Dia do Imigrante: 6 artistas imigrantes que tornam nossa cultura diversa e cosmopolita

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Neste 25 de junho, no qual se comemora o Dia do Imigrante, o Blog do Arcanjo apresenta 6 artistas imigrantes que escolheram o Brasil como sua casa e contribuem para deixar a cultura brasileira mais cosmopolita e diversa. Afinal, criar arte em um outro país que não o do nascimento e, muitas vezes, em um idioma diferente, é a superação de um desafio que merece o nosso aplauso. Conheça estes seis nomes que internacionalizam a nossa cultura brasileira!

Fanta Konatê

Cantora talentosa, Fanta Konatê, africana da Guiné-Conacri, conquista cada vez mais o público brasileiro com sua voz potente e sua energia única no palco. Nome importante da luta pelos direitos dos artistas imigrantes em São Paulo, ela é fundadora do Instituto África Viva e vencedora do Prêmio Luiza Mahin, por seu trabalho que busca maior representatividade dos imigrantes africanos na sociedade brasileira.

Isabél Zuaa

Isabél Zuaa é atriz portuguesa filhas de pais vindos de Angola e Guiné-Bissau, na África. Com presença cada vez mais forte no cinema brasileiro, a artista de farto carisma esteve em filmes como As Boas Maneiras e Joaquim, pelo qual ganhou o Prêmio Guarani de Revelação no Cinema Brasileiro. Também foi premiada pelos filmes Um Animal Amarelo e Deserto Estrangeiro, este último no Festival de Gramado.

Dia do Imigrante: O ator boliviano Juan Cusicanki – Foto: Divulgação – Blog do Arcanjo

Juan Cusicanki

O ator boliviano Juan Cusicanki também é performer e músico, atuando em peças de teatro, cinema e na publicidade em São Paulo. Ele é um dos fundadores do Grupo Kollasuyu Maya e é nome respeitado quando o assunto é a presença dos imigrantes na cultura brasileira.

Dia do Imigrante: O ator boliviano Juan Cusicanki – Foto: Divulgação – Blog do Arcanjo
Dia do Imigrante: O ator argentino Juan Manuel Tellategui – Foto: Annelize Tozetto – Blog do Arcanjo

Juan Manuel Tellategui

O ator argentino Juan Manuel Tellategui trabalha em teatro, cinema e televisão tanto em São Paulo, onde vive, quanto em Buenos Aires, sua terra natal. Sempre com personagens marcantes, já esteve em espetáculos paulistanos e séries como Chuteira Preta, na Amazon Prime Video, e Toda Forma de Amor, no Canal Brasil, além de filmes, como o argentino Pompeya e a coprodução Brasil-Argentina Águas Selvagens, longa que chega aos cinemas no segundo semestre.

Dia do Imigrante: A atriz peruana Marba Goicochea, no Memorial da América Latina – Foto: Eduardo Enomoto – Blog do Arcanjo

Marba Goicochea

Admirada do público por imprimir muita sensibilidade em suas personagens, a atriz peruana Marba Goicochea já participou de diversas peças no teatro da capital paulista, atuando em grupos como a Cia. de Teatro Os Satyros e Cia. Bruta de Arte, em peças como Cine Belvedere e Máquina de Dar Certo e também em projetos independentes, promovendo intercâmbios entre o teatro brasileiro e o teatro peruano.

Dia do Imigrante: A chef argentina Paola Carosella – Foto: Divulgação/Claudia – Blog do Arcanjo

Paola Carosella

A chef argentina Paola Carosella conquistou seu espaço não só no mundo da gastronomia como também da televisão, ao tornar-se uma das estrelas do Master Chef na Band. Defensora da “comida de verdade”, fora do programa, ela investe em seu próprio material audiovisual em seu canal no YouTube, onde ensina suas receitas portenhas, como as suas famosas empanadas.

Siga @miguel.arcanjo no Instagram

Ouça Arcanjo Pod no Spotify

Blog do Arcanjo no YouTube

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Jornalista cultural influente e respeitado no Brasil, Miguel Arcanjo Prado é CEO do Blog do Arcanjo, fundado em 2012, e do Prêmio Arcanjo, desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e apresenta o Arcanjo Pod. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, CBN, Gazeta, UOL, UMA, OFuxico, Rede TV!, Rede Brasil, Versatille, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra o júri de Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de São Paulo, Prêmio Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil de Curtas. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *