Zaika dos Santos leva seu afrofuturismo ao Carnegie Hall em Nova York

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
A multiarista e cientista mineira Zaika dos Santos é a mais nova aposta do afrofuturismo no mercado internacional. Com 34 anos, ela tem duas obras na mostra The Black Angel, no prestigiado Carnegie Hall, em Nova York, sob curadoria de Reynaldo Anderson.
Além disso, ainda está à frente da curadoria de arte digital da plataforma Comunidade UX, que chega ao mercado no próximo dia 23, com lançamento no Oi Futuro, no Rio de Janeiro.
Com formação diversa, ela fez artes plásticas na conceituada Escola Guignard da Universidade do Estado de Minas Gerais, mas também trilhou carreira na música e estudou design e rádio e TV em Belo Horizonte.
Com obras provocativas, ela sempre lembra o pioneirismo africano na ciência. “A primeira universidade do mundo foi em África”, diz.
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Ed. Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.