Grupo Corpo estreia Primavera com música do Palavra Cantada e poucos bailarinos em cena

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Desde que ele surgiu na década de 1970 com Maria Maria, o dança brasileira jamais foi a mesma. O Grupo Corpo estreia nesta terça, 26 de outubro, sua nova coreografia, Primavera, no Teatro Alfa, com sessões de terça a sexta, 20h30, e sábado, 20h, e domingo, 18h, até 31 de outubro (retire seu ingresso). A companhia mineira traz um respiro de esperança após o caos em seu novo espetáculo.
O novo espetáculo da companhia mineira foi criado durante a pandemia e conta com música de Paulo Tatit e Sandra Peres, do grupo Palavra Cantada. A nova coreografia conta com 35 minutos, incluindo solos, duos e trios, com poucos bailarinos ao mesmo tempo no palco. A coreografias é assinada por Rodrigo Pederneiras, com cenografia e iluminação de Paulo Pederneiras. Já os figurinos são assinados por Freusa Zechmeister.

Gira foi inspirada na umbanda
No mesmo programa será apresentada a coreografia Gira, sucesso de 2017 e vencedor do Prêmio APCA, inspirada nos rituais de umbanda, em parceria com a banda paulistana Metá Metá. Exu, o mais humano dos orixás, é o motivo poético que conduz os onze temas musicais que marcam o espetáculo.
Grupo Corpo tem reconhecimento mundial
Fundado em 1975, em Belo Horizonte (MG), o Grupo Corpo consolidou-se como uma das mais expressivas referências da dança brasileira. Em mais de quatro décadas de atuação, produziu 35 coreografias, a maioria assinadas pelo coreógrafo Rodrigo Pederneiras, cuja linguagem coreográfica deu identidade inconfundível à companhia. Atualmente, o grupo mantém dez balés em repertório e apresenta-se cerca de 70 vezes por ano – no Brasil e em turnês pelas mais diversas regiões do mundo. A cada dois anos, realiza estreias de novas criações.
Retire seu ingresso para o Grupo Corpo!
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Ed. Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.