A Família Addams: Musical da Broadway volta ao Teatro Renault com estrelas e agilidade

Marisa Orth em cena de A Família Addams: musical está de volta ao Teatro Renault dez anos depois - Foto: Annelize Tozetto - Blog do Arcanjo
Marisa Orth em cena de A Família Addams: musical está de volta ao Teatro Renault dez anos depois – Foto: Annelize Tozetto – Blog do Arcanjo

Por MICHELE MARREIRA
@michelemarreira

Especial para o Blog do Arcanjo

O público já pode comemorar a volta da família mais excêntrica da dramaturgia mundial. O espetáculo A Família Addams entra em cartaz nesta quinta-feira (10), no Teatro Renault, região da Bela Vista, na capital paulista, em versão repaginada e ágil. Vale ressaltar que a primeira montagem brasileira da obra pela T4F Musicais, que ocorreu há dez anos no mesmo espaço, foi sucesso de crítica e de público.

Tal como na primeira exibição, no ano de 2012, o atual projeto apostou na mesma sintonia cênica dos protagonistas Marisa Orth e Daniel Boaventura, nos respectivos papeis de Morticia e Gomez Addams.

A família é completada por Bernardo Berro (Tio Fester), Liane Maya (Vovó), Pamela Rossini (Vandinha), Raphael Souza e Rodrigo Spinosa (Feioso) e Tiago Kal Tenbacher (Tropeço). A superprodução ainda tem estrelas do quilate de Kiara Sasso e Fred Silveira, como o casal Alice e Mal Beineke, pais de Lucas, o pretendente de Vandinha interpretado por Dante Paccola.

Antes da grande estreia, os intérpretes atemporais desta ‘mórbida comédia’ conversaram com a reportagem do Blog do Arcanjo, destacando as curiosidades e desafios de revisitar o clássico inspirado no lendário cartunista Charles Addams, ecrito por Marshall Brickman e Rick Elice, com música e letras de Andrew Lippa, além de direção e coreografias de Federico Bellone, direção musical de Thiago Rodrigues e supervisão musical de Miguel Briamonte, além de Luciano Andrey como diretor residente.

A Família Addams marca a retomada dos grandes musicais da Broadway - Foto: Annelize Tozetto - Blog do Arcanjo
A Família Addams marca a retomada dos grandes musicais da Broadway – Foto: Annelize Tozetto – Blog do Arcanjo

Sintonia no palco

“Já sabíamos que seria um projeto diferente. Apostamos. A expectativa era muito grande! Foram ensaios trabalhosos e prazerosos, bem intensivo. A primeira montagem era um padrão muito interessante. Agora é tudo diferente; desde o cenário às marcações. Às vezes, olhava o texto, a letra, e vinha o passado na cabeça. Trechos de músicas foram cortados, o musical está bem mais rápido! Estou muito orgulhoso de participar deste espetáculo”, ressalta Daniel Boaventura.

De volta, dez anos depois, o musical A Família Addams está bem mais rápido!

DANIEL BOAVENTURA, ator

O também cantor não poupa elogios à colega de cena, Marisa Orth, com quem forma um divertido par romântico no musical.

“Marisa e eu vamos formar uma dupla sertaneja (risos). Brincadeiras à parte, desde que eu soube que ela faria parte do projeto, na primeira vez em 2012, fiquei muito feliz. Marisa tem o talento reconhecido no País, uma empatia universal. Foi uma delícia e está sendo de novo trabalhar com ela”, afirma o astro.

O pai fictício dos personagens Wandinha e Feioso, fala do sentimento da retomada ao trabalho e do reencontro como público.

“A gente estava com fome de voltar, não só o público. Os artistas, todos nós, pois trabalhamos juntos nisto aqui. De voltar aos poucos com essa necessidade ávida de cultura e entretenimento. É um momento muito especial”, destaca o ator.

Sexy e divertida, é assim que Marisa Orth define sua Morticia Addams - Foto: Annelize Tozetto - Blog do Arcanjo
Sexy e divertida, é assim que Marisa Orth define sua Morticia Addams – Foto: Annelize Tozetto – Blog do Arcanjo

Uma nova Morticia

As peripécias do grupo mais sombrio reforçam ainda mais as atrocidades elaboradas dos Addams, além de uma considerável mudança no perfil de cada um deles, a começar pela matriarca do clã, como revela sua intérprete.

“Morticia vem mais sexy, rica e engraçada. A comédia surge com mais força”, deixa escapar Marisa Orth durante o papo com o Blog do Arcanjo.

Morticia vem mais sexy, rica e engraçada. A comédia surge com mais força.

MARISA ORTH, atriz

A atriz revela ainda que sente-se aprendiz no universo dos musicais, contudo, fica satisfeita com seu resultado nos palcos.

“O ‘Addams’ foi minha primeira experiência no teatro musical, dez anos atrás. Já tinha feito show, trabalhado com música, mas não tudo junto. Adorei a experiência, foi um sucesso estrondoso na época. Eu ainda me sinto uma novata nesse meio, e fico feliz de acompanhar o nível deste elenco sensacional”, descreve a estrela.

Kiara Sasso: grande estrela dos musicais volta ao palco que a consagrou em A Família Addams - Foto: Annelize Tozetto - Blog do Arcanjo
Kiara Sasso: grande estrela dos musicais volta ao palco que a consagrou em A Família Addams – Foto: Annelize Tozetto – Blog do Arcanjo

Estrela de volta ao lar

Uma das veteranas deste métier no Brasil, a atriz Kiara Sasso é conhecida por inúmeros papeis marcantes no gênero, em quase 30 anos de carreira, muitos deles como protagonista no palco do Teatro Renault, antigamente chamado Teatro Abril. Portanto, sua presença no elenco de A Família Addams marca também sua volta ao palco que a tornou a grande estrela que é.

Contudo, o perfil de suas crias no tablado, em sua maioria, vinha do drama encarnado em cena. No espetáculo atual, a ‘musa dos musicais’, como é chamada carinhosamente, tem nas mãos o desafio de sair da zona de conforto, desta dramaticidade tão incutida em sua identidade cênica, para dar lugar à comédia, lugar que ocupa sua “apimentada” Alice Beineke.

Kiara adianta que a personagem se esconde na máscara de uma mulher conservadora e controladora, entretanto, vai se revelando no meio do caminho.

“Apesar de ser uma grande apreciadora do gênero cômico, eu me perguntava se sabia fazer comédia. Já sabia que enquanto atriz era algo difícil de ser feito. Um lugar que não é todo ator que consegue acessar. Nem todo ator dramático faz bem comédia. É até mais fácil, inclusive, um ator de comédia fazer drama. Porém, quando trabalhei com Miguel Falabella em A Madrinha Embriagada, ele me ajudou a descobrir. Depois disso fiquei imaginado quando teria uma nova oportunidade para explorar esse lado tão divertido. A comédia nos dá infinitas possibilidades. Mas para mim é sempre um processo árduo; eu acho que está uma porcaria, que não vou conseguir, e que a direção está detestando (risos)”, reflete a estrela.

Astro dos musicais, Fred Silveira vive marido apático em A Família Addams - Foto: Annelize Tozetto - Blog do Arcanjo
Astro dos musicais, Fred Silveira vive marido apático em A Família Addams – Foto: Annelize Tozetto – Blog do Arcanjo

Marido submisso

E, para dar conta do comportamento considerado “normal” da esposa – e de sua tradicional família -, o ator Fred Silveira, outro grande astro dos musicais, surge na história dando vida ao comedido e submisso Mal Beineke. Ele conta que foram desafiantes as seis semanas de ensaio.

“Foi um dos processos [de ensaio] mais curtos que já fiz de todos os meus espetáculos. Ensaiar cinco semanas, confesso que foi bem cansativo e prazeroso, principalmente por ser um processo completamente novo. Cada dia era uma proposta diferente. A beleza desta nova montagem foi chegar com o copo vazio, todos os dias, preparados para mudanças”, avalia o artista.

Cena de A Família Addams: superprodução está de volta ao Teatro Renault em SP - Foto: Annelize Tozetto - Blog do Arcanjo
Cena de A Família Addams: superprodução está de volta ao Teatro Renault em SP – Foto: Annelize Tozetto – Blog do Arcanjo

Do palco para os bastidores

Outra curiosidade desta volta de A Família Addams atende pelo nome de Luciano Andrey, reconhecido por seu talento nos palcos pelas apresentações de musicais como Priscilla, Rainha do Deserto, O Rei e Eu, Vamp – o musical, apenas para citar alguns. Em A Família Addams, o multifacetado artista deixa a atuação de lado, para um novo desafio em seu currículo, dessa vez nos bastidores: o de diretor residente da superprodução.

“Eu brinco que estou tentando ticar todas as posições do teatro musical (risos). Como ator, tradutor, versonista… Já produzi e dirigi o musical Nuvem de Lágrimas, e agora, estou como diretor residente deste espetáculo maravilhoso. Estar por trás das cortinas, nos bastidores, é um trabalho insano. O meu papel é ser um elo entre a equipe criativa gringa e a brasileira. Muitas vezes, transmitir o que o diretor quer para o elenco, ajudar na construção de piada; o que funciona ou não”, conta.

O trabalho de Andrey é criar pontes entre elenco, direção internacional e o público brasileiro. “Precisa ter uma conexão enorme com a direção. É um aprendizado, algo diferente, ampliando meu conhecimento como artista. Fazendo esse trabalho, serei um intérprete melhor nos palcos! Não parei de atuar, é só uma pausa para começar uma tarefa nova, desafiadora”, avisa.

Kiara Sasso e Daniel Boaventura em cena de A Família Addams - Foto: Annelize Tozetto - Blog do Arcanjo
Kiara Sasso e Daniel Boaventura em cena de A Família Addams – Foto: Annelize Tozetto – Blog do Arcanjo

Alívio para os tempos pesados

Uma pergunta que gera interesse no público em geral é o porquê da escolha do espetáculo para uma remontagem. A dúvida é sanada pela produtora geral do projeto, Almali Zraik.

“A gente queria um espetáculo que trouxesse alegria, leveza, humor, para encarar as coisas pesadas. E como já sabíamos que o Addams tinha sido um projeto de muito sucesso, em nossas reuniões não tivemos dúvida em trazer essa energia novamente”, finaliza.

A Família Addams

Quando: Quintas e sextas, às 21h. Sábados, às 16h e 21h. Domingos, às 15h e 20h.
Onde: Teatro Renault – Av. Brigadeiro Luís Antônio, 411, Bela Vista, São Paulo, SP.
Quanto: de R$ 25 a R$ 350 Retire seu ingresso!

Siga @miguel.arcanjo

Inscreva-se no canal Blog do Arcanjo

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

O jornalista e crítico Miguel Arcanjo Prado é mestre em Artes pela UNESP, pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, bacharel em Comunicação Social pela UFMG e crítico da APCA, da qual foi vice-presidente. Dirige o Blog do Arcanjo e o Prêmio Arcanjo. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e faz o Podcast do Arcanjo. Está entre os melhores jornalistas de Cultura do Brasil pelo Prêmio Comunique-se e Prêmio Governador do Estado de São Paulo. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Contigo, Superinteressante, Band, Gazeta, UOL, Uma, Rede TV!, TV UFMG e O Pasquim 21. É jurado das premiações Prêmio Arcanjo de Cultura, Melhores do Ano Blog do Arcanjo, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Digital, Melhores do Ano Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil de Curtas. É vencedor dos Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã e Prêmio África Brasil. Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Entretenimento e Cultura por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é podcast-do-arcanjo.jpg
Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.