Victor Grizzo se destaca na literatura infanto-juvenil com O Segredo que Habitava o Armário

Victor Grizzo, autor de O Segredo que Habitava o Armário – Foto: Thais Boneville Divulgação – Blog do Arcanjo

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Um escritor precisa ter sensibilidade e saber lidar muito bem com as palavras para se comunicar, sobretudo se o público alvo é o exigente infanto-juvenil. Pois o paulista de Jaú radicado em São Paulo Victor Grizzo possui tais qualidades, e elas ficam explícitas em seu segundo livro, O Segredo que Habitava o Armário, lançado pela editora Flamingo.

A trama é protagonizada por Serena, uma garota que não quer saber de bonecas nem vestidinhos e que, por isso, sofre bullying cotidiano dos colegas de escola, que não aceitam o fato de ela ser diferente. Contudo, a personagem encontra novas perspectivas ao conhecer a Monstra Papona, que vive dentro do armário de seu quarto.

Com uma escrita fluída em em prol de uma visão menos categorizada e mais diversa sobre nós mesmos e os outros, Grizzo constrói com desenvoltura sua trama, fazendo com que seus leitores se envolvam sentimentalmente com as personagens, tão diferentes e ao mesmo tempo tão interligadas.

Um dos charmes tipográficos do livro, belamente ilustrado pelo próprio autor, é a língua falada pela Monstra Papona, que diz as palavras de forma invertida, tornando a leitura de alguns diálogos um jogo desafiador para crianças e adultos.

O Segredo que Habitava o Armário é o tipo de livro que precisa existir em prol de mudança efetiva nas gerações do futuro, para que consigam criar um mundo que acolha o diverso e que seja respeitoso com as diferenças. Ainda bem que Victor Grizzo o escreveu.

Aqui no Brasil quase não temos literatura infantil que aborde questões como transgeneridade, solidão e infância com o desejo de comunicação efetiva com mães, pais, educadores e escolas.

VICTOR GRIZZO
autor de O Segredo que Habitava o Armário

Sobre o autor Victor Grizzo

O escritor Victor Grizzo nasceu na cidade de Jaú, interior de São Paulo. É graduado em História pela  Universidade de São Paulo e especializado em Desenho pelo Departamento de Artes  Visuais da ECA-USP. Em 2016, foi premiado pelo concurso realizado no MIS (Museu de  Imagem e do Som) por ocasião da exposição O Mundo de Tim Burton. Sua obra foi  selecionada pelo próprio Tim Burton para ser exposta no museu. Publicou seu primeiro  livro em 2019, Luz dos Olhos Meus. Já realizou e participou de inúmeras exposições  como artista visual. Em paralelo à carreira de artista, trabalha como educador e escritor.  Dedica sua vida principalmente a trabalhar em seu ateliê pintando, ilustrando e  escrevendo novas histórias. Siga @victor.grizzo

Siga @miguel.arcanjo

Inscreva-se no canal Blog do Arcanjo

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Um dos mais influentes e respeitados jornalistas e críticos culturais do Brasil, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo e o Prêmio Arcanjo. É mestre em Artes pela UNESP, pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, bacharel em Comunicação Social pela UFMG e crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e faz o Podcast do Arcanjo. Foi eleito entre os melhores jornalistas de Cultura do Brasil pelo Prêmio Comunique-se e Prêmio Governador do Estado de São Paulo. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, Gazeta, UOL, Uma, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. É jurado das premiações Prêmio Arcanjo, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Digital, Melhores do Ano Guia da Folha, Prêmios ANCEC e Prêmio Canal Brasil de Curtas. É vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã e Prêmio África Brasil.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Entretenimento e Cultura por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é podcast-do-arcanjo.jpg
Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Festival de Curitiba anuncia novidades em 2023 II Expo Internacional Consciência Negra SP The Crown mostra que Charles traiu Diana Caetano Veloso se emociona em show após morte de Gal Costa Prêmio Arcanjo de Cultura acontece no Teatro Sérgio Cardoso