Morre Jean-Paul Belmondo em Paris

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Jean-Paul Belmondo, grande ator do cinema francês, morreu nesta segunda-feira, aos 88 anos, em sua casa, em Paris. Segundo declarou seu advogado, Michel Godest, o ator já estava cansado e “desapareceu silenciosmente”, como definiu de forma poética.

Chamado pelo apelido carinhoso de Bébel, Belmondo foi o rosto da virilidade no cinema francês e um dos grandes ícones da Nouvelle Vague, na segunda metade do século 20. Fez 80 filmes, entre eles o clássico Acossado, de Jean-Luc Godard, em 1960, longa que inspirou diversas gerações de cineastas, incluindo o Cinema Novo no Brasil.

O astro ainda filmou O Homem do Rio, filme de aventura de Philippe de Broca em 1964 que inspirou Steven Spielberg a criar Indiana Jones. O filme teve cenas rodadas no Rio, na Amazônia e em Brasília, na época ainda em construção, segundo o projeto de Oscar Niemeyer e Lúcio Costa encomendado pelo presidente Juscelino Kubitschek.

Belmondo foi um ícone do cinema francês e era amado pelo público

Filho de artistas (seu pai era escultor), o ator nasceu em 9 de abril de 1933 no subúrbio parisiense Neuilly-sur-Seine.

Ator muito querido pelo público, ele era foi um sucesso de bilheteria, com 48 de seus longas ultrapassando 1 milhão de espectadores.

“Tenho orgulho de ser um astro popular, não desprezo a aprovação do público”, disse quando recebeu críticas por fazer blockbuster.

Ele estava afastado das câmeras desde 2001, quando um derrame com sequeleas lhe tirou sua maior paixão, a atuação.

Siga @miguel.arcanjo no Instagram

Ouça Arcanjo Pod no Spotify

Blog do Arcanjo no YouTube

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Jornalista cultural influente e respeitado no Brasil, Miguel Arcanjo Prado é CEO do Blog do Arcanjo, fundado em 2012, e do Prêmio Arcanjo, desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e apresenta o Arcanjo Pod. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, CBN, Gazeta, UOL, UMA, OFuxico, Rede TV!, Rede Brasil, Versatille, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra o júri de Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de São Paulo, Prêmio Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil de Curtas. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *