Victor Grizzo se destaca na literatura infanto-juvenil com O Segredo que Habitava o Armário

Victor Grizzo, autor de O Segredo que Habitava o Armário – Foto: Thais Boneville Divulgação – Blog do Arcanjo

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Um escritor precisa ter sensibilidade e saber lidar muito bem com as palavras para se comunicar, sobretudo se o público alvo é o exigente infanto-juvenil. Pois o paulista de Jaú radicado em São Paulo Victor Grizzo possui tais qualidades, e elas ficam explícitas em seu segundo livro, O Segredo que Habitava o Armário, lançado pela editora Flamingo.

A trama é protagonizada por Serena, uma garota que não quer saber de bonecas nem vestidinhos e que, por isso, sofre bullying cotidiano dos colegas de escola, que não aceitam o fato de ela ser diferente. Contudo, a personagem encontra novas perspectivas ao conhecer a Monstra Papona, que vive dentro do armário de seu quarto.

Com uma escrita fluída em em prol de uma visão menos categorizada e mais diversa sobre nós mesmos e os outros, Grizzo constrói com desenvoltura sua trama, fazendo com que seus leitores se envolvam sentimentalmente com as personagens, tão diferentes e ao mesmo tempo tão interligadas.

Um dos charmes tipográficos do livro, belamente ilustrado pelo próprio autor, é a língua falada pela Monstra Papona, que diz as palavras de forma invertida, tornando a leitura de alguns diálogos um jogo desafiador para crianças e adultos.

O Segredo que Habitava o Armário é o tipo de livro que precisa existir em prol de mudança efetiva nas gerações do futuro, para que consigam criar um mundo que acolha o diverso e que seja respeitoso com as diferenças. Ainda bem que Victor Grizzo o escreveu.

Aqui no Brasil quase não temos literatura infantil que aborde questões como transgeneridade, solidão e infância com o desejo de comunicação efetiva com mães, pais, educadores e escolas.

VICTOR GRIZZO
autor de O Segredo que Habitava o Armário

Sobre o autor Victor Grizzo

O escritor Victor Grizzo nasceu na cidade de Jaú, interior de São Paulo. É graduado em História pela  Universidade de São Paulo e especializado em Desenho pelo Departamento de Artes  Visuais da ECA-USP. Em 2016, foi premiado pelo concurso realizado no MIS (Museu de  Imagem e do Som) por ocasião da exposição O Mundo de Tim Burton. Sua obra foi  selecionada pelo próprio Tim Burton para ser exposta no museu. Publicou seu primeiro  livro em 2019, Luz dos Olhos Meus. Já realizou e participou de inúmeras exposições  como artista visual. Em paralelo à carreira de artista, trabalha como educador e escritor.  Dedica sua vida principalmente a trabalhar em seu ateliê pintando, ilustrando e  escrevendo novas histórias. Siga @victor.grizzo

Siga @miguel.arcanjo

Inscreva-se no canal Blog do Arcanjo

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

O jornalista e crítico Miguel Arcanjo Prado é mestre em Artes pela UNESP, pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, bacharel em Comunicação Social pela UFMG e crítico da APCA, da qual foi vice-presidente. Dirige o Blog do Arcanjo e o Prêmio Arcanjo. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e faz o Podcast do Arcanjo. Está entre os melhores jornalistas de Cultura do Brasil pelo Prêmio Comunique-se e Prêmio Governador do Estado de São Paulo. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Contigo, Superinteressante, Band, Gazeta, UOL, Uma, Rede TV!, TV UFMG e O Pasquim 21. É jurado das premiações Prêmio Arcanjo de Cultura, Melhores do Ano Blog do Arcanjo, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Digital, Melhores do Ano Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil de Curtas. É vencedor dos Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã e Prêmio África Brasil. Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Entretenimento e Cultura por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é podcast-do-arcanjo.jpg
Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.