Memorial lança revista Nossa América para celebrar Semana de 22

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

O Memorial da América Latina acaba de lançar a 58ª edição da revista Nossa América. O foco é a celebração do centenário da Semana de Arte Moderna de 1922. A publicação é do Centro Brasileiro de Estudos da América Latina (CBEAL), braço acadêmico do Memorial.

Esta edição da Nossa América é dedicada ao evento, mas também a analisar como o Movimento Modernista se espalhou pelo continente. Para isso, a publicação traz textos sobre personalidades que articularam e também nomes que participaram da Semana ou de suas ideias, dentre eles Mário de Andrade, Menotti Del Picchia, Villa-Lobos, Pagu e outros.

O número 58 da Nossa América suscita o questionamento de como os modernistas são lidos pela geração atual de artistas e pesquisadores. A pergunta permeia todos os artigos, mas principalmente os dois mais autorais, escritos sob a ótica feminista. Um deles tem um título irreverente que fala por si, “Oswald vestia as calcinhas de Tarsila: 7 posições modernistas 100 anos depois”.

A revista também mostra como o Modernismo influenciou a cultura brasileira e se propagou pela América Latina. Para isso, apresenta uma reportagem sobre o escritor e diplomata mexicano Alfonso Reyes. Ele conviveu e se correspondeu com os grandes nomes da cultura brasileira e latino-americana.

Outro destaque da edição é um instigante artigo sobre Menotti Del Picchia, uma das personalidades que articularam a Semana, e suas contraditórias crônicas de combate em defesa do Futurismo e de uma raiz bandeirante para a modernização do país. Junto com Mário e Oswald de Andrade, Anita Malfatti e Tarsila do Amaral, fez parte do conhecido Grupo dos Cinco – todos contemplados nas páginas da revista, ao lado dos grandes Guiomar Novaes, Di Cavalcanti e Heitor Villa-Lobos.

Confira a publicação completa no endereço: https://memorial.org.br/wp-content/uploads/2022/02/Nossa-América-58_versão-digital.pdf

Siga @miguel.arcanjo

Inscreva-se no canal Blog do Arcanjo

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

O jornalista e crítico Miguel Arcanjo Prado é mestre em Artes pela UNESP, pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, bacharel em Comunicação Social pela UFMG e crítico da APCA, da qual foi vice-presidente. Dirige o Blog do Arcanjo e o Prêmio Arcanjo. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e faz o Podcast do Arcanjo. Está entre os melhores jornalistas de Cultura do Brasil pelo Prêmio Comunique-se e Prêmio Governador do Estado de São Paulo. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Contigo, Superinteressante, Band, Gazeta, UOL, Uma, Rede TV!, TV UFMG e O Pasquim 21. É jurado das premiações Prêmio Arcanjo de Cultura, Melhores do Ano Blog do Arcanjo, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Digital, Melhores do Ano Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil de Curtas. É vencedor dos Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã e Prêmio África Brasil. Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Entretenimento e Cultura por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é podcast-do-arcanjo.jpg
Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.