Parque Augusta Prefeito Bruno Covas é aberto ao povo em SP

Imagem geral do Parque Augusta Prefeito Bruno Covas – Foto: Leon Rodrigues/Prefeitura de São Paulo – Divulgação – Blog do Arcanjo

Área verde de 23 mil m² é aberta ao público

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Velho clamor dos moradores do centro de São Paulo, o Parque Municipal Augusta Prefeito Bruno Covas foi aberto ao povo neste sábado (6). Com área de 23 mil m², o espaço ocupa um quarteirão entre as ruas Augusta, Consolação, Caio Prado e Marquês de Paranaguá, sob administração da Subprefeitura da Sé. Filho de Bruno Covas, Tomás Covas participou do evento solene. O funcionamento do Parque Augusta é diário, das 5h às 21h.

Tomás Covas participou da inauguração do Parque Augusta, que leva o nome de seu pai, o Prefeito Bruno Covas, estampado em sua camiseta – Foto: Governo do Estado de São Paulo/Divulgação – Blog do Arcanjo

“Hoje, com a inauguração do Parque Augusta Prefeito Bruno Covas, a cidade passa a contar com 111 parques. Ele representa um desejo da população. É o terceiro que entregamos e vamos entregar ainda mais quatro, pois no Plano de Metas estão previstos oito parques para São Paulo”, afirmou o prefeito Ricardo Nunes.

Para o vice-governador Rodrigo Garcia, que estava representando o governador João Doria, o novo espaço significa o resultado do esforço da sociedade civil, poderes público e Legislativo, em nome do bem comum. “É fruto de muita luta, democracia, resiliência, perseverança, respeito ao contraditório e, acima de tudo, convicção. Se hoje São Paulo conta com mais esse parque é por conta do trabalho de todos. É um presente para a cidade de São Paulo”, afirmou.

Pai empurra filha no balanço da área de brinquedos do Parque Augusta Prefeito Bruno Covas – Foto: Leon Rodrigues/Prefeitura de São Paulo – Divulgação – Blog do Arcanjo

Histórico

Para a implantação do parque foram investidos cerca de R$ 11 milhões pelas construtoras Setin e Cyrela. O terreno pertencia à ambas até 2019, que fizeram acordo com a Prefeitura por meio de uma mediação do Ministério Público. Ambas poderão construir empreendimentos na cidade. O projeto do Parque Municipal Augusta “Prefeito Bruno Covas” foi pensado de acordo com o Plano Diretor, que determina uma Taxa de Permeabilidade mínima de 90%, ou seja, somente 10% da área do parque pode ser impermeabilizada.

A construção do Parque Augusta teve início em 2019, porém foram paralisadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), que identificou potencial arqueológico na área, com a hipótese de existir possíveis resquícios de antigos povos indígenas. Foi realizada uma prospecção e não foram encontrados quaisquer vestígios pré-coloniais, mas a presença de faianças finas, cerâmica, vidro e materiais construtivos da transição do século XIX para o XX.

Público ocupa arquibancada do Parque Augusta Prefeito Bruno Covas – Foto: Leon Rodrigues/Prefeitura de São Paulo – Divulgação – Blog do Arcanjo

Estrutura

Totalmente acessível, a área conta com caminhos para passeios, playground inclusivo, cachorródromo, equipamentos de ginástica e uma academia de terceira idade. Sanitários públicos, arquibancada e deck elevado também fazem integram o  conjunto, que ainda tem áreas de manejo e compostagem, assim como uma estrutura de serviços e apoio para a administração.

Lá também foi feito o restauro da Casa das Araras e do Portal – que são tombados. Até meados dos anos 1970 o local abrigou um palacete e uma escola.

Durante a cerimônia o secretário do Verde e Meio Ambiente, Eduardo Castro, ressaltou a riqueza da fauna e da flora do novo parque.

“ Estamos entregando para a cidade de São Paulo um mobiliário muito importante, com 23 mil m². Conta com arborização rica, fauna e flora muito ricas, no coração da capital. A inauguração de hoje é mais uma de tantas iniciativas desta gestão. Sou muito grato ao prefeito Bruno Covas pela entrega deste parque hoje”, ressaltou.

O filho de Bruno Covas, Tomas Covas, esteve no evento e recordou que o meio ambiente sempre foi uma causa defendida por ele.

“Este parque representa muito meu pai., que lutou bravamente para que fosse inaugurado. Representa também o verde e o meio ambiente, que sempre foram muito defendidos por ele desde quando era secretário do Meio Ambiente”, explicou.

Bosque do Parque Augusta Prefeito Bruno Covas – Foto: Leon Rodrigues/Prefeitura de São Paulo – Divulgação – Blog do Arcanjo

Aves e bosque

Foram registradas 21 espécies de aves silvestres no Parque Augusta: nenhuma ameaçada de extinção. No entanto, houve o registro de três espécies que podem vir a entrar em risco devido ao intenso tráfico a que são expostas. São o beija-flor-tesoura, o carcará e o periquito-rico.

Em relação à flora do local há um bosque heterogêneo, com espécies arbóreas nativas e predominantemente exóticas como aglaia, falsa-seringueira e jacarandá-mimoso; frutíferas como abacateiro mangueira, nespereira uva-japonesa e palmeiras como areca-bambu, palmeira-de-leque-da-china e palmeira-washingtonia.

Pai e filha passeiam pelo Parque Augusta Prefeito Bruno Covas – Foto: Leon Rodrigues/Prefeitura de São Paulo – Divulgação – Blog do Arcanjo

Moradores aprovam

A nova área verde foi aprovada pela professora Carla Bessa, moradora de Santa Cecília, que foi prestigiar a inauguração acompanhada pelo Shih-tzu Chiquinho. “Acho fundamental termos mais este parque na cidade. Demorou para ficar pronto, mas valeu a pena. Pretendo vir passear e trazer o Chiquinho para se divertir no cachorródromo”, contou.

Praticar atividade física e ler serão as atividades praticadas no Parque Augusta Prefeito Bruno Covas pelo arquiteto Bruno Simão que  mora nas proximidades, na rua Santo Antônio. Ele se mudou para a região há cinco anos e, desde então, aguardava a abertura do local. “Quero vir correr durante a semana,  caminhar e ler nos fins de semana, porque com certeza os sábados e domingos serão dias muito concorridos por aqui”, disse.

Mãe da pequena Gabriela, de  5 anos, a secretária administrativa Silvana Tavares estava empolgada com o novo espaço, por ser uma oportunidade da filha interagir com outras crianças. “Será ótimo. Quero trazê-la para tomar sol e fazer amigos”, afirmou.

Com Secretaria Especial de Comunicação da Prefeitura de São Paulo.

Siga @miguel.arcanjo no Instagram

Ouça Arcanjo Pod no Spotify

Blog do Arcanjo no YouTube

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Jornalista cultural influente e respeitado no Brasil, Miguel Arcanjo Prado é CEO do Blog do Arcanjo, fundado em 2012, e do Prêmio Arcanjo, desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e apresenta o Arcanjo Pod. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, CBN, Gazeta, UOL, UMA, OFuxico, Rede TV!, Rede Brasil, Versatille, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra o júri de Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de São Paulo, Prêmio Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil de Curtas. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *