Corrida do Orgulho LGBT+ faz 6ª edição em 28 de junho, saiba como se inscrever

6ª Corrida do Orgulho LGBT+ está confirmada na Praça do Patriarca e integra programação oficial da Parada SP © Isllam Vinícius Divulgação Blog do Arcanjo 2026

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Está confirmada a 6ª Corrida do Orgulho LGBT+, que acontece dia 28 de junho, domingo, a partir das 6h30 (com largada às 7h30), na Praça do Patriarca, no Centro Histórico de São Paulo. As inscrições estão abertas por meio deste link e podem ser feitas até o dia 20 de junho. O evento integra o calendário oficial de celebrações da Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo e é organizado pela APOLGBT-SP (Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo) em parceria com a CBE (Confederação Brasileira de Esporte) e a Namastê Esportes. A iniciativa visa promover a democratização do esporte e a ocupação de espaços urbanos em sua primeira edição na rua.

A corrida mantém seu propósito de acessibilidade para garantir a integração de diferentes perfis de público. O percurso de 5 km pode ser realizado tanto na modalidade de corrida quanto de caminhada, incentivando a prática de atividades físicas e o bem-estar da comunidade LGBT+.  O evento também conta com preços promocionais de inscrição para pessoas com mais de 60 anos, valorizando a longevidade e preforçaarticipação da terceira idade no evento.

A estrutura de premiação da 6ª edição demonstra o compromisso com a representatividade. Serão entregues troféus para as cinco primeiras pessoas colocadas nas categorias gerais feminina e masculina, além das três primeiras colocações na categoria para pessoas não binárias.

Nelson Matias Pereira, presidente da APOLGBT-SP, destaca a importância da manutenção da rotina de exercícios e do autocuidado: “A Corrida do Orgulho é mais uma das atividades que propomos à comunidade para ampliar o acesso a espaços de acolhimento e troca, estimulando uma prática saudável, interativa, voltada ao bem-estar e que nos lembra que podemos ocupar todos os espaços em que desejarmos estar.”

O evento conta com patrocínio de Amstel Ultra, copatrocínio da FILA e apoio da Decathlon, parcerias que contribuem para a realização da iniciativa e para a ampliação do acesso ao esporte durante o Mês do Orgulho.

Patrocínio: Amstel Ultra

Copatrocínio: FILA

Apoio: Decathlon

Organização: Confederação Brasileira de Esporte e Namastê Esportes

Realização: Parada SP

Serviço

6ª Corrida do Orgulho LGBT+ São Paulo 2026

Data: 28 de junho  2026, domingo, 6h30

Local: Praça do Patriarca (Centro Histórico de São Paulo)

Inscrições disponíveis neste link até dia 20 de junho.

Prazo final para inscrições: 20 de junho de 2026

Valor: A partir de R$ 65,00

Sobre a Parada SP

A Parada SP, organizada pela APOLGBT-SP (Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo) é uma ONG, sem fins lucrativos, fundada em 1999. Detém a marca Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo, que acontece desde 1997 na Avenida Paulista. Parte desses participantes fundou a ParadaSP, que, desde então, cresceu com a ajuda de voluntários. A Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo tornou-se a maior do mundo, amplificando as vozes da comunidade LGBT+ e possibilitando que a ParadaSP realizasse outros eventos militantes.

Siga @miguel.arcanjo

Fazer jornalismo cultural de qualidade é nossa missão e seu apoio é importante! Você pode contribuir em nossa chave pix: [email protected]
Compartilhe as matérias e siga nossas redes sociais.

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes eleito um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado 2026 | Todos os direitos reservados.

Editado por Miguel Arcanjo Prado

Avaliações críticas:
★ Fraco
★★ Regular
★★★ Bom
★★★★ Muito Bom
★★★★★ Excelente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *