Pindaúna reúne corpos pretos e LGBTQIA+ em espetáculo da Cia. Sacana

Cia Sacana apresenta Pindaúna no digital – Foto: Sheila Signario/Divulgação – Blog do Arcanjo

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Composta por artistas pretos e LGBTQIA+, a Cia. Sacana apresenta o espetáculo Pindaúna de modo digital. O nome significa farpa preta e representa as altas doses de ironia que o grupo imprime em suas obras.

A obra narra a história de Nuan, figura que se apresenta como onipresente. Ele começa uma viagem para dentro de si e aceita que suas memórias o libertam da raiva que carrega como um cristal precioso.

“É importante dizer que o nosso elenco se apropria do deboche para acessar assuntos caros y delicados a serem resolvidos enquanto peça teatral”, afirma a diretora, Micall.

O projeto foi contemplado pelo primeiro Edital de Apoio à Cultura Negra da Cidade de São Paulo. As transmissões, online e gratuitas, vão de 17 a 27 de junho.

Pindaúna da Cia. Sacana faz sessões digitais - Foto: Sheila Signario/Divulgação - Blog do Arcanjo
Pindaúna da Cia. Sacana faz sessões digitais – Foto: Sheila Signario/Divulgação – Blog do Arcanjo

Sessões no Youtube e Facebook

Ao todo, 20 sessões serão reproduzidas pelo canal de YouTube do grupo e, também, no Facebook de Centros Culturais do Município de São Paulo. Entre as unidades envolvidas, o Centro de Culturas Negras – Mãe Sylvia d’Oxalá, Centro Cultural Grajaú, Centro de Referência da Dança, Centro de Cultura Santo Amaro, Centro de Cultura Vila Formosa e Centro de Cultura Olido.

Gravada em São Paulo no espaço Teatro de Contêiner Mungunzá, Pindaúna é uma obra da Cia. Sacana: grupo jovem, criado em 2019, composto majoritariamente por corpos pretos e LGBTQIA+, tendo como justificativa a pluralidade artística que passeia entre atrizes, dançarinos, cantores, artistas plásticos, modelos e influenciadores digitais. Participam dessa temporada Amaiye, Bruno Coelho, Jonatha Cruz, Talitha Gonçalves, Tata Nzinga, Warley Noua, Yaga Goya e Erika Hilton.

Pindaúna

17/06, quinta-feira, às 20h – Pindaúna no Facebook CC Grajaú 
18/06, sexta-feira, às 20h  – Pindaúna no YouTube OC Alfredo Volpi 
19/06, sábado, às 20h  – Pindaúna no YouTube OC Alfredo Volpi 
20/06, domingo, às 20h – Pindaúna no YouTube Cia. Sacana | Roda de Conversa
24/06, quinta-feira, às 20h – Pindaúna no YouTube Cia. Sacana | Roda de Conversa
25/06, sexta-feira, às 20h – Pindaúna no Facebook CC Vila Formosa
26/06, sábado, às 20h  – Pindaúna no Facebook CC Vila Formosa 
27/06, domingo, às 20h – Pindaúna no YouTube Cia. Sacana | Roda de Conversa

Siga @miguel.arcanjo

Inscreva-se no canal Blog do Arcanjo

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Um dos mais influentes e respeitados jornalistas e críticos culturais do Brasil, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo e o Prêmio Arcanjo. É mestre em Artes pela UNESP, pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, bacharel em Comunicação Social pela UFMG e crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e faz o Podcast do Arcanjo. Foi eleito entre os melhores jornalistas de Cultura do Brasil pelo Prêmio Comunique-se e Prêmio Governador do Estado de São Paulo. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, Gazeta, UOL, Uma, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. É jurado das premiações Prêmio Arcanjo, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Digital, Melhores do Ano Guia da Folha, Prêmios ANCEC e Prêmio Canal Brasil de Curtas. É vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã e Prêmio África Brasil.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Entretenimento e Cultura por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é podcast-do-arcanjo.jpg
Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Festival de Curitiba anuncia novidades em 2023 II Expo Internacional Consciência Negra SP The Crown mostra que Charles traiu Diana Caetano Veloso se emociona em show após morte de Gal Costa Prêmio Arcanjo de Cultura acontece no Teatro Sérgio Cardoso