Pindaúna reúne corpos pretos e LGBTQIA+ em espetáculo da Cia. Sacana

Cia Sacana apresenta Pindaúna no digital – Foto: Sheila Signario/Divulgação – Blog do Arcanjo

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Composta por artistas pretos e LGBTQIA+, a Cia. Sacana apresenta o espetáculo Pindaúna de modo digital. O nome significa farpa preta e representa as altas doses de ironia que o grupo imprime em suas obras.

A obra narra a história de Nuan, figura que se apresenta como onipresente. Ele começa uma viagem para dentro de si e aceita que suas memórias o libertam da raiva que carrega como um cristal precioso.

“É importante dizer que o nosso elenco se apropria do deboche para acessar assuntos caros y delicados a serem resolvidos enquanto peça teatral”, afirma a diretora, Micall.

O projeto foi contemplado pelo primeiro Edital de Apoio à Cultura Negra da Cidade de São Paulo. As transmissões, online e gratuitas, vão de 17 a 27 de junho.

Pindaúna da Cia. Sacana faz sessões digitais - Foto: Sheila Signario/Divulgação - Blog do Arcanjo
Pindaúna da Cia. Sacana faz sessões digitais – Foto: Sheila Signario/Divulgação – Blog do Arcanjo

Sessões no Youtube e Facebook

Ao todo, 20 sessões serão reproduzidas pelo canal de YouTube do grupo e, também, no Facebook de Centros Culturais do Município de São Paulo. Entre as unidades envolvidas, o Centro de Culturas Negras – Mãe Sylvia d’Oxalá, Centro Cultural Grajaú, Centro de Referência da Dança, Centro de Cultura Santo Amaro, Centro de Cultura Vila Formosa e Centro de Cultura Olido.

Gravada em São Paulo no espaço Teatro de Contêiner Mungunzá, Pindaúna é uma obra da Cia. Sacana: grupo jovem, criado em 2019, composto majoritariamente por corpos pretos e LGBTQIA+, tendo como justificativa a pluralidade artística que passeia entre atrizes, dançarinos, cantores, artistas plásticos, modelos e influenciadores digitais. Participam dessa temporada Amaiye, Bruno Coelho, Jonatha Cruz, Talitha Gonçalves, Tata Nzinga, Warley Noua, Yaga Goya e Erika Hilton.

Pindaúna

17/06, quinta-feira, às 20h – Pindaúna no Facebook CC Grajaú 
18/06, sexta-feira, às 20h  – Pindaúna no YouTube OC Alfredo Volpi 
19/06, sábado, às 20h  – Pindaúna no YouTube OC Alfredo Volpi 
20/06, domingo, às 20h – Pindaúna no YouTube Cia. Sacana | Roda de Conversa
24/06, quinta-feira, às 20h – Pindaúna no YouTube Cia. Sacana | Roda de Conversa
25/06, sexta-feira, às 20h – Pindaúna no Facebook CC Vila Formosa
26/06, sábado, às 20h  – Pindaúna no Facebook CC Vila Formosa 
27/06, domingo, às 20h – Pindaúna no YouTube Cia. Sacana | Roda de Conversa

Siga @miguel.arcanjo no Instagram

Ouça Arcanjo Pod no Spotify

Blog do Arcanjo no YouTube

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Jornalista cultural influente e respeitado no Brasil, Miguel Arcanjo Prado é CEO do Blog do Arcanjo, fundado em 2012, e do Prêmio Arcanjo, desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e apresenta o Arcanjo Pod. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, CBN, Gazeta, UOL, UMA, OFuxico, Rede TV!, Rede Brasil, Versatille, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra o júri de Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de São Paulo, Prêmio Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil de Curtas. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *