward e Allen foram indicados ao prêmio Independent Spirit, Malkovich ganhou um prêmio de atuação no festival de cinema de Sant Jordi e os esforços de Newman foram indicados para o prestigioso prêmio Palma de Ouro do Festival de Cannes.

Colaborou Michele Marreira

Zoológico de Vidro

Quando: 22 de abril até 28 de maio de 2022. Sextas-feiras, às 21h, sábados, às 20h.
Onde: Teatro Sesc Santo André – Rua Tamarutaca, 302 – Vila Guiomar – Santo André, SP.
Quanto: R$ 40 – Retire seu ingresso!

Siga @miguel.arcanjo

Inscreva-se no canal Blog do Arcanjo

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Um dos mais influentes e respeitados jornalistas e críticos culturais do Brasil, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo e o Prêmio Arcanjo. É mestre em Artes pela UNESP, pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, bacharel em Comunicação Social pela UFMG e crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e faz o Podcast do Arcanjo. Foi eleito entre os melhores jornalistas de Cultura do Brasil pelo Prêmio Comunique-se e Prêmio Governador do Estado de São Paulo. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Contigo, Superinteressante, Band, Gazeta, UOL, Uma, Rede TV!, TV UFMG e O Pasquim 21. É jurado das premiações Prêmio Arcanjo, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Digital, Melhores do Ano Guia da Folha, Prêmios ANCEC e Prêmio Canal Brasil de Curtas. É vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã e Prêmio África Brasil.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Entretenimento e Cultura por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é podcast-do-arcanjo.jpg
Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Surra de estilo: Prêmio Bibi Ferreira 2022 Grammy Latino 2022: Veja brasileiros indicados! Travessia estreia em 10 de outubro na Globo Fred Raposo é destaque no Mirada Maitê Proença estreia O Pior de Mim em SP