Louis Armstrong, 120 anos: as 5 músicas mais tocadas no Brasil da lenda do jazz

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Músico dos mais virtuosos, Louis Armstrong é reconhecidamente um dos maiores símbolos mundiais do jazz. A voz, o modo de cantar e o trompete são suas marcas registradas, que sobrevivem ao tempo e influenciam artistas até hoje. Neste ano em que completam 120 anos de seu nascimento, no dia 4 de agosto de 1901, o Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) fez um levantamento com as músicas interpretadas por ele mais tocadas no Brasil nos últimos anos. 

Louis Armstrong tem 46 obras musicais e 6.317 gravações cadastradas no banco de dados do Ecad. Das suas gravações, “Dream a little dream of me” foi a mais tocada no país nos últimos cinco anos. No top 5 deste ranking, também aparecem “We have all the time in the world”, “Go down moses”, “Cheek to cheek” e “Summertime”. Uma curiosidade é que a canção “What a Wonderful World”, de autoria de Bob Thiele e George David Weiss e famosa na voz de Louis Armstrong, não entrou no ranking das mais tocadas entre 2016 e 2021, no Brasil. 

Armstrong nasceu no ano de 1901, em Nova Orleans, nos Estados Unidos, e morreu no dia 6 de julho de 1971, aos 69 anos, vítima de ataque cardíaco. A maior parte de seus rendimentos em direitos autorais pela execução pública de suas músicas no Brasil, nos últimos cinco anos, é proveniente dos segmentos de Rádio e TV, que correspondem a mais de 65% do que é destinado a ele. 

Os herdeiros de Armstrong continuam a receber os direitos autorais pela execução pública de músicas no Brasil até 70 anos após a sua morte, como determina a lei do direito autoral brasileira (9.610/98). Os valores em direitos autorais arrecadados são distribuídos pelo Ecad para a associação brasileira, que representa o artista, e repassados à associação estrangeira dele. No Brasil, essa entidade é a União Brasileira de Compositores (UBC). “O jazz deve muito a ele, com seu trompete e voz. Verdadeira tradução da música de Nova Orleans”, disse Marcelo Castello Branco, diretor executivo da UBC.  

5 músicas gravadas por Louis Armstrong mais tocadas nos últimos 5 anos no Brasil

Nos segmentos de execução pública de Rádio, Sonorização Ambiental, Casas de Festa e Diversão

PosiçãoMúsicaAutores
1Dream a little dream of meSwan Don / Keyes Gilbert / Fabian Andre
2We have all the time in the worldJohn Barry / David H L
3Go down mosesMelvin J Oliver
4Cheek to cheekIrving Berlin
5SummertimeGeorge Gershwin / Dorothy Heyward / Bose Heyward (Du) / Arthur Francis

Siga @miguel.arcanjo

Inscreva-se no canal Blog do Arcanjo

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

O jornalista e crítico de artes Miguel Arcanjo Prado é mestre em Artes pela UNESP, pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, bacharel em Comunicação pela UFMG e crítico da APCA, da qual foi vice-presidente. Está entre os melhores jornalistas de Cultura do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Abril, Band e UOL. Dirige o Blog do Arcanjo e o Prêmio Arcanjo. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e faz o Podcast do Arcanjo na OLA Podcasts. Foto: Edson Lopes Jr.

© Blog do Arcanjo – Cultura por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados | Proibida reprodução sem citação com link.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é podcast-do-arcanjo.jpg
Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *