Mulheres de Alagoas são tema do filme Nós, de John Porciuncula com Mariah Morais
Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
A força da mulher de Alagoas é o que conduz Nós, nome do próximo documentário do diretor John Porciuncula. O filme vai mostrar uma seleção de alagoanas diversas que impactam a vida das pessoas ao redor. A lista de retratadas ainda está sendo definida, mas terá anônimas e famosas.
Quem vai conduzir estas histórias na tela é a jornalista e escritora Mariah Morais, que também assina o roteiro com o cineasta. “Descobrir e contar histórias de alagoanas será um desafio maravilhoso. Estamos fechando os nomes, mas certamente teremos grandes surpresas e mulheres de representatividade mundial”, promete o diretor. Sobre a companheira de trabalho, define ao Blog do Arcanjo: “A Mariah Morais é uma mulher brilhante, seu pai é alagoano e tem grande identificação com o Estado. Além de ser extremamente engajada nos programas sociais de Maceió e outras cidades”.
Força da mulher nordestina
A ideia do filme surgiu em uma conversa de Porciuncula com uma amiga, na qual a força da mulher nordestina foi o tema. “Nesse mesmo período vi a Mariah postando muito sobre Alagoas, resolvi então escrever um esboço e a procurei para ver se ela toparia apresentar e conduzir as histórias”, lembra, antes de continuar. “O nome ‘Nós’ vem de desatar. Uma homenagem às mulheres rendeiras, pescadoras”, conta.
No currículo, John Porciuncula tem o curta-metragem Voo Curto, filmado na comunidade paulistana da Brasilândia e selecionado para a Mostra Audiovisual de São Paulo; o seu primeiro documentário, Mamaé, dirigido no Parque Indígena do Xingu; o documentário Halas, dirigido no Oriente Médio, onde passou quase dois meses, entre o Ramadã e o Shana Tová; e, ainda, o curta-metragem Fim de Festa, com trilha sonora de Simoninha. O diretor ainda filmou as minisséries Guardião da Rosa Negra, Sexo é uma Delícia, Os Manifestantes, Bendita Marvada e o Programa Reclame para o canal Multishow.
Na publicidade, dirigiu para clientes como P&G, Mastercard, Globo, Land Rover, Coca-Cola, Caixa, Claro e Carrefour. Entre os prêmios, conquistou o Colunistas, a mais antiga e tradicional premiação de comunicação de marketing do Brasil; o About Brasil; e entrou três vezes no shortlist em Cannes com Terra, EPA e Casa da Criança – sendo este último projeto com o qual também concorreu duas vezes em Nova York e outra no Clio.
Siga @miguel.arcanjo
Inscreva-se no canal Blog do Arcanjo
Um dos jornalistas culturais mais respeitados do Brasil, Miguel Arcanjo Prado é CEO do Blog do Arcanjo, fundado em 2012, e do Prêmio Arcanjo, desde 2019. É mestre em Artes pela UNESP, pós-graduado em Cultura pela ECA-USP, bacharel em Comunicação pela UFMG e crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e apresenta o Arcanjo Pod. Foi eleito um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se por três vezes. Recebeu a Medalha Mário de Andrade, maior honraria nas letras do Governo do Estado de São Paulo. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, CBN, Gazeta, UOL, UMA, OFuxico, Rede TV!, Rede Brasil, Versatille, TV UFMG e O Pasquim 21. É presidente do júri do Prêmio Arcanjo e integra o júri do Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Imprensa Digital, Guia da Folha, e Canal Brasil de Curtas. Recebeu ainda o Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil e Prêmio Leda Maria Martins.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.