Parlapatões imprimem essência rock’n’roll em passagem arrebatadora pelo Festival de Curitiba
Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Enviado especial ao Festival de Curitiba*

Os 30 anos do Festival de Curitiba tiveram um parceiro à altura. Os Parlapatões, com seus 31 anos de trajetória, brilharam no maior festival das artes cênicas da América Latina com três diferentes espetáculos: Prego na Testa, PPP @WllmShakspr.br e Parlapatões Revisitam Angeli, este último com direito a uma banda de rock no palco do Teatro Sesc da Esquina, na capital paranaense.
O clima rock’n’roll esteve presente nas três montagens que o Parlapatões apresentou em Curitiba, duas delas celebrativas de sua própria história e uma mais recente.
E a acolhida dos curitibanos foi gigante, com o público lotando todas as sessões e aplaudindo de forma efusiva ao final. Gritos de “Fora Bolsonaro” também foram ouvidos na plateia, sobretudo diante das falas mais contudentes ou críticas cênicas ao atual governo federal.
Contrastando com uma parcela conservadora que faz sua famigerada repercussão nos últimos anos, Curitiba também é uma das capitais mais roqueiras do Brasil. E com uma significativa, e interessante, parcela progressista na população.

Talvez, por isso, o Parlapatões, grupo que está ligado ao movimento do Rock Brasil dos anos 1980, tenha em seu teatro uma atitude de confrontar o sistema, típica do rock de verdade. Ter Branco Mello, do Titãs, como diretor musical de Parlapatões Revisitam Angeli é um verdadeiro trunfo, assim como a nova geração do rock representada na banda por Bento Mello, Yohan Kisser e Gabriel Haddad.
Além disso, a companhia possui atores talentosos e carismáticos, capazes de segurar a atenção do público mesmo em espetáculos de longa duração.
Foi assim no solo Prego na Testa, com um hipnotizante Hugo Possolo dirigido por Aimar Labaki, que abriu a temporada Parlapatões no Festival de Curitiba.

Depois, foi a vez de o grupo revisar uma das peças mais emblemáticas na história do grupo, [email protected], dirigida por Emilio Di Biasi para o texto do norte-americano Adam Long, com Hugo Possolo, Raul Barretto e Alexandre Bamba.
Aliás, a obra foi traduzida por ninguém menos que Bárbara Heliodora, que esteve na estreia original na década de 1990, a maior crítica carioca e também principal tradutora de William Shakespeare no Brasil.

Por fim, a trupe instalada na Praça Roosevelt, centro de São Paulo, apresentou sua mistura de teatro e HQ com Parlapatões Revisitam Angeli, peça dirigida por Hugo Possolo, no palco com Raul Barretto, Camila Turim, Rodrigo Mangal, Tadeu Pinheiro e Rodrigo Belladona. Foi contagiante ver os artistas se transformarem nas tirinhas paulistaníssimas Piratas do Tietê, do cartunista Angeli, e ver que o humor ácido do mesmo segue contundente em novo formato.
Com 31 anos de trajetória importante no teatro nacional — eles estão entre os fundadores da SP Escola de Teatro e Hugo Possolo foi secretário de Cultura da Cidade de São Paulo —, os Parlapatões evidenciam no 30º Festival de Curitiba que souberam envelhecer bem, não perdendo o frescor do diálogo com as novas gerações e os complicados tempos atuais, sem jamais abrir mão de sua essência rock’n’roll contestatória. Ainda bem.

O jornalista e crítico Miguel Arcanjo Prado viajou a convite do Festival de Curitiba.
+ Festival de Curitiba no Blog do Arcanjo!
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.