Deus e diabo disputam a humanidade na peça Adão e Eva no Festival de Curitiba

Adão e Eva é destaque no 30º Festival de Curitiba – Foto: Virginia Benevenuto – Blog do Arcanjo

Por JOÃO SCHELBAUER
Colaboração para o Blog do Arcanjo no Festival de Curitiba*

O espetáculo Adão e Eva foi um dos destaques do Festival na Rua, a intensa programação gratuita do 30º Festival de Curitiba em rus, praças e centros culturais paranaenses. Adaptada de um conto do escritor Machado de Assis (1839-1908), a obra foi apresentada nas noites de sábado (2) e domingo (3), ao ar livre, no Centro Cultural do Boqueirão.

O espetáculo é uma adaptação de João Paulo Godinho, ncenado pela companhia curitibana Navegantes de Teatro.

A partir de uma discussão de qual gênero seria mais curioso, homem ou mulher, o narrador conta a história de um livro apócrifo – que não integra a Bíblia Sagrada.

A tal obra apresenta outro ponto de partida para a criação do mundo. Neste relato, tudo foi criado pelo diabo e a Deus foi dado o papel de corrigir o mal presente na criação.

Adão e Eva é destaque no 30º Festival de Curitiba – Foto: Virginia Benevenuto – Blog do Arcanjo

Na peça, Deus tenta fazer Adão e Eva deixarem o diabo de lado e viverem no paraíso, onde serão conhecedores do bem e terão a escolha de deixar o mal para trás.

Na peça, Deus e o diabo disputam a posse de Adão e Eva, contando também com a participação irreverente da Serpente e do Anjo Gabriel, que acompanham e participam da disputa.

No início da montagem, Deus distribui dois presentes: o primeiro para Adão, o qual recebe a arte de fazer xixi em pé. Já Eva recebe o Cérebro. Com isso, o espetáculo traz alusões e desperta questionamentos sobre a origem do mundo e os lugares dos gêneros no mesmo.  

A atriz Claudia Zanca se destacou no 30º Festival de Curitiba como a Serpente na peça Adão e Eva – Foto: Virginia Benevenuto – Blog do Arcanjo

Emoção na volta ao teatro

Em entrevista exclusiva ao Blog do Arcanjo, Claudia Zanca, atriz que interpreta a Serpente, celebrou o sucesso da apresentação.

“Recebemos o convite para participar do Festival de Curitiba pela primeira vez no formato teatro de rua. Adaptamos a peça para esse formato e fomos recebidos com esse palco espetacular e bem-preparado”, elogiou.

“É muito motivador poder estar de volta em cima do palco depois de dois anos. Acredito que o Festival de Curitiba está sendo uma porta para que as pessoas voltem aos poucos ao teatro, nossas expectativas são as melhores, almejamos coisas boas”, declarou.

A artista ficou comovida com reencontrar o olhar de cada especator. “Estar à frente do público pessoalmente é outra energia, tendo uma troca entre nós que atuamos e o público que nos prestigia”, explicou.

A assessora de investimentos e atriz Sandra Barbosa prestigiou a peça e compartilhou sua experiência: “O espetáculo, enquanto conjunto de atuação e cenografia, passa a mensagem de forma cômica, descontraída e alegre, deixando ao final um gostinho de quero mais”, finalizou.

*Reportagem por João Schelbauer, estudante de Jornalismo da Universidade Positivo, sob orientação da jornalista e professora Katia Brembatti, em parceria com o Blog do Arcanjo no Festival de Curitiba. Conheça o site UP no Festival.

O jornalista e crítico Miguel Arcanjo Prado viajou a convite do Festival de Curitiba.

+ Blog do Arcanjo no Festival de Curitiba!

Editado por Miguel Arcanjo Prado

Siga @miguel.arcanjo

Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Ed. Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *