RuPaul’s Drag Race: Lembre as vencedoras das 13 temporadas

RuPaul Charles ao lado das vencedoras das 8 primeiras temporadas de Rupaul Drag Race - Foto: Divulgação - Blog do Arcanjo - 2021
RuPaul Charles ao lado das vencedoras das 8 primeiras temporadas de Rupaul Drag Race – Foto: Divulgação – Blog do Arcanjo – 2021

Por Miguel Arcanjo Prado
@miguel.arcanjo


Se você não conhece ou nunca ouviu falar de RuPaul’s Drag Race você não sabe o que está perdendo. O reality show estrelado por drag queens e apresentado pelo próprio RuPaul Charles na Netflix é tido como um dos maiores fenômenos da televisão mundial nos últimos tempos. O programa é responsável por influenciar toda uma nova geração de drag queens e, porque não, a comunidade LGBTQIA+ como um todo.

Gritaria, babado, confusão, conceito e muita arte

O programa, que já contém uma lista de premiações como o Grammy e People’s Choice Awards entre outros, coloca as drag queens selecionadas em uma competição com elevada cobrança artística para ocupar o trono e ganhar o título de “America’s Next Drag Superstar” -Próxima Drag Superstar Americana. RuPaul diz que procura “Charisma, Uniqueness, Nerve and Talent” – Carisma, Singularidade, Garra e Talento, as iniciais em inglês formando um trocadilho com a palavra CUNT – em cada uma das competidoras e as leva aos seus extremos em competições de atuação, improvisação, costura, canto, clipes musicais, lip synchs, enfim, uma variedade enorme de propostas e que valem cada minuto passado em frente à tela.

Com muita gritaria, babado e confusão, recheado de momentos ternos e de estabelecimentos de grandes amizades, o programa é responsável por colocar o assunto drag queen nas rodas conversa de uma maneira mais ampla e viralizada, além de lançar vários bordões amplamente conhecidos e utilizados na comunidade LGBTQIA+. Convidados especiais e amados do público também sempre fazem sua participação no programa como jurados – Lady Gaga, Robyn, Miley Cirus,Lisa Kudrow, Christina Aguilera, Shania Twain, Ariana Grande, Nicki Minaj e muitas outras celebridades.

Aqui está a lista com as vencedoras de cada uma das temporadas para refrescar a memória:

1 – BeBe Zahara Benet

A ganhadora do programa original, a garota de “CAMEROOOONN” BeBe Zahara Benet, provou que tinha muito a mostrar desde os primeiros episódios dessa temporada. Referida carinhosamente por RuPaul como a “Temporada Perdida”, o programa ainda contava com baixo orçamento e a premiação para a primeira colocada era de 20 mil dólares, entretanto, devido ao seu tremendo sucesso e ter sido o programa com maior audiência no canal pago LOGO, foi responsável por tornar o que RuPaul Drag Race é hoje. Para dar o devido reconhecimento à rainha BeBe, RuPaul quebrou as regras e a convidou para participar da terceira temporada de All Stars, spin-of do programa, apenas com rainhas que não chegaram ao primeiro lugar tentando o concorrer ao título mais uma vez, e ela mais uma vez entregou tudo o que precisava para se estabelecer uma rainha drag!

2 – Tyra Sanchez

Polêmica. Atrevida. Babadeira. Talentosa. Provavelmente a mais controversa vitória da história de RuPaul Drag Race. Tyra com certeza soube jogar muito bem a aproveitou quando o programa ainda tinha imunidade para descansar entre os desafios que ganhava. Dona de momentos que até hoje são lembrados pela maneira grossa e debochada pela qual a rainha é conhecida, acabou se envolvendo em polêmicas usando o nome do show, e hoje evita ser lembrada e associada ao programa, mas volta e meia está presente nas reuniões e outros eventos relacionados ao fenômeno que é RuPaul Drag Race. A última notícia sua no mundo drag é a de abandonar a carreira de drag queen para trás, e sua atual conta no Instagram é fechada apenas para seguidores.

A trajetória de Tyra Sanchez é recheada de polêmicas e controvérsias - Foto: Divulgação - Blog do Arcanjo - 2021
A trajetória de Tyra Sanchez é recheada de polêmicas e controvérsias – Foto: Divulgação – Blog do Arcanjo – 2021

3 – Raja

Uma excelente maquiadora que já era conhecida por seu trabalho em America’s Next Top Model e por maquiar famosos como Tyra Banks, Dita von Teese, Pamela Anderson, Iggy Azalea e inclusive, mais recentemente, o próprio RuPaul. Seu talento no programa se mostrava sempre na passarela, onde ela entregava um look mais extraordinário que o outro, semana pós semana, sem jamais perder a majestade. Uma das rainhas mais lembradas e amadas de todos os tempos.

4 – Sharon Needles

Uma das maiores surpresas entre as ganhadoras é sem dúvidas Sharon Needles. Diferente, estranha, assustadora, muito fora da curva de todas as participantes até então, ela foi adiante e não se curvou para as críticas negativas de suas concorrentes em seu propósito de ganhar o título de America’s Next Drag Superstar. Uma temporada recheada de bons momentos como a eterna disputa de PhiPhi O’Hara com a ganhadora Sharon Needles – “Go back to the party city where you belong!” –, a expulsão de Willam, a cativante Latrice Royale entre muitos outros.

5 – Jinkx Monsoon

Outra ganhadora que enfrentou muitas críticas negativas sobre sua arte drag durante a sua temporada, mas que cativou o público e os jurados com seu jeito único de fazer comédia e arrasar em vários de seus looks. Com um humor mais inteligente e culto que a média, Jinkx foi conquistando seu lugar no topo enfrentando praticamente sozinha o trio conhecido como RoLaskaTox, composta por Roxxxy Andrews, Alaska – que na época namorava a vencedora da temporada anterior, Sharon Needles – e Detox, que sempre alfinetavam e tentavam colocar ela pra baixo, mas justamente por reconhecerem nela uma poderosa adversária. Não deu outra e acabou sendo a temporada “Monsoon”.

6 – Bianca del Rio

Uma das ganhadoras mais icônicas e amadas do público por seu temperamento forte, língua afiada e bem lá no fundo uma boa pessoa e mãe drag. Em sua temporada Bianca del Rio não ficou nenhuma vez entre as piores da semana e nunca teve que dublar pela sua vida, ajudava outras drags a montar seus looks e sempre mantendo um humor ácido pronto para qualquer tentativa de “shade” por parte das outras competidoras. É certamente uma das ganhadoras mais reconhecidas pela audiência.

7 – Violet Chachki

A mais fashionista de todas as ganhadoras até então e provavelmente inigualável neste quesito. É tão perfeita em seus looks que no ano seguinte, na premiação da próxima America’s Next Drag Superstar, ela roubou a cena da coroação com sua vestimenta de realeza. Perfeita, fada sem defeitos – apesar de sua atitude um tanto mimada no começo do programa, evoluiu muito até o fim de sua temporada.

8 – Bob the Drag Queen

Outra ganhadora que, assim como Bianca del Rio, se mostrava madura o suficiente para ganhar a cora desde os primeiros episódios. Um talento grandioso para a comédia, uma personalidade sem igual e uma conexão fácil de ser criada como espectador, Bob conquistou facilmente a atenção dos telespectadores e de RuPaul, se tornando a merecida oitava ganhadora do programa. “Purse first”!

9 – Sasha Velour

Uma comediante inteligente e perspicaz ao mesmo tempo que consegue ser uma fashionista e designer de moda única. Sasha Velour traz um misto de ganhadoras como Jinkx Monsoon e Violet Chachki incorporadas na mesma pessoa. Na final, concorrendo sem muitas vantagens cotra a também surpreendente e cativante Shea Coulée, ela surpreende a todos com chuvas de pétalas de rosas escondidas em suas luvas e também debaixo da peruca, deixando todos boquiabertos, durante a dublagem final com a música So Emotional, da diva Whitney Houston Certamente ali, com as pétalas de rosas, é que ela ganhou o título de rainha da temporada. E um dos “lip synch dor your life” mais icônicos de todos.

10 – Aquaria

A mais jovem a vencer o programa, Aquaria mostrou maturidade e desenvoltura para merecer seu lugar no Hall da fama das drag queens. Com uma postura de quem trabalha no ramo há anos, um estilo vanguardista que conversa com toda uma nova geração queer e adolescente e que foi limpando seu caminho na passarela, além de uma inesperada vitória no Snatch Game, com certeza foram as garantias de sua vitória para ser a nova rainha. Uma drag a ser espelhada pelas rainhas que estão por vir!

11 – Yvie Oddly

Outra ganhadora fora da curva do que normalmente é esperado. Apesar de traços assustadores e excêntricos como Sharon Needles, Yvie Oddly em sua temporada já possuía um senso estético extremamente apurado, juntamente com uma flexibilidade única, fruto de uma doença que afeta todo o seu corpo. Yvie usou de toda a sua potência e limites do seu corpo para trilhar seu caminho para a merecida vitória. Seu look na final de sua temporada é um dos mais icônicos de todo o reality.

12 – Jaida Essence Hall

Dona de um senso estético clássico misturado com uma performance progressista, em meio a uma pandemia mundial, Jaida Essence Hall é uma das competidoras mais completas do show. Entregou looks únicos, excelentes shades e um comprometimento em representar e honrar nomes negros por sua trajetória no reality.

13 – Symone

Outra rainha que dedicou sua trajetória no programa à excelência negra, e que deixou todos boquiabertos com um de seus looks que prestava homenagem ao Black Lives Matter, teve sua vitória mais que merecida. Não que apenas um de seus looks tenham causado impacto, fashionista e excelente dubladora, foi trilhando seu caminho para alcançar o Hall da Fama de maneira única.

Siga @miguel.arcanjo

Inscreva-se no canal Blog do Arcanjo

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

O jornalista e crítico de artes Miguel Arcanjo Prado é mestre em Artes pela UNESP, pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, bacharel em Comunicação pela UFMG e crítico da APCA, da qual foi vice-presidente. Está entre os melhores jornalistas de Cultura do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Abril, Band e UOL. Dirige o Blog do Arcanjo e o Prêmio Arcanjo. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e faz o Podcast do Arcanjo. Foto: Edson Lopes Jr.

© Blog do Arcanjo – Cultura por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados | Proibida reprodução sem citação com link.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é podcast-do-arcanjo.jpg
Please follow and like us:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *