Zezé Motta brilha em Falas da Vida na Globo: ‘Temos muita luta pela frente’ | Entrevista

Após 40 anos, Zezé Motta retorna ao posto de apresentadora da Globo em Falas da Vida, com panorama da população idosa no Brasil

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Atriz, cantora, locutora e apresentadora, Zezé Motta apresentou com destaque o especial Falas da Vida, exibido no dia 1º de outubro, Dia Internacional dos Direitos das Pessoas Idosas, na Globo. Ela não comandava um programa na maior emissora do país desde 1981, portanto há 40 anos, quando esteve à frente do Show do Mês, ao lado de Sandra Bréa, Miéle e Edwin Luisi. Falas da Vida é reprisado no GNT nesta segunda, 4, às 23h59, sob direção de Patrícia Carvalho e roteiro de Inês Stanisiere. A atração constrói um panorama social do grupo 60+, que soma hoje cerca de 20 milhões de brasileiros. Aos 77 anos, Zezé avalia nesta entrevista ao Blog do Arcanjo a importância dessa discussão. Vice-presidente do Retiro dos Artistas, que abriga artistas idosos no Rio, ela conhece de perto o grupo social do qual faz parte. Leia com toda a calma do mundo.

Blog do Arcanjo – Você é atriz, cantora, locutora, apresentadora… Como foi retomar ao papel de apresentadora na gravação nos Estúdios Globo? Qual foi o último programa e/ou especial apresentado por você anteriormente na tv?
Zezé Motta – Sou tudo isso aí acima mesmo (risos). Já apresentei alguns programas na TV Globo e fora, e é sempre uma responsabilidade muito grande. Apresentar um programa vai muito além do lado artista, tem toda a questão de estar atento, entrar e sair no momento certo. Acho que faço isso direitinho. O último programa que eu apresentei na Globo foi nos anos 1980, o programa se chamava Show do Mês [em 1981]. Éramos eu, Miele, Edwin Luisi e Sandra Bréa.

Zezé Motta e Edwin Luisi apresentam Show do Mês na Globo em 1981 - Foto: Nelson Di Rago/Globo - Blog do Arcanjo
Zezé Motta e Edwin Luisi apresentam Show do Mês na Globo em 1981 – Foto: Nelson Di Rago/Globo – Blog do Arcanjo

Blog do Arcanjo – O que mais chamou a sua atenção nas histórias de vida dos personagens, de uma forma geral? Você se identificou com algum deles?
Zezé Motta – A força de vontade de estar aqui. Eu me identifiquei muito. Todos ali são resistentes. Resistem todos os dias e não deixam a peteca cair.

Zezé Motta apresenta Falas da Vida na Globo - Fotos: João Miguel Jr./Divulgação - Blog do Arcanjo
Zezé Motta apresenta Falas da Vida na Globo – Fotos: João Miguel Jr./Globo – Blog do Arcanjo

Sonho todos os dias com um mundo melhor, sem fome, sem desigualdade, sem racismo… Esse é o meu sonho de vida.”

Zezé Motta, atriz e cantora

Blog do Arcanjo – Você é vice-presidente do Retiro dos Artistas, no Rio, e tem uma convivência bem próxima com artistas e ex-artistas idosos. Como você analisa o idoso no Brasil? O que poderia ser feito para melhorar as condições desse grupo e proporcionar uma maior qualidade de vida?
Zezé Motta – É lastimável a situação do idoso hoje no Brasil. Aliás muita coisa é lastimável no Brasil, a começar pela educação, saúde… Tem a cultura que está esquecida, e por aí vai. Mas tem aquela coisa básica, que é comida no prato hoje, a vacina no braço, e falta tudo isso… Se falta o básico, imagina pensar no idoso? O idoso acaba ficando sempre em segundo plano. Não existe um pensamento elaborado de forma decente para quem atinge a terceira idade. Temos muita luta pela frente.

Blog do Arcanjo – Do alto de seus 77 anos , você é exemplo de profissional sempre atuando e diversificando o seu trabalho em diferentes áreas. O que a Zezé Motta de agora tem de diferente do período em que era uma jovem iniciante na carreira profissional?
Zezé Motta – Sem sombra de dúvidas, a maturidade, a bagagem e a experiência. Depois que você vira 50+, passa a enxergar a vida de outra maneira, com outros olhos.

Blog do Arcanjo – Como é a sua rotina de vida? Você pratica exercícios, tem algum cuidado com a alimentação?
Zezé Motta – Minha rotina de vida é trabalhar todos os dias. Olha, eu não paro. Minha agenda todo dia tem alguma coisa, dizem que eu sou onipresente (risos). Na alimentação, não como carne vermelha, evito fritura, doces, e bebo muita água. Uso creme do dedo mindinho do pé ao último fio de cabelo e também gosto de tomar sol e fazer pilates.

Blog do Arcanjo – O que o amadurecimento do tempo trouxe de benefício para a sua vida?
Zezé Motta – Desencanei com um monte de coisa. Passei a aceitar outras coisas, e relaxei!

Blog do Arcanjo – Quais são seus planos de vida? Há algo que ainda sonha em realizar (profissionalmente e/ou na vida pessoal)? Zezé Motta – Sonho todos os dias com um mundo melhor, sem fome, sem desigualdade, sem racismo… Esse é o meu sonho de vida.

Com Comunicação Globo

Siga @miguel.arcanjo no Instagram

Ouça Arcanjo Pod no Spotify

Blog do Arcanjo no YouTube

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Jornalista cultural influente e respeitado no Brasil, Miguel Arcanjo Prado é CEO do Blog do Arcanjo, fundado em 2012, e do Prêmio Arcanjo, desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e apresenta o Arcanjo Pod. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, CBN, Gazeta, UOL, UMA, OFuxico, Rede TV!, Rede Brasil, Versatille, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra o júri de Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de São Paulo, Prêmio Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil de Curtas. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *