Annelize Tozetto | Ana Claudino, a Sapatão Amiga

Ana Claudino, a Sapatão Amiga, em retrato de Annelize Tozetto - Blog do Arcanjo
Ana Claudino, a Sapatão Amiga, em retrato de Annelize Tozetto – Blog do Arcanjo

Por ANNELIZE TOZETTO
@annelizetozetto

No último domingo, 29 de agosto, foi comemorado o Dia Nacional da Visibilidade Lésbica. A data remete ao 1ª Seminário Nacional Lésbico, ocorrido em 29 de agosto de 1996. Dez dias antes, no 19 de agosto, foi comemorado o Dia Nacional do Orgulho Lésbico – criado em 2003, ano da morte de Rosely Roth, que em 19 de agosto de 1983 liderou a ocupação do Ferros Bar, em São Paulo, a Stonewall brasileira.

Por conta disso, decidi que queria trazer nesse espaço uma pessoa que, ao menos pra mim, é referência quando se trata de pautas lésbica e que todo mundo deveria conhecer: Ana Claudino, a Sapatão Amiga. A pesquisadora em raça, gênero, sexualidade e comunicação é nascida e criada na Zona Norte do Rio de Janeiro e ainda é publicitária, preta, sapatão, ciberativista e criadora do canal Sapatão Amiga e do podcast LesboSapiência.

Conheci a Ana, ainda girina, antes mesmo dela ter o canal do YouTube, quando fazíamos parte do corpo editoral da Revista Vírus. O famoso: cheguei aqui quando era mato (ou melhor dizendo, um pequeno brejinho). Dividimos inúmeras mesas de Comunicação Popular e já tive o privilégio de fotografá-la em diversas ocasiões. E é com ela que aprendi e ainda aprendo sobre inúmeras questões de direitos humanos, especialmente sobre mulheres pretas e lésbicas.

Na sexta, dia 27, a Ana Claudino recebeu uma homenagem na Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro: uma moção de reconhecimento pelas ações dela como ativista lésbica. Nada mais do que merecido. Temos, enquanto sociedade, lutar para que outras Anas sejam reconhecidas e celebradas. Somente a partir da diversidade corrigimos nossas posturas machistas, racistas, lgbtfóbicas e transformamos o mundo em que vivemos.

Annelize Tozetto é fotojornalista formada pela UEPG, especialista em Jornalismo Literário pela FAVI e pós-graduanda em Fotografia como Suporte para a Imaginação. Fotografa espetáculos teatrais desde 2010, quando passou a cobrir o Festival de Curitiba. Nascida em Ponta Grossa, no Paraná, atualmente vive em São Paulo, onde trabalha como assessora parlamentar da Deputada Isa Penna (PSOL-SP) na Alesp. Colabora com o Blog do Arcanjo desde 2012.
Siga @annelizetozetto

+ Annelize Tozetto no Blog do Arcanjo

Siga @miguel.arcanjo no Instagram

Ouça Arcanjo Pod no Spotify

Blog do Arcanjo no YouTube

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Jornalista cultural influente e respeitado no Brasil, Miguel Arcanjo Prado é CEO do Blog do Arcanjo, fundado em 2012, e do Prêmio Arcanjo, desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e apresenta o Arcanjo Pod. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, CBN, Gazeta, UOL, UMA, OFuxico, Rede TV!, Rede Brasil, Versatille, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra o júri de Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de São Paulo, Prêmio Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil de Curtas. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *