Exposição Universo Pagu celebra artista modernista em prédio onde ela estudou no Brás
Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
A Adaap (Associação dos Artistas Amigos da Praça), que administra a SP Escola de Teatro, instituição ligada à Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo, promove a Exposição Universo Pagu, na sede Brás da Instituição, localizada na Avenida Rangel Pestana, 2401, Brás, prédio onde estudou a homenageada. A ação integra as celebrações do centenário da Semana de Arte Moderna de 1922.
A exposição retrata o período em que a artista, escritora, militante, jornalista, tradutora, crítica de artes e diretora de teatro Patrícia Rehder Galvão, a Pagu, estudou no prédio histórico que recebe o evento, antiga Escola Normal do Brás e hoje sede da SP Escola de Teatro.
Patrícia Galvão, eternizada como Pagu, é um dos maiores, se não o maior, nome do modernismo brasileiro e grande incentivadora das artes, em especial do teatro brasileiro. Marcio Aquiles, responsável pela ação, declara a honra de sediar a exposição no local em que ela viveu momentos essenciais de sua formação artística e intelectual.
“Mais do que apenas retratar elementos da vida de Pagu, a exposição Universo Pagu se propõe como apreensão crítica dos aspectos circundantes. São enfatizados na mostra, assim, aspectos histórico- arquitetônicos do prédio – onde ela estudou e que hoje funciona a sede Brás da SP Escola de Teatro -, o entorno do bairro e múltiplas relações éticas e estéticas da artista com o movimento de 1922”, explica Marcio Aquiles, coordenador na instituição e um dos idealizadores da exposição.
Todo o processo contou com a supervisão pedagógica do coordenador dos dois cursos de Cenografia e Figurino e Técnicas de Palco da SP Escola de Teatro, o cenógrafo J.C. Serroni, além dos formadores Telumi Hellen, Viviane Ramos e Marcio Tadeu.
Ivam Cabral, diretor executivo da instituição, é responsável pela idealização, ao lado dos coordenadores Elen Londero, Marcio Aquiles e Joaquim Gama.
Poder homenagear Pagu no centenário da Semana de Arte Moderna e dentro de uma escola onde ela estudou é uma grata coincidência. Ainda mais quando pode-se usar a montagem da exposição como pretexto para exercício dos estudantes. Foram eles que desenvolveram o projeto, que tendo como base o construtivismo russo, criaram um espaço desconstruído, um pouco contestatório ao organizado de uma exposição, o que certamente Pagu aprovaria.
J. C. Serroni
Cenógrafo da exposição Universo Pagu
Estudantes na mostra
Os responsáveis pela criação, pesquisa, organização e montagem do cenário da exposição são os estudantes do curso técnico em teatro de cenografia e figurino e técnicas de palco, com a participação de linhas do estudo como iluminação, sonoplastia, atuação, humor e dramaturgia. Uma ação que envolveu todos os talentos da SP Escola de Teatro.
Entre os destaques da exibição estão as passagens principais da vida da artista, como sua infância, a carreira de jornalista e escritora, o ativismo político, os casamentos e a paixão pelas artes cênicas, sendo ela, ao lado de Paschoal Carlos Magno, responsável pela criação do FESTA – Festival de Teatro Amador de Santos (o festival mais antigo ainda em atividade no Brasil).
Siga @miguel.arcanjo no Instagram
Ouça Arcanjo Pod no Spotify
Blog do Arcanjo no YouTube
Um dos jornalistas culturais mais respeitados do Brasil, Miguel Arcanjo Prado é CEO do Blog do Arcanjo, fundado em 2012, e do Prêmio Arcanjo, desde 2019. Mestre em Artes pela UNESP, pós-graduado em Cultura pela ECA-USP, bacharel em Comunicação pela UFMG e crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e apresenta o Arcanjo Pod. Eleito um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, CBN, Gazeta, UOL, UMA, OFuxico, Rede TV!, Rede Brasil, Versatille, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra o júri de Prêmio Arcanjo, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Imprensa Digital, Guia da Folha, e Canal Brasil de Curtas. Ganhou o Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Governo do Estado de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.